12 receitas de bolo de bergamota que todo mundo precisa conhecer

Escrito por Mariana Bianchini

Com sabor e aroma cítricos, a bergamota é uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelos brasileiros. Seus gomos são pequenos, ela é fácil de descascar e ainda mais simples de saborear.

A bergamota nada mais é do que o nome pelo qual o Rio Grande do Sul conhece a mexerica, conhecida assim no restante do país. Essa fruta é uma das variedades da tangerina!

Bergamota, mexerica, tangerina. Não importa o nome pelo qual você chama essa fruta, você precisa aprender a preparar receitas de bolos maravilhosos com ela. Confira:

Receitas tradicionais de bolo de bergamota

Foto: Reprodução / i could kill for dessert

1. Bolo de bergamota simples: esse bolo é supersimples de fazer extremamente fofinho! Você pode servi-lo acompanhado de café ou de chá bem quentinhos. Atente-se ao passo a passo para não errar no preparo e garantir o resultado esperado.

2. Bolo de bergamota com calda simples: o destaque desta receita está na calda leve e simples que você vai aprender a fazer para poder jogar em cima de seu bolo de bergamota. Ela leva apenas a fruta e açúcar cristal!

3. Bolo de bergamota de liquidificador: aprenda a preparar um bolo de bergamota de liquidificador, que além de delicioso, ainda é muito fácil de fazer! Além disso, ao invés de manteiga, essa receita utiliza óleo no preparo.

4. Bolo de bergamota com cobertura de açúcar confeiteiro: a calda prepara para acompanhar esse bolo é feita de açúcar confeiteiro, suco de bergamota e raspinhas usadas para decorar! Ainda, a receita te ensina a fazer bolinhos pequenos, mas você pode fazer um grande, se preferir.

5. Bolo de bergamota com cobertura de leite condensado: a cobertura de leite condensado equilibra muito bem o sabor levemente cítrico e, claro, azedinho da bergamota. Não perca tempo e experimente agora mesmo!

6. Bolo de bergamota com rodelas da fruta: o destaque dessa receita fica por conta da aparência, apesar do sabor ser igualmente irresistível. As rodelas de bergamota, utilizadas na cobertura do bolo, são cozidas em uma calda de água e açúcar!

Receitas especiais de bolo de bergamota

Foto: Reprodução / mel e pimenta

7. Bolo de bergamota e coco: essa receita é cheia de ingredientes especiais! O destaque do bolo fica por conta, claro, da bergamota, mas também do coco, do iogurte natural, do rum, do extrato de baunilha e do açúcar mascavo.

8. Bolo de bergamota com cachaça: a cachaça aparece logo na massa do bolo, misturada com ovos, óleo, açúcar e bergamota. A presença da bebida é leve e equilibrada com os outros ingredientes.

9. Bolo de bergamota sem ovos: prepare um bolo com açúcar demerara, óleo vegetal, farinha de quinoa, farinha de trigo, fermento e bergamota. Sem ovos! Além disso, é uma receita 100% livre de lactose.

10. Bolo de bergamota, limão e laranja: essa receita mistura três frutas cítricas muito saborosas para criar um sabor azedinho e irresistível, que fica super equilibrado com a adição do creme de leite e do açúcar.

11. Bolo de bergamota com amêndoas: a amêndoa é uma semente supersaborosa que deve ser moída bem fininha para essa receita. O bolo fica uma delicia e é incrementado por uma calda simples também de bergamota. Sirva com sorvete, se quiser!

12. Bolo de bergamota com amêndoas e sem farinha: essa receita é bem parecida com a anterior, mas ela não leva farinha em seu preparo! Para reproduzi-la, você vai precisar de apenas 5 ingredientes.

Se você é fã de bolos de fruta, confira também receitas de bolo de limão, de bolo de laranja e de bolo de maçã para fazer em casa e servir em um delicioso café da tarde.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS