20 receitas de bolo de banana sem farinha para diversificar nos doces

Escrito por    
Em 17.04.20

O bolo de banana sem farinha é uma receita nutritiva e que vai deixar sua alimentação cotidiana mais saudável. Os preparos são bem práticos e podem ser incrementados com ingredientes como passas, canela e chia. E, o melhor: há opções para todos os gostos, como você pode ver nesta série de receitas deliciosas:

Continua após o anúncio

1. Bolo de banana com 3 ingredientes

Quem disse que para fazer um bolo gostoso é preciso de muitos ingredientes? Essa receita é a prova de que não é bem assim. Para preparar esse doce você vai precisa apenas de ovo, banana e leite em pó desnatado. É uma versão levinha e superagradável!

2. Bolo de banana sem farinha de frigideira

O ponto alto dessa receita é a praticidade. A frigideira é utilizada para cozinhar o doce e um dos ingredientes base do preparo é a farinha de aveia. A canela dá um sabor bem característico para o bolo e o resultado vai te dar água na boca.

3. Bolo de banana e aveia

A variedade de banana utilizada no preparo desse bolo é a nanica. Os demais ingredientes que compõem a massa são ovo, aveia em flocos e fermento. Uma sugestão é incorporar mel à mistura para deixar tudo mais docinho.

4. Bolo de banana, aveia e canela

A combinação irresistível da banana com a canela também aparece nessa receita. O óleo utilizado pode ser substituído por azeite e a uva passa dá mais sabor ao doce. A mistura dos ingredientes é feita no liquidificador e o bolo é assado com mais pedaços de banana.

Continua após o anúncio

5. Bolo de banana, aveia e passas

A uva passa é o ingrediente diferencial desse bolo. A massa é preparada no liquidificador e fica pronta em alguns minutos. Depois disso, é só levar para assar em uma forma com rodelas de banana e uvas passas. É uma versão gostosa e que vai fazer sucesso em sua mesa!

6. Bolo de banana, aveia e chia

O preparo desse bolo é feito com a ajuda de um mixer. Além da banana, a base da massa também leva aveia em flocos. As sementes de chia e a canela em pó são usadas para incrementar o doce. É um lanche prático e bem saudável!

7. Bolo de banana com passas, aveia e amido de milho

Essa receita traz um bolo bastante aromático, já que o doce conta com ingredientes de sabor marcante, como o suco de limão e a canela em pó. O preparo é adoçado com açúcar mascavo e sua textura fica fofinha. O resultado vai te deixar salivando!

8. Bolo de banana com farinha de castanha-de-caju

Aqui, o bolo é feito com uma série de ingredientes diferentes. Além da farinha de castanha-de-caju, a massa também leva açúcar de coco, polvilho doce e óleo de coco. O toque especial fica por conta da canela em pó.

9. Bolo de banana com farinha de arroz

Continua após o anúncio

Essa versão sem glúten tem como base a farinha de arroz. A variedade de banana escolhida é a prata e o leite utilizado é sem lactose. Para adoçar, você vai precisar de açúcar demerara. A montagem é feita intercalando massa e rodelas de banana.

10. Bolo de banana com canela e leite em pó

O leite em pó é utilizado para dar a consistência inconfundível da massa desse bolo. O ovo é outro ingrediente usado no preparo e a canela em pó deve ser incorporada ao bater. A sugestão é assar em uma forma com buraco no meio.

11. Bolo de banana sem farinha molhadinho

A textura molhadinha é o ponto alto dessa versão de bolo. O uso do óleo na massa é uma das explicações para ficar com essa consistência. O ingrediente também pode ser trocado por manteiga ou óleo de coco. O doce leva uvas passas brancas e pretas.

12. Bolo de banana sem farinha invertido

Essa é uma receita de bolo de banana que funciona bem para comer gelado. Um ingrediente diferente usado na massa é o grão-de-bico cozido. A pimenta síria e a essência de rum dão um gostinho ousado para o doce, que ainda conta com uma cobertura.

13. Bolo de banana caramelizada sem farinha

Aqui, o destaque do bolo é a textura caramelizada de sua cobertura. Esse preparo é feito com pedaços de banana, óleo de coco e açúcar. A massa do doce é batida no liquidificador e é saborizada com canela em pó. O resultado é surpreendente!

14. Bolo de banana com cobertura especial

Essa receita pode ser feita com banana prata ou nanica. O diferencial do doce é a cobertura. A massa é disposta na forma e coberta com fatias de banana intercaladas. A finalização fica por conta do rum borrifado, do açúcar demerara e da canela em pó.

15. Bolo de banana e maçã sem farinha

Outra combinação para lá de harmônica é a da banana com a maçã. Esse bolo traz uma massa que leva as duas frutas. Os pedaços são adicionados como recheio e o preparo também leva farinha de aveia e canela. É uma versão que ninguém vai botar defeito!

16. Bolo de banana e chocolate sem farinha

Essa receita pode ser a opção de sobremesa que vai deixar suas refeições ainda mais completas. O doce leva gotas de chocolate, que o deixam supergostoso. A farinha usada é a de aveia e o bolo deve ser finalizado com raspas de chocolate.

17. Bolo de banana e cenoura sem farinha

O bolo dessa receita vai te ajudar a comer um docinho sem sentir culpa. Os vegetais base da massa são a banana e a cenoura. Algumas especiarias opcionais podem te ajudar a agregar bastante sabor ao doce, como a noz-moscada e a canela. É possível também adicionar textura, acrescentando nozes.

18. Bolo de banana sem farinha fitness

Aqui, o bolo aparece em uma versão bem saudável e gostosa. O cacau é utilizado para dar o gostinho marcante do doce e o preparo também leva linhaça. Para adoçar, deve-se usar mel e essência de baunilha.

19. Bolo de banana sem farinha low carb

Essa é uma boa versão para quem segue uma alimentação com baixo nível de carboidratos. O preparo pode ser feito com farinha de aveia, feijão branco ou amaranto. A massa também conta com a farinha de amêndoas e é possível deixar o bolo docinho com xylitol ou adoçante culinário.

20. Bolo de banana supernutritivo

Aqui, o bolo é composto por vários ingredientes de alto valor nutritivo. Alguns deles são a farinha de arroz integral, a quinoa e a linhaça. Para deixar o doce mais crocante, pode-se incorporar castanha-do-pará à massa.

O bolo de banana sem farinha é uma alternativa interessante à receita tradicional. Os preparos incluem versões para quem está de dieta e são simplesmente deliciosos. É um doce versátil e que merece marcar presença no seu dia a dia. Confira também as receitas de bolo de chocolate sem farinha e bolo sem glúten!

PARA VOCÊ