23 receitas de bolo de chocolate vegano fáceis e surpreendentes

Escrito por    

Poucas coisas são tão irresistíveis e unânimes quanto um bolo de chocolate. E é bom saber que nem as restrições alimentares podem tirar nosso direito universal de saborear um bolinho chocolatudo.

Continua após o anúncio

É possível fazer bolos de chocolate fofos e deliciosos mesmo sem ovos, leite, manteiga ou qualquer outro item de origem animal. E nem é preciso recorrer a ingredientes ou preparos complicados. A seguir listamos opções de bolos de chocolate veganos fáceis de fazer e que surpreendem pela variedade de resultados.

Tem receita de bolo de caneca, bolo com cobertura e recheio e até petit gateau. É só escolher qual combina mais com sua vontade!

Bolos de bater à mão

Foto: Reprodução / Panelaterapia 

1. Bolo de chocolate sem leite e ovos : um bolo delicioso, que cresce, fica fofinho e úmido. Os ingredientes são simples: farinha de trigo, açúcar, chocolate, óleo, água, bicarbonato, sal e vinagre branco. E o preparo é no melhor estilo “mistura tudo e põe para assar”. Mais fácil que fazer, só comer!

2. Bolo de chocolate vegano muito fácil : essa receita é tão fácil que não tem nem como enrolar: farinha de trigo, açúcar, cacau em pó, leite vegetal, óleo, vinagre branco, linhaça hidratada e triturada, e uma pitada de sal. Mistura tudo, à mão mesmo, despeja na assadeira, leva ao forno e… é só comer!

3. Bolo double chocolate vegano: bolo de chocolate molhadinho mesmo sem cobertura? Essa receita promete e cumpre! Os ingredientes são simples, mas os pedacinhos de chocolates misturados à massa dão a umidade que faz o bolo brilhar.

4. Bolo de chocolate vegano com paçoca : chocolate é amor, paçoca é amor, chocolate com paçoca só pode ser muito amor! E se a receita pede poucos ingredientes fica melhor ainda. Basta misturar farinha de trigo, achocolatado e açúcar, acrescentar água e óleo, depois, paçocas esfareladas e fermento. Quando a massa ficar homogênea, é só assar por cerca de 40 minutos.

5. Bolo de chocolate vegano de caneca: esse bolo é ideal para aqueles dias em que precisamos saciar nossa vontade em pouco tempo: uns minutinhos para misturar os ingredientes, 3 minutos de cozimento no micro-ondas e está pronto! Os ingredientes são aqueles que sempre temos na cozinha: farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, fermento, sal, óleo, vinagre branco e água.

6. Petit gateau vegano: um bolo quentinho com miolo que escorre pelo prato e desmancha na boca é irresistível! E é rápido e fácil de fazer. Basta misturar chocolate meio amargo derretido, farinha de trigo, açúcar, sal, cacau em pó, óleo, essência de baunilha, leite vegetal e fermento, levar à geladeira por 30 minutos antes de assar por cerca de 6-10 minutos (dependendo do tamanho da forma que você usar). Acompanhado de sorvete fica imbatível!

Continua após o anúncio

Bolos de bater à mão com cobertura

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

7. Bolo de chocolate vegano: esta receita pede ingredientes comuns: farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, óleo, fermento, linhaça triturada e água. A linhaça triturada e hidratada faz as vezes dos ovos, garantindo que o bolo tenha volume e fique aerado. Para finalizar a receita tem uma calda de chocolate, assim esse bolo vegano não fica devendo nada para os bolos tradicionais!

8. Bolo de chocolate vegano fofinho: uma receita de bolo que dispensa batedeira já vale a pena ser feita. Sendo de chocolate e com cobertura cremosa, não há motivos para não fazer! Os ingredientes são acessíveis, o preparo é fácil e o resultado é delicioso. Argumentos de sobra para adotar essa receita para toda a vida.

9. Bolo de chocolate vegano molhadinho: um recipiente, um garfo, poucos ingredientes e menos de cinco minutos depois você tem uma massa linda para assar. Basta misturar farinha de trigo, chocolate em pó, açúcar, óleo, água, sal e fermento – o segredo é não mexer demais a massa para não ter risco do bolo ficar duro – e assar. Depois é só cobrir com uma calda feita com água, açúcar, chocolate em pó e amido de milho e curtir um bolo macio e molhadinho.

10. Bolo de chocolate vegano sem fermento: nesta receita, a reação do vinagre branco com o bicarbonato de sódio garante que o bolo ganhe volume, mesmo sem o uso de fermento. Os ingredientes são: água quente, farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó 50% cacau, óleo, essência de baunilha, bicarbonato e vinagre branco. É só misturar tudo com um batedor e levar para assar numa assadeira untada. Fácil, fácil.

11. Bolo de chocolate vegano fofinho com sabor de infância: bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro faz parte da memória afetiva de todo mundo, por isso não podia ficar de fora de nossa lista. Você vai precisar de farinha de trigo, açúcar, sal, bicarbonato, cacau em pó, achocolatado, óleo, essência de baunilha, água, vinagre de maçã e fermento. Depois de assado, é só cobrir com brigadeiro vegano e deixar a criança que existe em você muito feliz!

12. Bolo de chocolate vegano especial: restrições alimentares não significam abrir mão de um bom bolo de aniversário, né? E aniversário pede bolo de chocolate. Nesta receita, o bolo ganha recheio e cobertura para alegrar qualquer festa. Ou, quem sabe, só alegrar o dia mesmo. Os ingredientes são simples e a cobertura leva chocolate meio amargo e creme de leite de soja.

13. Bolo nega maluca vegano: sem leite, ovos nem manteiga, mas fofinho, com cobertura cremosa e irresistível! Esse bolo nega maluca pede só seis ingredientes para a massa: farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, água morna, óleo e fermento, e três para a cobertura: biomassa de banana, chocolate meio amargo e açúcar. A receita é simples, mas o resultado é surpreendente.

14. Bolo amargo vegano à base de abacate: para essa receita são necessários: farinha de trigo, fermento, bicarbonato, sal, azeite, água, vinagre branco, extrato de baunilha, cacau em pó, açúcar de coco e abacate. Estes três últimos também são ingredientes do recheio/cobertura. O resultado é um bolo macio, chocolatudo e com recheio e cobertura cremosos e sedosos. Combinação perfeita!

15. Bolo de chocolate vegano com abobrinha: abobrinha pode não ser algo que associamos a bolo, mas nessa receita ela é a grande responsável por deixar a massa molhadinha e irresistível. Farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato, açúcar, fermento, sal, margarina vegetal, água, chia, essência de baunilha e suco de limão juntos com a abobrinha ralada formam uma massa densa e úmida.

Continua após o anúncio

16. Bolo de chocolate vegano com ganache de chocolate com Nutella caseira: nessa receita você aprende a fazer não só um bolo gostoso, mas a sua própria Nutella, com avelãs, óleo de coco, açúcar, cacau em pó, extrato de baunilha e uma pitada de sal. Para o bolo, você precisa de farinha de trigo, açúcar, cacau em pó, fermento, bicarbonato, sal, óleo, extrato de baunilha e vinagre de maçã. Para a ganache, basta misturar chocolate amargo, leite de coco e a Nutella caseira.

Bolos com massa de bater na batedeira ou liquidificador

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

17. Bolo de chocolate beeeem molhadinho com cobertura de buttercream vegano: essa receita leva ingredientes um pouco menos comuns, mas que podem ser substituídos conforme você achar mais fácil. Para o bolo, você precisa de leite e óleo vegetal, vinagre branco, farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, fermento, bicarbonato, purê de maçã, essência de baunilha e sal. Para o recheio e a cobertura, um buttercream feito com gordura vegetal, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha, cacau em pó e leite vegetal.

18. Bolo de chocolate vegano de liquidificador: praticidade, rapidez e poucos ingredientes são a marca dessa receita. Você só precisa bater no liquidificador: água, óleo, açúcar, cacau em pó, farinha de trigo e fermento até obter uma massa homogênea. Depois, é só assar, esperar esfriar e aproveitar!

19. Bolo de chocolate vegano fofinho: sabe aquele bolo de chocolate com calda fininha e brilhante, com cara de infância? Ele existe na versão vegana e é muito fácil de fazer. Basta bater, aos poucos, farinha de trigo, açúcar, cacau em pó, óleo, sal, água fervente, bicarbonato e fermento para o bolo, e ferver açúcar, achocolatado, óleo de coco e água para fazer a calda. Depois é só despejar a calda quentinha em cima da massa e viajar no tempo a cada pedaço.

20. Bolo de chocolate vegano com ingredientes integrais: se você busca um bolo de chocolate com os ingredientes mais saudáveis, essa é a sua receita: nada de produtos refinados ou ultraprocessados. É só misturar os ingredientes secos – farinha de trigo integral fina, cacau em pó e sal – com o líquido resultante da mistura de açúcar mascavo, água, óleo de coco extra virgem e suco de limão. Por fim, adicione bicarbonato e fermento químico e leve ao forno. Para deixar o bolo ainda mais gostoso, tem uma calda de chocolate à base de inhame!

21. Bolo de chocolate vegano com abacate: que tal usar abacate para variar a receita de bolo? Com ingredientes simples (farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, canela, óleo, leite vegetal, fermento, bicarbonato e abacate), o sabor é todo do chocolate, mas o abacate se destaca ao contribuir para a estrutura do bolo e garantir que a cobertura fique firme, densa e sedosa.

22. Bolo de chocolate vegano, sem glúten e sem soja: esse bolo leva abacate amassado, melado (ou agave), leite de coco, cacau em pó, pitada de sal, araruta (ou amido de milho ou polvilho doce), aveia em flocos finos sem glúten, vinagre branco, bicarbonato e fermento em pó. Bata tudo no liquidificador e leve para assar. Depois de alguns minutos, é só se deliciar com o resultado!

23. Bolo gelado de chocolate vegano com cobertura de Danette caseiro: sem farinha, sem açúcar e sem óleo, mas com avocado e abobrinha. Os ingredientes todos são: avocado (ou abacate), leite de coco, melado, cacau em pó, essência de baunilha, abobrinha ralada, pasta de amendoim, aveia em flocos (ou farinha de aveia), vinagre de maçã, chia hidratada, pitada de sal e bicarbonato. Parece interessante, não? E é. Interessante e delicioso!

As receitas são simples e deixam espaço para improvisos, assim dá para você fazer, testar e inventar. Aproveite muitos bolos de chocolate e, quando cansar (se isso for possível), confira também nossa lista de receitas de sobremesas veganas!

PARA VOCÊ