8 receitas de bolo de rolo perfeitas para um café da tarde saboroso

O bolo de rolo é uma receita tradicional do Nordeste brasileiro que tem um sabor e um preparo diferenciados. Apesar de lembrar um rocambole, as duas receitas não devem ser confundidas: para preparar um bolo de rolo com perfeição é preciso fazer camadas bem fininhas de massa, o que não é uma obrigação no preparo do rocambole.

Publicidade

A versão original desse prato conta com um recheio de goiabada em cada uma das camadas da massa. Mas, caso você não goste do sabor desse doce, existem outras opções igualmente deliciosas de recheio – tudo o que você precisa fazer é encontrar a opção certa para você!

Para te ajudar nessa missão, confira, a seguir, 8 receitas incríveis e caprichadas de bolo de rolo.

1. Bolo de rolo tradicional

Essa é uma receita incrivelmente saborosa e que não tem erro. O preparo é dividido em duas etapas: recheio e massa. Para a massa, você vai precisar de açúcar, manteiga, ovo e farinha de trigo. O recheio é feito como manda o figurino: com uma goiabada bem cremosa.

Publicidade

2. Minibolo de rolo

As versões menorzinhas de uma receita são ótimas para carregar na bolsa e garantir o lanche da tarde. Confira esse passo a passo e aprenda a preparar um bolo de rolo igualmente delicioso, mas incrivelmente mais prático e descomplicado. Tudo o que você vai precisar é de manteiga, farinha de trigo, açúcar, ovo, corante hidrossolúvel e goiabada.

3. Bolo de rolo tamanho família

Publicidade

Para quem precisa servir um batalhão ou quer reunir os amigos para um café, essa é a melhor opção. O recheio, aqui, é feito com pão-de-ló, cream cheese, leite condensado, creme de leite, goiabada, gelatina sem sabor e raspas de limão. Para a massa, uma versão pronta foi utilizada.

4. Bolo de rolo com goiaba caseira

Essa receita te ensina a preparar sua própria goiabada, que entrega um sabor bem mais natural ao bolo. Para isso, comece descascando e triturando as goiabas. Passe-as na peneira e leve ao fogo com açúcar e limão. Por último, é só mexer bem até o ponto desejado.

5. Bolo de rolo com chocolate

Apesar de não ser a opção de recheio mais tradicional, o chocolate dá um toque extra de sabor para o bolo. E o melhor de tudo é que você ainda pode fazer esse passo no micro-ondas! É só levar o chocolate ao leite para derreter e acrescentar uma caixinha de creme de leite.

6. Bolo de rolo com maracujá

Além de contar com uma opção de recheio superespecial e extremamente saborosa, essa receita também é livre de lactose e glúten. A massa do bolo, aqui, é feita com farinha sem glúten, creme vegetal sem leite, ovo, açúcar, goma xantana, chá verde em pó e limão tahiti. Para deixar o bolo ainda mais charmoso, use as raspinhas do limão para decorar.

7. Bolo de rolo com sorvete

As definições de bolo foram atualizadas com essa receita incrível! Para o passo a passo, você vai precisar de sorvete de creme (ou outro sabor de sua preferência), hortelã, cereja e uma massa pronta de bolo de rolo. Se preferir, você também pode preparar a sua própria massa.

Publicidade

8. Bolo de rolo salgado

Em contrapartida ao modo tradicional de fazer o bolo de rolo, essa receita sugere uma versão salgada desse prato. Para o preparo, você vai precisar apenas de massa folhada e bacon. Se desejar, pode acrescentar outros ingredientes, como o queijo, para incrementar o sabor.

Seja lá qual for a opção escolhida por você, pode apostar que o resultado será incrivelmente saboroso e surpreendente! Para continuar arrasando no preparo de bolos e ter lanches cada vez mais especiais, confira também essas receitas de bolo de arroz cru.