29 receitas de bolo de baunilha para você mandar bem no café da tarde

Por
Atualizado em 11.11.21

O bolo simples é aquele super prático que pode ser feito rapidamente sem nenhuma complicação e que é a melhor pedida para acompanhar tanto o café da manhã quanto o café da tarde.

Publicidade

O bolo de baunilha, por exemplo, tem o sabor “básico” e, por esse motivo, é possível utilizar uma enorme quantidade de ingredientes para fazer diferentes sabores e inovar nas suas receitas de coberturas, recheios e cores, principalmente se for uma ocasião especial ou uma festa de aniversário, que pede algo um pouco mais elaborado.

Ou seja, as versões de bolo de baunilha vão desde as mais simples e tradicionais (o famoso bolo de nada), até as mais incrementadas, com frutas, oleaginosas, chocolate, doce de leite, canela, mel e muito mais. Além disso, você pode também preparar receitas saudáveis, veganas e sem glúten, para comer o seu bolinho diariamente sem culpa! Confira abaixo deliciosas variações desse bolo fácil e prático.

Massa tradicional

a href=”https://www.istockphoto.com/br/foto/bolo-de-esponja-caseiro-ou-bolo-de-chiffon-na-mesa-branca-sobremesa-macia-e-%C3%BAmida-com-gm1284260760-381450672″ target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>iStock

1. Bolo de baunilha simples: essa é uma receita perfeita para fazer cupcakes ou bolos. Ela é muito fofa, saborosa e você ainda pode deixar a sua imaginação voar e acrescentar qualquer especiaria que preferir para dar mais sabor à massa, como canela, cravo, ervas, gengibre em pó ou até mesmo infusão de chás.

2. Bolinho de baunilha com gotas de chocolate: esse bolinho é do tipo que não tem quem não goste. Fica fofíssimo! E o melhor de tudo é que a massa é de liquidificador! Você pode usar essa base para qualquer cupcake, é super coringa.

Publicidade

3. Bolo de nada: apesar de seu nome, essa receita de bolo é saborosa e uma das melhores para acompanhar um bom café durante a tarde. Com manteiga, então, fica simplesmente irresistível. Para dar mais sabor à massa, você pode usar raspas de frutas, como limão, coco e laranja, chocolate ou canela.

4. Bolo de baunilha clássico: além de simples e fácil de fazer, esse bolo de baunilha clássico é delicioso e super macio e fofinho. Ele é também uma boa opção para bolos de festa, pois sua massa fica firme na medida certa e aguenta bem o peso do recheio e da cobertura.

5. Bolo de baunilha da vovó: essa receita lembra bastante aqueles bolos que costumamos encontrar nas casas das vovós, que apesar de simples, são sempre incríveis. É um bolo branco com fava de baunilha e açúcar polvilhado por cima.

Publicidade

6. Bolo de baunilha com gotinhas de chocolate: esse é um bolo de baunilha super fácil de preparar, pois não precisa de batedeira nem liquidificador e é uma receita infalível e super fofinha, que fica ainda melhor com as gotinhas de chocolate.

7. Bolo de baunilha e chocolate: esse delicioso bolo de baunilha que intercala massa de baunilha com massa de chocolate consegue ficar ainda mais irresistível quando combinado com a cobertura cremosa feita com chocolate preto e natas.

8. Bolo de baunilha com cobertura de caramelo: esse bolo simples com cobertura de caramelo é saboroso, super macio e fofinho, e opção perfeita para servir em um lanche da tarde caprichado.

9. Bolo colorido de baunilha: esse é um incrível bolo de baunilha colorido especialmente para ocasiões especiais e festas de aniversário, pois além de delicioso, é também muito bonito. Entre os ingredientes da massa, do recheio e da calda estão extrato de baunilha, granulados coloridos, leite, açúcar, manteiga sem sal, farinha de trigo, cream cheese, mel, suco de limão e ovos.

10. Bolo fofinho de baunilha: essa é uma ótima opção para as festas infantis: bolo fofinho, bem levinho e neutro, com sabor de festa – além de bem colorido! Você pode incrementar ainda o recheio com frutas picadas, chocolate picado, geleias e muito mais.

11. Bolo de baunilha e chocolate fabuloso: para preparar esse fabuloso bolo de baunilha com chocolate você vai precisar de manteiga, ovos, açúcar mascavo, sal, bicarbonato de sódio, farinha de trigo, essência de baunilha, leite condensado e chocolate ao leite picado.

12. Bolo simples: esse bolo simples é uma receita perfeita, pois pode ser tanto sem recheio e sem cobertura em uma versão básica para acompanhar o café ou chá, ou em versão incrementada para um lindo bolo de aniversário.

Com combinações incríveis

a href=”https://www.istockphoto.com/br/foto/bolo-de-queijo-de-mascarpone-cremoso-com-morango-e-frutas-de-inverno-natal-gm615247930-106658723″ target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>iStock

13. Bolo de baunilha com blueberry: essa é uma massa de bolo de baunilha super especial e fácil de fazer que pode resultar em um bolo inteiro fofinho e gostoso ou então apenas pequenos muffins para servir em porções individuais.

14. Bolo de baunilha com caramelo: esse bolo de baunilha fica tão saboroso e fofinho que fica incrível até mesmo sem a cobertura de caramelo, mas é claro que com ela a sobremesa ganha um toque especial a mais, né? É fácil de fazer e rende cerca de dez pedaços.

Publicidade

15. Bolo de baunilha com recheio de morango: o morango é uma das melhores frutas para acompanhar receitas de sobremesas, e nesse bolo de baunilha não poderia ser diferente. Para o recheio e cobertura, você vai precisar de ingredientes como manteiga, açúcar, leite, raspas de baunilha, aroma de baunilha e morangos frescos.

16. Bolo de baunilha com doce de leite: uma massa perfeita de baunilha (que pode ser de limão, laranja, etc), um recheio sedoso de doce de leite que já sai recheado do forno, isso mesmo!

17. Bolo de baunilha com sementes de papoula: esse é um bolo de baunilha fofinho e perfumado preparado com sementes de papoula, que se você não conseguir encontrar, pode simplesmente não adicionar na receita, pois não interfere no sabor.

18. Bolo de baunilha com calda de Ovomaltine: além da massa de baunilha ser maravilhosa, a calda de chocolate preparada com Ovomaltine é super saborosa e fica com uma textura perfeita. A receita rende dez porções.

19. Bolo de baunilha com nêsperas e mel: para fugir de receitas comuns de bolos de baunilha, que tal apostar em novos ingredientes como nêsperas e mel? Entre os ingredientes estão gemas, açúcar, manteiga, fermento e farinha de trigo.

20. Bolo de baunilha com cobertura de caramelo e tâmaras: o resultado final dessa receita é um bolo fofo, leve e diferente. Além do lindo contraste de cores, a combinação da baunilha com o doce de caramelo e as tâmaras deixa o sabor surpreendente.

21. Mini bolos de baunilha com canela: esses mini bolinhos são perfeitos para garantir um clima mais gostoso em um fim de tarde com a família e os amigos. O iogurte ajuda a deixar a massa do bolo super fofinha e mais saudável.

Sem glúten, veganos ou leves

a href=”https://www.istockphoto.com/br/foto/bolo-de-mel-com-nozes-e-semente-de-papoila-foco-seletivo-gm1145340443-308257989″ target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>iStock

22. Bolo de baunilha com calda de amora: que tal um bolo simples de baunilha com textura fofinha incrementado com frutas vermelhas e uma saborosa calda de amora? É uma receita sem glúten, sem leite e que leva ingredientes como ovos, óleo de canola, extrato de baunilha, leite vegetal, açúcar, fermento em pó, farinha sem glúten, amoras e licor de cassis.

23. Bolo de baunilha fit: esse é um bolo de baunilha simples e sem glúten para comer tranquilamente mesmo nos dias de dieta. Ele é feito com ovos, açúcar de coco, leite vegetal, ghee (manteiga mais saudável), farinha sem glúten e fermento em pó.

Publicidade

24. Bolo de baunilha com whey: para os adeptos à academia e suplementos, aqui você aprende a preparar uma receita de bolo simples utilizando whey protein sabor baunilha combinado com ingredientes como farinha de aveia, farinha de linhaça, ovos, leite de coco light, açúcar demerara e fermento em pó.

25. Bolo de baunilha sem glúten: esse bolo de baunilha sem glúten substitui os ovos por aquafaba (a água do grão de bico), que garante muito mais saúde para a receita. Depois de pronto, conserve na geladeira e sirva bem geladinho.

26. Bolo zero carb de baunilha com nibs de cacau: bolinho de baunilha delicioso coberto com nibs de cacau (são os “chocolatinhos” em cima. Super saudáveis, antioxidantes e com gorduras boas, perfeito para consumo antes ou depois da academia). Simples, fácil de fazer e sem carboidratos.

27. Cupcake de baunilha sem glúten e sem lactose: a massa desse cupcake de baunilha é simples de fazer e super versátil, já que você pode apostar em sabores diferentes adicionando ingredientes como coco ralado, raspas de limão ou laranja, cacau em pó, nozes, canela e muito mais.

28. Bolo de baunilha com calda de maracujá: esse é um incrível bolinho naked cake preparado com calda de maracujá que pode ser consumido sem culpa no café da manhã, pois além de refrescante é também sem glúten e sem lactose.

29. Bolo de baunilha com creme de castanha do Pará: esse bolo de baunilhas com creme de castanha do Pará é uma verdadeira tentação, pois é delicioso e super simples de fazer. Além disso, a receita não leva ovos e utiliza ingredientes saudáveis como leite vegetal e açúcar mascavo.

Para deixar essas receitas ainda mais gostosas, não se esqueça de dar um toque pessoal com ingredientes de sua preferência, que com certeza farão a maior diferença no resultado final!