23 receitas de bolo de milho verde que lembram casa de vó

Escrito por                          

O bolo de milho verde tem aquele cheirinho de casa de vó e fica ainda mais delicioso quando acompanhado de um café quentinho recém filtrado. Também é muito comum nas comemorações juninas, mas cai bem em qualquer momento do ano!

Seu sabor pode ser bem simples ou incrementado com fubá, requeijão, goiabada, calabresa e outros itens. Também existem opções sem ingredientes de origem animal, sem lactose ou glúten muito gostosas e que podem fazer um grande sucesso na sua mesa!

Para conhecer algumas receitas e escolher qual mais se encaixa com seu paladar, basta conferir a lista abaixo:

Receitas de bolo de milho verde simples

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

1. Bolo de pamonha: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem básica, para testá-la em casa, você vai precisar apenas de milho, ovos, manteiga sem sal, leite, leite condensado e fermento. Como você viu, o açúcar e a farinha de trigo não são usados para o preparo desta receita. Além disso, só é necessário bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois, levar ao forno para assar.

2. Bolo de milho verde cremoso: se você adora um bolo com textura bem cremosa, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Para testar essa opção em casa, só é preciso ter em mãos espigas de milho verde, leite condensado, ovos, óleo e manteiga para untar a forma. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha, o sabor pode te surpreender.

3. Bolo de milho verde simples: que tal testar em casa a receita de bolo de milho verde da Palmirinha? Essa é uma boa pedida para quem gosta de uma massa mais sequinha, mas que ao mesmo tempo seja cheia de sabor. O legal é que essa opção usa o bagaço do milho e você pode usar o caldo que sobra para fazer um curau ou até mesmo um suco. Assim, você pode aproveitar tudo o que esse alimento dá e ainda evitar o desperdício.

4. Bolo de milho verde com fubá: essa é uma receita de bolo que une dois sabores clássicos na cozinha – o de milho e do de fubá. Além disso, o preparo é extremamente simples, já que só é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno para assar. O resultado é uma textura bem fofinha e um aroma que vai invadir sua casa.

5. Bolo de milho verde com curau: essa é a opção ideal para quem adora cremosidade em seus pratos, já que essa cremosidade está presente no bolo e no curau. Ambos os itens são feitos no liquidificador, mas o curau deve ir um pouco ao forno para que fique com uma consistência mais firme. Mesmo assim, o passo a passo é bem simples de ser seguido.

6. Bolo de milho verde com iogurte: que tal preparar um bolo de milho verde que fica com textura de bombocado? Essa é a proposta desta receita, que conta com um sabor suave devido ao uso do iogurte no preparo da massa.

7. Bolo funcional de milho verde: se você adora um bom bolo de milho, mas quer uma receita mais saudável para incluir no seu cardápio, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, o segredo está nos ingredientes escolhidos, já que os itens usados são todos saudáveis. Mesmo assim, o resultado é bem saboroso e pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

8. Bolo de milho cremoso de liquidificador: bolo de liquidificador é tudo de bom, não é mesmo? O trabalho é curto e o sabor pode ser incrível. Essa é a proposta desta receita, em que a massa fica com uma textura extremamente cremosa e com um gostinho de quero mais.

9. Bolo de milho verde de liquidificador: para que essa receita dê certo, é preciso que você use o milho verde natural, pois o resultado com a versão enlatada não é gostoso. Mesmo assim, o modo de preparo é bem simples. Além disso, o gostinho fica incrível e a textura, macia por dentro e levemente crocante por fora.

10. Bolo pudim de milho: mesmo sendo uma receita de bolo pudim, o preparo desta sobremesa é bem fácil de ser feito e reproduzido até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha. O legal é que como resultado você tem dois sabores e duas texturas diferentes.

Receitas de bolo de milho verde incrementadas

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

11. Bolo de milho verde com cobertura de coco: essa é uma receita simples, em que todos os ingredientes são batidos no liquidificador e, depois, a mistura é levada ao forno para assar. Quando seu bolo estiver pronto, basta acrescentar coco ralado ao topo e ele estará prontinho para ser saboreado.

12. Bolo de milho verde com coco: se você adora a combinação de milho verde com coco, pode se encantar com essa receita. Aqui, a fruta ralada é usada no preparo do massa, o que faz com que a textura fique mais sequinha e, ao mesmo tempo, muito saborosa.

13. Bolo de milho verde com goiabada: que tal preparar um bolo de milho verde cremoso que ainda ganha pedaços de goiabada na massa? Essa é uma ótima pedida para quem quer um petisco mais incrementado, mas que não dê muito trabalho para ser preparado.

14. Bolo de milho com leite condensado e coco: essa é outra opção de receita em que os ingredientes são todos batidos no liquidificador e, depois, a mistura é levada ao forno para assar. Porém, aqui, o toque de sabor é especial, já que além do gostinho do milho, o leite condensado e o coco ralado também entram em cena.

15. Bolo de milho verde com calda de goiabada: essa é uma receita em que a massa do bolo leva milho verde e coco e a cobertura fica por conta de uma calda de goiabada. É uma ótima pedida para acompanhar aquele café quentinho!

16. Bolo de milho verde com salame: já pensou em fazer uma versão salgada de um bolo de milho verde? Aqui, além do quitute não ser doce, o salame também entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato. Com essa receita, seu próximo lanche da tarde ficará muito mais gostoso.

17. Bolo de milho verde com requeijão: essa é mais uma receita de bolo de milho de liquidificador, mas que conta com o acréscimo de requeijão. O uso deste item faz com que o resultado seja um quitute agridoce, ideal para quem não gosta de massas muito doces!

Receitas de bolo de milho verde restritivas

Foto: Reprodução / frufruta

18. Bolo de milho verde vegano: também é possível fazer um bolo de milho muito gostoso que não leva ingredientes de origem animal. Aqui, o resultado é uma massa densa e úmida, mas que não é pesada. A sensação de morder essa massa é única, por isso, mesmo que você não seja vegano, vale a pena testar.

19. Bolo de milho verde sem glúten: essa é uma receita de bolo que mesmo não levando farinha de trigo, fica com uma textura bem fofinha. Para testar essa opção em casa, você vai precisar de ovos, leite, leite de coco, milho verde, açúcar, fubá, amido de milho e fermento químico em pó.

20. Bolo de milho verde sem lactose: sabia que é possível preparar um bolo de milho bem cremoso sem lactose? Aqui, o ingrediente usado é o leite de coco, que combina muito bem com o gostinho da massa e ainda ajuda a deixar a textura mais gostosa.

21. Bolo de milho verde sem farinha: essa é uma receita extremamente simples de ser feita, já que leva apenas ovos, milho verde cozido, leite condensado e fermento químico em pó. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador e, depois, a mistura é levada ao forno para assar. Se você quiser deixar seu quitute mais incrementando, ainda pode conferir como fazer um brigadeiro de milho para usar como cobertura.

22. Bolo de milho sem glúten cremoso: que tal deixar a farinha de trigo de lado e usar milho em flocos e coco ralado para dar liga à sua massa? Essa é a proposta desta receita, que conta com uma textura cremosa e um gostinho único.

23. Bolo de milho sem lactose com calda: essa é uma receita que além de ser livre de lactose, também não leva glúten e ainda ganha recheio e cobertura! É uma ótima pedida para quem quer um bolo mais incrementado para servir em momentos especiais.

O bolo de milho é um quitute simples, mas que agrada aos mais variados paladares, além disso, ele pode ser servido em vários momentos do dia, como café da manhã ou da tarde, sobremesa e até nos lanches intermediários entre as refeições principais. Por isso, vale muito a pena testar uma dessas receitas em casa!

PARA VOCÊ