29 receitas de bolo de limão para você se arriscar na cozinha

Por
Atualizado em 13.09.21

O bolo de limão é um doce que pode ser feito na sua versão simples, ótimo para acompanhar aquele café quentinho no fim da tarde, mas também pode ganhar várias combinações e sabores, sendo uma ótima opção para ser servido como sobremesa após uma refeição, ou até mesmo em uma festinha.

Com outras frutas, recheado, com coberturas, na versão naked, sem glúten ou lactose e até mesmo vegano, o sabor do limão pode conquistar diferentes paladares. Basta escolher a receita com os ingredientes que mais combinam quem vai saborear essa delícia.

Confira abaixo a lista que conta com opções para você escolher e se arriscar na cozinha.

Publicidade

Bolo de limão simples

1. Bolo de limão: esse é um bolo que tem uma textura leve e úmida. Já o sabor combina o doce e o azedo de maneira delicada. O preparo é simples e ainda rende um bolo bem fofinho.

2. Bolo de limão de liquidificador: receitas de liquidificador normalmente são bem práticas, não é mesmo? E com essa daqui não é diferente. Você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador, e levar ao forno para assar em uma forma untada. E, de quebra, você ainda pode conferir como preparar uma cobertura.

3. Bolo de limão com iogurte: se você gosta de uma massa bem fofinha, o iogurte pode ser um ótimo ingrediente para ser acrescentado ao seu bolo. Além disso, nessa receita você também pode conferir como preparar uma cobertura para a massa.

4. Bolo de limão siciliano: para quem gosta de um bolo com um sabor bem azedinho, usar o limão siciliano pode ser uma pode ser uma boa pedida. Você também pode preparar uma calda para incrementar o sabor do seu doce.

5. Bolo de limão com calda: essa é uma receita em que a massa fica úmida e fofinha. Além disso, o bolo não tem apenas cheiro de limão, mas também o sabor da fruta.

6. Bolo verde de limão: o ingrediente usado para dar cor ao bolo é a gelatina. Essa é uma ótima opção para chamar as crianças para botar a mão na massa, elas vão adorara o resultado saboroso e colorido.

Publicidade

7. Bolo de limão com alecrim: o alecrim é um ingrediente de baixo custo e de fácil acesso, mas que pode fazer toda a diferença no sabor do seu bolo. Sua receita vai ficar bem mais aromática e com um toque especial.

8. Bolo de capim santo e limão: não conhece o capim santo? Em algumas regiões ele também é conhecido como capim limão ou erva cidreira. Se você quer dar um novo aroma ao bolo de limão, mas sem ter muito trabalho, essa pode ser a receita ideal.

9. Bolo de limão siciliano com papoula: além do limão siciliano e das sementes de papoula, esse bolo também tem um toque de amêndoas. As sementes não são facilmente encontradas, mas se você tiver a chance de usá-las, experimente essa receita.

10. Bolo de limão siciliano com cobertura crocante: para quebrar o sabor azedinho da massa, nessa receita você vai conferir como preparar uma cobertura de caramelo, que endurece depois de fria e cria um contraste de sabor e de textura.

11. Bolo de limão siciliano com creme de leite: essa é uma receita em que o creme de leite é usado para substituir o óleo ou manteiga. A massa não cresce muito e fica densa, mas não pesada.

Bolo de limão criativo

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

12. Bolo de limão e framboesa: esse é um bolo que tem a massa com sabor de limão e textura fofinha, com recheio de creme de limão com geleia de framboesa caseira e cobertura de creme de manteiga de framboesa.

13. Bolo mousse de limão: que tal preparar um naked cake com recheio e cobertura de mousse de limão para se deliciar com a família e amigos? Além de super charmoso, também é muito gostoso.

14. Bolo de limão com chocolate: a massa desse bolo tem um preparo bem rápido e simples. Você só precisa misturar todos os ingredientes e depois levar ao forno em uma forma untada. A cobertura fica por conta de chocolate amargo derretido.

15. Bolo de blueberry e limão: esse é um bolo que tem uma massa um pouco densa, isso acontece para que os blueberries não desçam para o fundo da forma. A textura é úmida e fofinha e tem um toque cremoso dessa fruta e um toque ácido que fica por conta do limão.

Publicidade

16. Bolo sorvete de limão: essa é uma ótima opção para ajudar a refrescar os dias mais quentes. Tanto a massa quanto o sorvete são preparados em casa. O preparo é detalhado e também leva framboesa, mas não é muito difícil de ser seguido.

17. Bolo de limão com brigadeiro e morango: essa é uma receita em que você não vai usar a fruta limão para o sabor do seu bolo, mas sim o suco de saquinho com sabor dessa fruta. O ingrediente é usado tanto na massa, quanto no recheio.

18. Bolo de limão e mexerica: essa é uma receita de bolo mais elaborado, que tem a massa de limão; recheio de leite condensado com limão e mexerica; calda de limão e cobertura de cream cheese, chocolate branco e mexerica.

19. Bolo de limão e amora: essa é uma receita com uma descrição longa, mas que não tem um preparo trabalhoso. A massa tem sabor de limão, já o recheio fica por conta das amoras e um creme de queijo.

20. Bolo de limão com cream cheese: o cream cheese faz com que a massa do bolo tenha um toque cremoso. Além disso, essa é uma receita aromática, pois além do limão, ela também leva essência de baunilha. A sugestão para a cobertura é um glacê.

21. Bolo de limão com glacê: se você quer um bolo que realmente tenha sabor de limão, que leve cobertura e tenha um preparo simples, essa pode ser a receita ideal.

22. Bolo de limão com creme de lavanda: essa é uma receita que a massa tem sabor de limão, o recheio também, pois é feito com creme de limão. Já a cobertura fica por conta de um chantili de mel e lavanda.

Bolo de limão especial

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

23. Bolo de limão com cobertura sem lactose: se você quer um bolo de limão muito saboroso e com uma cobertura de leite condensado sem lactose, essa pode ser uma boa pedida. O preparo é bem simples, mas o resultado vai te conquistar.

24. Bolo de limão vegano: essa é uma receita que é simples de ser feita, e ainda ganha uma calda de açúcar, leite de coco e raspas de limão.

Publicidade

25. Bolo de limão com chia: além de ser feito com chia, esse bolo ganha uma cobertura de cream cheese. O preparo é simples, mas você vai precisar do auxílio de uma batedeira.

26. Bolo de limão diet: essa é uma receita que além de ser diet, é super saudável. O ingrediente usado para substituir o açúcar é o adoçante culinário sucralose. A farinha de trigo também é deixada de lado, e quem entra é o farelo de aveia.

27. Bolo chiffon de limão sem glúten/lactose: o bolo chiffon tem a textura bem areada e delicada. Por isso, precisa de proteína para que não desmonte. O limão age como um espessante, o que contribui para que o bolo fique inteiro.

28. Bolo de limão siciliano sem glúten e sem lactose: para que a massa fique macia sem utilizar farinha de trigo, essa receita sugere a combinação de farinha de arroz com amido de milho. Já o leite usado é o de soja.

29. Bolo gelado de limão sem glúten/lactose: para os dias mais quentes, o bolo gelado é uma ótima opção para uma sobremesa refrescante. A massa fica verde, e chama a atenção das crianças para um doce mais saudável.

Sendo simples ou em uma versão mais elaborada, preparar um bolo de limão seguindo corretamente as instruções pode se tornar uma tarefa fácil. Escolha a opção que mais combina com seu paladar e saboreie o sabor cítrico da fruta.