30 receitas de bolo sem glúten que vão te surpreender com o sabor

Escrito por                          

É muito difícil achar alguém que não goste de bolo. Porém, algumas pessoas podem encontrar dificuldade na hora de consumir essa delícia por serem alérgicas ou intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo – um dos principais ingredientes da massa. A solução, então, é fazer um bolo sem glúten.

Para que isso seja possível, a farinha de trigo tradicional é substituída por outras, como a farinha de arroz. Abaixo, você confere 30 receitas de bolo sem glúten que são tão deliciosas quanto as tradicionais.

Bolo sem glúten simples

1. Bolo sem glúten de iogurte: essa receita se assemelha ao bolo pão de ló, com um toque a mais de sabor. Ele fica com uma massa muito macia e é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde.

2. Bolo sem glúten de milho: não há quem resista a um bolo de milho né? Melhor ainda quando ele é acompanhado de goiabada ou doce de leite. A farinha utilizada nessa receita é o fubá, então o gosto tem um diferencial de dar água na boca.

3. Bolo sem glúten de batata doce: a batata doce é ótima para enganar o paladar de quem é viciado em doces. Além disso, ela é rica em carboidratos complexos, aqueles que trazem maior sensação de saciedade. Nessa receita, foi utilizado xarope de tâmaras, que pode ser substituído por melado de cana ou calda de agave.

4. Bolo sem glúten de micro-ondas: além de ser super gostoso, esse bolo é muito prático, já que é feito no micro-ondas. Seus ingredientes principais são ovo, farinha de aveia, amêndoas e biomassa de banana verde. Adoramos receitas fáceis e rápidas!

5. Bolo sem glúten de aipim com coco: o bolo de aipim (macaxeira ou mandioca) é bem molhadinho e combina perfeitamente com o coco. Doce na medida certa, delicioso e o melhor: sem adição de farinha.

6. Bolo sem glúten de arroz cru: para substituir a própria farinha de arroz, é possível usar arroz cru. O resultado é um bolo simples, mas incrivelmente saboroso. Não deixe de provar!

7. Bolo sem glúten de cenoura: é quase impossível alguém não gostar de bolo de cenoura. E quando ele é feito sem trigo, ovos e açúcar refinado e mesmo assim fica fofinho e com uma cor incrível? É de se apaixonar!

8. Bolo sem glúten de fubá: a mistura de fubá com goiabada é perfeita. Quando ela é sem glúten, sem lactose e com restrição de açúcar, é ainda melhor. Aprenda essa receita e entenda que é possível um bolo ser gostoso e, ao mesmo tempo, saudável.

9. Bolo sem glúten de cenoura formigueiro: essa receita utiliza apenas cenoura, ovos, açúcar demerara e óleo de coco ou girassol. Basta misturar esses ingredientes, despejar o granulado na massa e assar. Sem muitos segredos e extremamente delicioso!

Bolo sem glúten com chocolate

10. Bolo sem glúten com chocolate fofíssimo: bolo de chocolate não tem erro, né? Esse é daqueles que dá para levar em qualquer evento com garantia de sucesso. Além de não ter glúten, também não tem lactose. Aprenda a fazer agora mesmo!

11. Bolo sem glúten com twix: a mistura de biscoito, caramelo e chocolate é indescritível, principalmente quando é feita em uma forma de bolo. Apesar da receita ser longa, ela não é tão difícil de fazer – só é preciso paciência e dedicação.

12. Bolo sem glúten nega maluca: essa receita é de um bolo de chocolate superfofo, molhadinho e com uma calda deliciosa por cima. E o melhor: os ingredientes garantem um resultado mais nutritivo, com farinhas integrais (ricas em nutrientes como fibras e proteínas) e menor quantidade de açúcar.

13. Bolo mármore sem glúten: essa receita é ideal para quem não consegue decidir se gosta mais de bolo de chocolate ou de baunilha. O mais incrível é que você só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador para que essa delícia fique pronta.

14. Bolo prestígio sem glúten: seguindo todas as dicas da receita, você vai preparar um bolo delicioso utilizando farinha de arroz. Siga todos os passos e orientações para que seu bolo fique bem fofinho.

15. Bolo sem glúten de Oreo: quando você precisar de um bolo mais sofisticado, para um evento, por exemplo, essa receita pode ser a solução. Esse bolo é incrível: um preparo que se assemelha à bolacha Oreo, mas totalmente natural, sem glúten e sem lactose.

16. Bolo sem glúten mesclado: essa é mais uma receita de bolo mesclado com chocolate e baunilha. O mais incrível é que a massa fica fofa e molhadinha. Que tal correr para a cozinha e fazer agora mesmo?

17. Bolo sem glúten de chocolate com pera: essa receita, além de deliciosa, resulta é um bolo lindíssimo. A base é de chocolate meio amargo com farinha de amêndoas. Além disso, pedaços de pera são adicionados ao preparo. Um festival de sabores!

Bolo sem glúten com frutas

18. Bolo sem glúten com tâmaras: nada mais gostoso do que comer um bolo sabendo que ele não está cheio de açúcar e gordura. Por isso, essa é uma ótima opção para quem quer consumir um bolo de forma mais saudável. O único açúcar vem das tâmaras e da maçã, então o doce é bem leve. Você também pode adicionar mel na massa ou salpicar canela por cima depois de assar.

19. Bolo sem glúten com maçã: esse bolo é ótimo porque, além de não conter glúten, não possui nada de origem animal. É daquelas receitas simples que perfumam a casa inteira enquanto assam e ficam ótimas para saborear com um chá ou café.

20. Bolo sem glúten com morango: a mistura de morangos e creme é uma das melhores combinações na confeitaria. Essa produção foi inspirada em um bolo clássico que combina esses dois ingredientes, o Victoria Sponge. Confira todas as dicas da receita!

21. Bolo sem glúten com manga e limão: essa receita é superfácil e refrescante, ideal para dias de verão. A base dela é feita com manga, limão e óleo de coco. Além disso, o preparo é muito simples.

22. Bolo sem glúten com maçã e especiarias: esse bolo fica bem macio, úmido e com um cheiro incrível. O ideal é fazer em formas menores e congelá-lo para comer quando bate aquela fome instantânea e você não tem nada na geladeira.

23. Bolo sem glúten com banana: sabe aqueles bolos mais escuros que se popularizaram na onda fitness? Pois é, essa é a receita. A substituição dos ingredientes tradicionais foi feita por banana, farinha de linhaça, aveia sem glúten e castanhas.

24. Bolo sem glúten com limão: essa é uma receita de bolo chiffon, aquele aerado, de textura delicada e que depende bastante de proteínas para dar estrutura. Pode não parecer, mas o preparo é muito simples. Não deixe de conferir!

25. Bolo sem glúten com banana caramelada: essa é uma daquelas receitas tradicionais. A banana pode vir de várias formas: amassada, picada, em fatias ou rodelas. Nessa versão, elas são cortadas e caramelizadas por cima do bolo.

Bolo sem glúten especial

26. Bolo sem glúten com amêndoas: a mistura de frutas com amêndoas é incrível. É possível substituir, neste bolo, as framboesas por mirtilo, uvas ou morango. A receita tem como resultado final uma produção lindíssima e super-saborosa.

27. Bolo sem glúten de suco verde: é muito incrível poder juntar sabor e saúde em uma receita, não é mesmo?! O legal é que, nesse bolo, os benefícios da couve e da cenoura são mantidos e a vitamina A fica até mais disponível após o cozimento. Basta aguardar 15 a 20 minutos para colocar o bolo no forno após estar pronto, deixando a enzima de detoxificação agindo.

28. Bolo sem glúten de Fanta: o gostinho desse bolo é parecido com um de laranja, mas não é tão saudável assim. Essa receita é muito legal para a festinha de uma criança que tenha intolerância ao glúten e mesmo assim quer manter o sabor de um bolo tradicional.

29. Bolo sem glúten de festa: é muito legal ter em mãos a receita de um bolo para festa totalmente sem glúten e sem lactose. Essa é uma produção de chocolate, com recheio de creme de baunilha com morangos, cobertura de ganache de chocolate e enfeitado com brigadeiros. Bom demais, né?

30. Bolo sem glúten low carb: a onda low carb, que significa baixo carboidrato, está na moda e nem sempre as receitas são favoráveis. No caso de bolos sem glúten, é legal substituir por farinhas de coco, de aveia, de grão de bico, de castanhas, de amêndoas e muitas outras. Além disso, é possível usar a stevia, xylitol e outros adoçantes naturais para dar um sabor a mais nessa produção.

Com essas receitas, você pode fazer um bolinho agora mesmo. Você sabia que existem opções de bolo que não vão nenhum tipo de farinha? Então confira essas receitas de bolo sem farinha para provar que sobremesas sem glúten arrasam.

PARA VOCÊ