9 receitas de bolo de tapioca que vão te surpreender

Por
Atualizado em 30.08.21

O bolo de tapioca é muito comum no Norte e Nordeste brasileiros. O ingrediente principal para o preparo desse prato tem origem indígena e é extraído da mandioca. É feito com polvilho doce (ou fécula de mandioca), azedo e um pouco de sal. Além da farinha, é possível encontrar a tapioca nos supermercados em forma de goma ou granulada.

Publicidade

Esse elemento brasileiríssimo ganhou fama devido a um crescimento no consumo de alimentos livres de glúten. A maneira mais comum de consumo é em formato de panqueca recheada com diversos ingredientes, mas seu uso vai além disso.

Conheça deliciosas opções de bolo que podem ser feitas a partir dessa iguaria.

Bolo de tapioca

1. Bolo de tapioca com cobertura: tapioca granulada e leite de coco são os principais ingredientes para preparar essa receita. Você pode acrescentar uma cobertura de doce de leite e coco ralado para dar um gostinho especial.

2. Bolo de tapioca da Bahia: a dica para essa receita é usar a tapioca em flocos, do tipo biju. Coco ralado na hora pode fazer uma grande diferença no sabor do seu bolo.

Publicidade

3. Bolo de tapioca com rapadura: esse é um bolo que fica bem aromatizado, pois canela, cravo e erva-doce são usados para dar um toque especial de sabor. Castanha de caju também é usada, o que deixa a massa com um toque crocante.

4. Bolo de tapioca sem glúten com calda: essa é uma receita que precisa de algumas horas para ficar pronta, pois a tapioca deve ficar de molho no leite por no mínimo 2 horas. O tempo no forno também é longo, aproximadamente 50 minutos.

5. Bolo de tapioca com baunilha sem forno: para preparar essa receita, você só vai precisar amornar os ingredientes líquidos, misturar com os secos e deixar gelar. O resultado é bem cremoso e saboroso.

Publicidade

6. Bolo saudável de tapioca: além de ser uma opção saudável, esse bolo tem um gostinho marcante de coco. Você vai precisar de uma batedeira para preparar essa receita.

7. Bolo de tapioca gelado: a massa desse bolo é úmida e cremosa. A receita também é conhecida como cuscuz de tapioca. O uso do leite de coco e da margarina é indispensável para um bom resultado.

8. Bolo de tapioca cremosa sem forno: se você busca praticidade, essa pode ser a receita ideal para você. Depois de misturar todos os ingredientes, coloque a massa em uma forma e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

9. Bolo de tapioca com banana, aveia e frutas secas: essa é uma receita sem glúten e muito fácil de ser preparada. Se você busca uma opção de bolo saudável, essa pode ser uma boa pedida.

Tanto para café da manhã, sobremesa ou lanche da tarde, o bolo de tapioca é uma boa pedida. Escolha suas receitas favoritas e compartilhe com quem você mais gosta!