11 receitas de bolo de fubá com erva-doce com gostinho de aconchego

Escrito por                          

Com cheirinho de casa de vó, o bolo de fubá com erva-doce é ideal para quem quer ter um prato que combina com café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo sobremesa. Versátil e fácil de ser feito, ele ainda conta com esse toque aromatizado. Tudo isso é de deixar qualquer um com vontade de correr para cozinha experimentar um pedaço!

1. Bolo de fubá com erva-doce simples

Para preparar essa receita, a principal dica é misturar primeiro os ingredientes líquidos, para só depois incorporar os sólidos. Quando a massa estiver homogênea, basta levá-la ao forno para assar em uma forma untada e enfarinhada. O tempo de espera é de aproximadamente 40 minutinhos.

2. Bolo de erva-doce fácil de liquidificador

Bolo de liquidificador é sinônimo de praticidade, ainda mais se todos os ingredientes forem batidos de uma só vez. Apenas a erva-doce é deixada de fora e deve ser incorporada à massa quando ela já estiver batida. Como a erva é fininha, ela não precisa ser triturada. O resultado é uma textura bem fofinha e ao mesmo tempo molhadinha.

3. Bolo de fubá com erva-doce e laranja

Conseguir um bolo que, além de aromatizado, ainda conta com um toque cítrico não é uma tarefa complicada. A combinação de erva-doce com suco de laranja adicionada à massa faz com que o bolo fique desse jeitinho. Além de perfumar toda sua cozinha, esse é um tipo de doce que é difícil comer apenas um pedaço, de tão gostoso que fica!

4. Bolo de fubá com erva-doce com manteiga

Gorduras são essenciais para obter uma massa bem fofinha. Pensando nisso, essa receita propõe o uso da manteiga. Além de ajudar na textura do bolo, esse ingrediente ainda dá um toque extra de sabor. Para melhorar ainda mais, o preparo é descomplicado e pode ser seguido tranquilamente até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

5. Bolo de fubá com erva-doce com trigo

Leite, açúcar, fubá, farinha de trigo, ovos, óleo, erva-doce e fermento em pó são os ingredientes usados nessa receita. A massa é feita batendo quase todos os ingredientes juntos no liquidificador. Só o fermento e a erva-doce que são adicionados por último.

6. Bolo de fubá fofinho com erva-doce

Nessa receita, fubá, óleo, açúcar e leite vão juntos em uma panela ao fogo. Quando a textura da massa estiver grossa, o que leva aproximadamente 10 minutos, é preciso desligar o fogo e esperar que ela esfrie. Então, gemas e a erva-doce são acrescentadas à mistura. Para finalizar, claras em neve e o fermento também entram em cena. Tudo isso faz com que a textura fique pra lá de fofinha.

7. Bolo de fubá cozido com erva-doce

Assim como na receita anterior, essa também é uma opção em que o preparo da massa inicia com o cozimento do fubá. Se o seu objetivo é obter uma massa extremamente fofa e bem levinha, essa pode ser a opção ideal. O diferencial aqui é que só as gemas e as claras em neve não vão ao fogo.

8. Bolo de fubá cremoso com erva-doce

É um bolo cremoso que você quer? Então, faça assim: adicione em uma tigela açúcar, manteiga, gemas, farinha de trigo, fubá e leite, e misture muito bem. Quando a massa estiver homogênea, incorpore o fermento e a erva-doce, e leve-a para assar. Uma dica: não é preciso se preocupar, porque a textura antes de ir ao forno fica bem líquida, ok?

9. Bolo de fubá com erva-doce e goiabada

E que tal preparar um bolo de fubá com uma pegada mais incrementada, que vai além do acréscimo de erva-doce? Nessa receita, a sugestão é adicionar pedaços de goiabada na massa quando ela já estiver na forma prontinha para ir ao forno. Assim, cada mordida será uma surpresa!

10. Bolo de fubá com coco e goiabada

Agora, se você gosta muito mesmo de goiabada, é possível que você caia de amores por essa opção. Além do ingrediente ser usado em pedaços na massa, ele também serve para fazer uma calda de cobertura. Tudo isso sem contar no gostinho do coco ralado e erva-doce. Ficou com água na boca? Corre para a cozinha testar!

11. Bolo de fubá com erva-doce sem glúten e sem lactose

Para experimentar essa receita é preciso ter em mãos uma farinha de trigo sem glúten. Além disso, o leite de vaca é deixado de lado e dá lugar para o leite de coco. Mesmo sendo livre de glúten e lactose, a massa fica bem fofinha e o sabor irresistível.

Viu só como é fácil fazer em casa um bolo de fubá com erva-doce? Agora, fica a difícil tarefa de escolher qual receita testar primeiro. E se você quiser inovar na cozinha, ainda pode conferir algumas receitas de cobertura para bolo.

PARA VOCÊ