12 receitas de bolo de cenoura com cobertura impossíveis de resistir

Escrito por                          

O bolo de cenoura com cobertura é aquele tipo de prato que arranca suspiros de crianças e adultos. Afinal, a clássica versão que combina a massa feita com o legume e leva chocolate por cima é deliciosa. Mas dá para ir além disso e fazer coberturas bem diferenciadas também, saindo da rotina e ainda se deliciando com novos sabores. Confira algumas opções.

1. Bolo de cenoura com cobertura trufada

Um clássico, o bolo de cenoura com cobertura de chocolate faz sucesso entre os mais variados paladares, não é mesmo? Aqui a massa é feita batendo a cenoura com os líquidos no liquidificador e, depois, os sólidos entram em cena. Para finalizar, a calda é feita com chocolate ao leite, creme de leite e, opcionalmente, essência de rum.

2. Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro falso

A receita dessa massa é bem parecida com a opção anterior, o que muda um pouco é a quantidade dos ingredientes usados. O grande diferencial está na calda, que é mais simples. A ensinada aqui é daquelas que ficam durinhas, sabe? Ela é feita no fogo com manteiga, chocolate em pó, leite e açúcar.

3. Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro branco

É fã de uma cobertura de brigadeiro, mas quer sair do comum? Então vale a pena testar uma opção que leva só leite condensado e manteiga. Prático, não é mesmo? Além disso, a massa é feita batendo ovos, cenoura, açúcar e óleo no liquidificador. Depois, farinha de trigo e fermento também entram em cena na mistura. Para decorar, use raspas de chocolate branco.

4. Bolo de cenoura com cobertura durinha

Com massa de liquidificador e cobertura durinha, esse é aquele tipo de receita fácil de ser feita, mas que depois de pronta não dura muito tempo por conta do sabor delicioso. Uma dica importante para um resultado de sucesso: na hora de fazer a massa, adicione o fermento por último.

5. Bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro sem lactose

Nessa receita, ingredientes comuns são usados para o preparo da massa. São eles: cenoura, óleo, ovos, farinha de trigo e fermento. O segredo mesmo está no brigadeiro sem lactose, que é feito com margarina sem leite, açúcar, Supra Soy sem lactose, água fervente e cacau em pó. A textura não dele não deve ficar muito densa, já que é a calda de um bolo, tá?

6. Bolo de cenoura com cobertura de limão

O diferencial dessa receita já começa no preparo da massa, que conta com açúcar mascavo e raspas de limão. Isso faz com que ela fique incrivelmente aromatizada. Para melhorar ainda mais, o sabor cítrico do limão ainda é combinado com cream cheese, manteiga e açúcar para o preparo da cobertura.

7. Bolo de cenoura com cobertura de Nutella

Que a massa de cenoura combina com uma cobertura com gostinho de chocolate não é novidade. Porém, para que essa proposta fique melhor ainda, a dica é usar a Nutella e misturar o sabor do creme de avelã com creme de leite. Uma simples adaptação pode render uma sobremesa de babar.

8. Bolo de cenoura com cobertura de ganache

Para fazer essa receita em casa, primeiro é preciso bater no liquidificador ovos, açúcar, óleo e cenoura picadinha. Quando a combinação estiver lisinha, é só ir adicionando aos poucos farinha de trigo misturada com fermento. O próximo passo é levar a massa para assar. Para finalizar, é hora de fazer a ganache com chocolate amargo, creme de leite e manteiga.

9. Bolo de cenoura com cobertura de mousse e ganache

Para quem busca uma receita que foge do comum, essa pode ser a opção ideal. Aqui o bolo conta com duas camadas: massa de cenoura e mousse de brigadeiro. A cobertura fica ainda por conta de uma ganache de chocolate bem cremosa. Além de tudo isso, você ainda aprende a fazer uma decoração bem charmosa.

10. Bolo de cenoura com cobertura de pudim de chocolate

Essa é outra opção de bolo que conta com duas camadas. A primeira fica por conta do bolo de cenoura. Já a segunda é um pudim de chocolate. O resultado é uma textura consistente e um sabor incrível. Essa é uma ótima pedida para ser servida geladinha, o que a faz ideal para os dias de calor.

11. Bolo de cenoura com cobertura de beijinho

Outra alternativa para deixar a massa do bolo bem mais gostosa é usar uma cobertura de beijinho. O gostinho do coco combina muito bem com o legume, isso sem contar o contraste da massa fofinha com o brigadeiro cremoso. Ficou com vontade de comer só de imaginar? Então confira o passo a passo completo.

12. Bolo de cenoura com cobertura de cream cheese

Bem diferente da maioria das receitas da lista, essa opção conta com uma cobertura que mescla cream cheese, manteiga e açúcar glacê. Ela é extremamente fácil de ser feita, já que só é preciso misturar todos os ingredientes. O maior trabalho fica por conta do preparo da massa, que também não é complicado.

Ficou com água na boca depois de ver tanta receita gostosa? Se você quiser um acompanhamento salgado para servir junto ao seu bolo de cenoura com cobertura, é só conferir algumas receitas de pão de queijo.

PARA VOCÊ