38 receitas de bolo funcional para matar a vontade sem sair da dieta

Escrito por Vanessa Herrmann

Não é difícil se deparar com bolos extremamente calóricos e com ingredientes nada saudáveis, mas também é possível encontrar versões bem gostosas para quem está seguindo algum tipo de dieta ou quer apenas manter uma alimentação mais saudável.

Os bolos funcionais fazem substituições de ingredientes para que o resultado seja mais saudável e nutritivo. Por isso, esta seleção pode ser perfeita para quem quer se deliciar com uma sobremesa incrível, mas sem sair da dieta.

Além disso, os sabores são bem variados, já que você pode encontrar versões de chocolate, com frutas, de milho e outras combinações. Confira!

Bolo funcional de chocolate

Foto: Reprodução / o melhor restaurante do mundo

1. Bolo funcional de chocolate com calda: essa é uma receita de bolo de chocolate que conta com uma lista de ingredientes extensa, mas além da massa, você também aprende como preparar uma deliciosa cobertura. Confira ainda algumas opções de substitutos para itens que podem ser um pouco mais difíceis de encontrar!

2. Bolo funcional de chocolate com biomassa: para fazer essa receita de bolo de chocolate em casa, você vai precisar de biomassa de banana verde, ovos, açúcar demerara, cacau em pó, óleo de coco e fermento em pó. Só é necessário misturar todos os ingredientes e depois levar a massa ao forno para assar. Mesmo com uma lista de ingredientes curtinha e um passo a passo simples, o resultado final pode te surpreender.

3. Bolo funcional de chocolate simples: essa é uma receita que usa a farinha de arroz integral e a fécula de mandioca ou batata para deixar a farinha de trigo de lado. Além disso, no lugar do leite, você pode usar iogurte de macadâmia ou outro iogurte ou leite vegetal. Já o açúcar usado é o mascavo, mais saudável do que o refinado.

4. Bolo funcional de prestígio: que tal preparar um bolo de chocolate funcional que ainda conta com recheio e cobertura de coco? Essa é uma excelente pedida para quem busca por uma receita saudável, mas que tenha aparência de gordinha. O resultado é tão gostoso, que você, com certeza, vai querer comer mais de um pedaço.

5. Bolo funcional de chocolate e laranja: o bolo de chocolate agrada os mais variados paladares, mas se você quiser sair da rotina sem ter muito trabalho extra na cozinha, essa receita pode ser uma boa escolha. Isso porque o suco de laranja entra em cena para dar um toque aromático ao doce.

6. Bolo funcional de cacau e amêndoas: que tal preparar um bolo com um toque delicado de sabor e ao mesmo tempo crocante? Isso fica por conta dos pedaços de amêndoas e da farinha feita a partir da oleaginosa que são usados na receita. Além disso, você também confere como fazer uma ganache de tâmaras para deixar sua sobremesa ainda mais especial.

7. Minibolo funcional de chocolate: sabe aquele momento em que bate uma vontade de um bolinho de chocolate, mas você está com pressa e quer apenas uma porção para matar a lombriga? Então, essa receita pode se encaixar muito bem nesse instante. Isso porque, essa é uma receita de micro-ondas, que fica pronta em apenas alguns minutinhos.

Bolo funcional de banana

Foto: Reprodução / cozinha travessa

8. Bolo funcional de banana simples: essa é uma receita bem básica, que leva apenas bananas, uvas passas, ovos, óleo de coco, aveia em flocos e fermento em pó. Para o preparo, só é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois, levar a massa para assar. Mesmo sendo uma opção simples, o resultado final é bem gostoso.

9. Bolo funcional de banana leve: essa é uma receita de bolo de banana que combina a farinha de amêndoas com a de linhaça, o que faz com que a massa fique um pouco mais leve do que o comum. Além disso, a sugestão é usar uma cobertura de chocolate 70% cacau para deixar seu doce ainda mais saboroso.

10. Bolo funcional de banana e cenoura: já pensou em combinar banana e cenoura para o preparo de um bolo bem diferente? Essa é a opção desta receita, que além de ser funcional, conta com um gostinho único. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas vários dos itens são opcionais.

11. Bolo funcional de banana e maçã: a combinação de banana e maçã pode agradar aos mais variados paladares, já que essas são duas frutas queridinhas pelos brasileiros. Além disso, a sugestão é acrescentar nozes à massa para um resultado ainda mais gostoso.

12. Bolo funcional de banana e quinoa: a quinoa é um alimento rico em nutrientes, por isso, é muito consumida por quem busca uma alimentação saudável. Essa receita prova que esse ingrediente cai muito bem na massa de um bolo de banana!

13. Bolo funcional de banana e aveia: essa é uma receita de bolo que além de combinar banana com aveia, também leva uma grande quantidade de sementes, o que faz com que a massa fique bem diferente do que as tradicionais. O resultado é bem sequinho e ao mesmo tempo crocante, tudo isso com muito sabor e vários nutrientes.

14. Bolo funcional de banana, aveia e mel: a combinação de banana, aveia e mel já é muito gostosa por si só, então, imagine usar esses ingredientes para o preparo de um bolo funcional? É sucesso na certa! Essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes longa, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

15. Bolo funcional de banana com chocolate: combinar banana com chocolate no preparo da massa de um bolo pode ser uma ótima alternativa para quem quer um quitute cheio de sabor e com uma textura mais densa. Além disso, você também confere como fazer uma deliciosa cobertura para que seu quitute fique mais saboroso.

Bolo funcional com frutas variadas

Foto: Reprodução / mel e pimenta

16. Bolo funcional de maçã e canela: combinar maçã e canela pode ser uma ótima pedida para quem quer um bolo aromático e com gostinho funcional. Se for liberado na dieta, melhor ainda, não é mesmo?

17. Bolo funcional de frutas: essa é uma receita que combina banana, maçã e uva passa. Além disso, a canela é outro ingrediente que entra em cena para dar mais sabor e um toque aromático ao bolo. Além disso, a receita dá pouco trabalho!

18. Bolo funcional de limão: o limão siciliano conta com um sabor marcante, por isso, é um ótimo item para aquele café da tarde bem gostoso. Além disso, a textura é fofinha e úmida ao mesmo tempo, o que pode deixar muita gente com água na boca.

19. Bolo funcional de amora: para quem gosta de um bolinho com um sabor mais azedo e quer sair da rotina, esta receita pode ser uma boa pedida. Isso porque o limão e a amora são combinados para dar esse toque de sabor ao bolo. Ainda, a massa também leva iogurte, o que faz com que ela fique bem molhadinha.

20. Bolo funcional de maçã e uva passa: que maçã e canela são dois ingredientes que combinam muito bem não é novidade, mas já pensou em acrescentar uva passa a essa mistura? Essa é a proposta desta receita, que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

21. Bolo funcional de coco e milho: o bolo de milho é daqueles simples, que lembram casa de vó, mas você também pode fazer uma versão funcional desse quitute e essa receita é a prova disso. Aqui, a farinha de milho é combinada com coco para o preparo da massa. Além disso, você ainda confere como fazer uma deliciosa cobertura para que sua refeição fique incrível e cheia de sabor.

22. Bolo funcional de mirtilo: o mirtilo não é uma fruta encontrada facilmente aqui no Brasil, mas, se você tiver acesso ao ingrediente, vale a pena testar essa receita em casa. Ela é feita apenas com essa fruta, banana, aveia em flocos, óleo de coco, adoçante e canela em pó. Além disso, esse é um bolo preparado no micro-ondas, por isso, fica pronto em apenas alguns minutinhos.

23. Bolo funcional de limão vegano: essa é uma receita de bolo funcional que conta com uma lista extensa de ingredientes, mas para quem quer uma opção saudável e que ainda não leve ingredientes de origem animal, pode ser uma ótima alternativa.

24. Bolo funcional de tâmara: que tal sair da rotina e usar tâmaras para o preparo de um bolinho delicioso? Essa é uma receita bem fácil de reproduzir e ainda conta com um gostinho que pode deixar qualquer um com água na boca.

Bolo funcional de milho ou fubá

Foto: Reprodução / Pamela Brandão

25. Bolo funcional de fubá: essa é uma receita que fica um pouco menos fofinha e mais esfarelanta do que a versão tradicional do bolo de fubá, mas, mesmo assim, o sabor é bem gostoso. Então, se você quer uma opção simples de ser feita e que ainda seja saudável, pode apostar nessa daqui.

26. Bolo de milho funcional: para testar essa receita em casa, você vai precisar de milho cozido, ovos, leite de coco, óleo de coco, farinhas de arroz e de linhaça, açúcar demerara e fermento em pó. A lista de ingredientes não é extensa, e para o preparo só é preciso misturar todos os ingredientes e levar a massa ao forno para assar.

27. Bolo funcional de milho: essa é uma receita de milho que leva um toque de canela, o que faz com que o resultado final seja bem aromatizado. A combinação agrada muitos paladares, por isso, é uma ótima pedida para testar em casa.

28. Bolo funcional de fubá vegano: também é possível fazer um bolo funcional de fubá vegano e que ainda é livre de glúten, sabia? E tudo isso sem ter uma lista de ingredientes muito extensa ou um modo de preparo complicado. Confira!

29. Bolo funcional de caneca: o bolo de caneca é ideal para aquele momento que bate uma fominha e você quer comer algo rápido, não é mesmo? Se a receita for funcional, melhor ainda! Com essa opção, em menos de 5 minutos, você terá um alimento prontinho para se deliciar.

Bolos funcionais variados

Foto: Reprodução / frufruta

30. Bolo funcional de cenoura: essa é uma receita tão gostosa que é até difícil acreditar que ela é vegana e livre de glúten. Porém, como ela tem uma baixa quantidade de proteína, não é possível dobrar a receita, porque ela pode não aguentar o peso e ficar com uma aparência bem feia, ok?

31. Bolo funcional de amêndoas: a amêndoa é uma oleaginosa com um sabor suave, por isso, combina muito bem com o preparo de bolos. Aqui, ela é usada moída para acrescentar sabor e um toque crocante à massa, que é feita com ovos, leite de coco, adoçante, farinha de arroz, manteiga e fermento em pó.

32. Bolo funcional de micro-ondas: preparar um bolinho de micro-ondas pode ser uma ótima pedida para aquele momento em que bate uma vontade de comer um docinho, mas o tempo é curto, não é mesmo? Essa receita também pode te salvar durante o café da manhã ou lanche da tarde.

33. Bolo funcional de batata doce: a batata doce é um ingrediente muito consumido por quem busca manter uma alimentação com poucas calorias, por isso, é um ótimo item para ser usado no preparo de um bolinho funcional.

34. Bolo funcional simples: os principais ingredientes usados no preparo desta receita são as oleaginosas e o grão de bico. Essa pode até parecer uma combinação estranha, mas pode apostar que o resultado fica bem saboroso e ainda é uma pedida para um lanche rico em nutrientes.

35. Bolo funcional de café e chocolate: já pensou em preparar um bolo que leva apenas ovos, açúcar demerara, farinha de arroz integral, café solúvel, fermento químico e óleo de coco? Para incrementar o sabor do quitute, também é possível acrescentar uma calda de cacau – a combinação fica incrível!

36. Bolo funcional mesclado: essa é uma receita que tem a massa mesclada – metade branca e a outra metade de chocolate. É um sabor que faz um grande sucesso entre os mais variados paladares, por isso, é uma boa pedida para você testar em casa.

37. Bolo funcional de whey: essa é uma receita que usa whey protein sabor baunilha, por isso, é uma ótima pedida para quem frequenta uma academia ou faz outras atividades físicas. A lista de ingredientes é bem curtinha, por isso, vale a pena experimentar.

38. Bolo funcional de chocolate e castanha: essa é outra opção de bolo feito no micro-ondas. Aqui, o sabor da massa fica por conta da castanha-do-Pará, já o chocolate entra em cena na cobertura.

Um bolo funcional pode ser uma excelente escolha para diversos momentos do seu dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como sobremesa. Além disso, é uma ótima pedida para quem quer uma opção mais saudável para acrescentar ao cardápio. Se você busca sempre se manter saudável, ainda pode conferir algumas receitas de suco de couve para acompanhar um desses bolos.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS