46 receitas de bolo sem leite que não vão ficar devendo em nada

Escrito por Julia Martins

O leite é um dos ingredientes mais usados em receitas diversas, doces e salgadas. No entanto, muitas pessoas, por intolerância ou por vontade, buscam alternativas para aproveitar qualidade e sabor sem precisar utilizá-lo.

Entre tantas opções, as receitas de bolo sem leite vem conquistando cada vez mais espaço nas mesas brasileiras. Com diferentes tamanhos, cores, sabores e texturas, eles podem ser servidos tanto como sobremesa quanto em cafés da tarde, reuniões e comemorações.

Por isso, confira 46 receitas de bolo sem leite que não vão ficar devendo em nada e teste agora mesmo na sua casa!

Bolo sem leite com chocolate

Bolo sem leite

Foto: Reprodução / Dani Noce

1. Bolo mármore: essa receita é uma excelente opção para quem não consegue (e não quer) decidir se gosta mais de bolo de chocolate ou baunilha. Além disso, seu preparo é superfácil: é só bater tudo no liquidificador.

2. Bolo de chocolate com brigadeiro rosa: esse bolo de chocolate pode ser feito em seu tamanho original ou na versão de cupcakes. Para fugir da mesmice, ele é recheado e coberto com um delicioso brigadeiro rosa, feito com gelatina de morango e leite condensado de soja.

3. Bolo de cenoura com brigadeiro: o tradicional bolo de cenoura com brigadeiro da vovó ganha uma nova variante – sem leite. O bolo fica macio e saboroso, o que faz com que quase ninguém perceba que é sem lactose.

4. Bolo prestígio: mesmo parecendo muito calórico, essa receita é superfuncional. O bolo prestígio não leva farinha de trigo, açúcar refinado, gordura hidrogenada, soja e nem leite de vaca. O segredo é untar a forma com óleo de coco.

5. Bolo oreo brulée: supermolhadinho e muito delicioso, esse bolo pode ser a opção perfeita para uma dieta sem glúten e sem lactose. Depois de cobri-lo com o marshmallow, basta caramelizar com um maçarico.

6. Bolo de banana com chocolate: sabe aquela banana que já está quase estragando na sua fruteira? Você pode fazer esse delicioso bolo e ainda acrescentar chocolate amargo. O bom de fazer com bananas maduras é que você nem precisa adoçar.

7. Bolo de chocolate com beterraba: o tom avermelhado dessa receita é o que mais chama atenção. Ele se dá pela combinação quase improvável da beterraba com o chocolate. Além disso, o bolo é bem úmido, leve e versátil.

8. Bolo nega maluca: mesmo retirando o leite da receita, esse bolo continua com um sabor e textura incríveis. O objetivo principal da receita é continuar nutrido com comidas deliciosas. As farinhas são integrais, o que garante nutrientes importantes.

9. Bolo twix: a deliciosa combinação de biscoito, chocolate e caramelo ganhou a sua versão de bolo. Mesmo tendo muitos passos, a receita é bem simples de fazer. O segredo está em fazer o caramelo corretamente, para ele ficar com aquele efeito “puxa”.

10. Bolo de cacau com aveia: esse bolo é daqueles bem fáceis, ótimo para tomar com um café. É só bater todos os ingredientes no liquidificador, assar em forno médio por cerca de 20 minutos, e está pronto!

Bolo sem leite com frutas doces

Bolo sem leite

Foto: Reprodução / Dani Noce

11. Bolo de banana caramelada : o bolo de banana é aquele clássico de todas as reuniões em família. Para quem quer diversificar, essa receita, além de deliciosa, tem uma ótima apresentação, com bananas carameladas por cima do bolo.

12. Bolo gelado de coco: sabe aqueles bolos fofinhos de coco que parecem uma nuvem? Esse, além de gostoso, também é sem lactose. O toque das raspas de limão dá um azedinho delicioso à receita.

13. Bolo de coco: que tal um bolo de coco sem lactose, sem glúten e sem soja? Essa receita leva farinha de arroz, farinha de coco, flocos de coco e óleo de coco. A calda é feita com um leite condensado de coco!

14. Bolo de blueberry e mel: blueberry é uma frutinha que chama a atenção pela cor azul e pelo gostinho azedo. Depois de assada no meio do bolo, ela se transforma numa geleia roxa, doce e perfumada.

15. Bolo de banana: nessa receita, a banana é usada para substituir o ovo. Para eliminar o glúten, basta usar um mix de farinhas integrais. Além disso, dá para fazer em forminhas individuais e congelar para utilizar depois.

16. Bolo de maçã: as especiarias usadas nesse bolo de maçã são o diferencial dessa receita. São utilizados gengibre, castanha, canela e açúcar mascavo. Para quem prefere porções individuais, pode ser assado em formas de cupcake.

17. Bolo de maçã, coco e tâmaras: as substituições feitas da manteiga, farinha de trigo e açúcar normal não deixam nada a desejar. O resultado é um bolo complexo, úmido e com forte sabor caramelado. Para finalizar, o polvilho de açúcar dá um contraste ao bolo.

18. Bolo de banana e cenoura: a mistura entre banana e cenoura é uma combinação que não tem como dar errado. O bolo ficar supermacio e é feito com ingredientes acessíveis. Para dar ainda mais sabor, a calda leva mel, água e canela.

19. Bolo caramelado de maçã e pera: perfeito para comemorações e ocasiões especiais, esse bolo caramelado de maçã e pera fica bonito e delicioso. O suco de laranja combina muito bem com as frutas e com o caramelo.

20. Bolo de maçã com nozes: esse bolo é muito fofinho e úmido e traz todo o sabor marcante da combinação de nozes e maçã. Ele pode ser feito em formas menores e congelado, para ter essa delícia na mão com facilidade.

Bolo sem leite com frutas cítricas

Bolo sem leite

Foto: Reprodução / Dani Noce

21. Naked cake de morango com marshmallow: morango e creme é uma das combinações mais usadas na confeitaria. Para não utilizar o leite no chantilly ou buttercream, a cobertura é feita com um incrível creme de marshmallow.

22. Bolo gelado de limão com gelatina: para fazer sucesso com a criançada, esse bolo de limão é a opção certa. A cor verde da massa é obtida pela gelatina de limão. Para decorar, prepare uma cobertura de leite de coco e raspas de limão.

23. Bolo de abacaxi: essa receita é formada por um bolo superfofinho, recheado com creme de confeiteiro e abacaxi e coberto com marshmallow. É uma ótima pedida para fazer algo fácil no encontro da família ou dos amigos!

24. Bolo de polenta com laranja: também conhecido como “polenta cake”, esse bolo é capaz de surpreender. A massa fica fofinha e aerada e para complementar, finalize com toques de laranja, iogurte e sementes de chia e de abóbora.

25. Bolo chiffon de limão : o chiffon é um bolo bem leve, muito aerado e de textura superdelicada. O limão da receita serve para ajudar na estrutura do bolo, já que age como um espessante.

26. Bolo de rolo de chá verde e creme de maracujá: esse bolo é uma mistura de bolo de rolo com rocambole, perfeita para quem não tem muita habilidade na cozinha. O tom verde da massa é dado pelo matcha – chá verde em pó. O creme do recheio é feito com ovo, açúcar, óleo de coco, creme vegetal sem leite e suco de maracujá.

27. Bolo de laranja: esse bolo superfácil leva apenas 5 ingredientes: laranja, farinha de trigo, açúcar, fermento e ovo. A dica é que quanto mais doce for a laranja mais doce será o bolo. Você pode ainda adicionar frutas secas para deixá-lo ainda mais gostoso.

28. Bolo de maçã com recheio de uva e morango: esse bolo rosa vai fazer sucesso nas suas festas e reuniões. O bolo de maçã é recheado com um creme de uva rosa e decorado com morangos e crocante rosa de flocos de arroz.

29. Bolo de laranja com damasco: bolo de laranja é aquele que só o cheiro já faz lembrar da sua infância. Perfeito para um café da tarde, esse leva, também, o damasco, que contrasta o sabor da laranja.

30. Bolo de baunilha com calda de amora: o bolo de baunilha tem uma neutralidade especial, podendo ser combinado com frutas ou calda de sua preferência. Esse tem uma textura fofinha e é servido com uma calda de amora.

31. Bolo de amêndoas com framboesa: as framboesas, além de lindas, são deliciosas. Ao ser colocada na massa, elas serão assadas junto com o bolo, ficando bem macias. O tom rosa da receita dá o charme na finalização.

32. Bolo de linhaça com calda de morango: para quem está fugindo do leite, do glúten e dos ovos, essa receita é a ideal. A linhaça presente no bolo traz um alto valor nutritivo para a receita, já que é rica em fibras. A calda é feita com morangos e maçãs.

33. Bolo de laranja com coco: esse bolo de laranja fica ainda mais especial com a cobertura de coco – a calda deixa ele bem molhadinho! O açúcar dever ser dosado de acordo com a doçura da laranja.

Bolo sem leite variados

Bolo sem leite

Foto: Reprodução / Fru fruta

34. Bolo de milho: quem acha que bolo de milho só combina com festa junina precisa rever os conceitos. A textura que o milho dá para a massa desse bolo é incrível. Apesar de não levar coco seco na massa, o leite e o óleo de coco trazem um sabor único.

35. Bolo lowcarb: receitas “lowcarb” são aquelas que possuem um teor reduzido de carboidratos. Para isso, nessa receita, é utilizada farinha de oleaginosas, como a amêndoa, a castanha, o amendoim e as nozes.

36. Bolo cremoso de fubá: essa receita é a prova que um bolo de fubá não precisa de glúten e lactose para continuar cremoso e fofinho. A dica é servir com goiabada cremosa para ficar ainda mais gostoso.

37. Bolo de suco verde: o suco verde é o queridinho de quem está buscando desintoxicar e limpar o organismo, então, que tal combiná-lo com um bolo? Mesmo depois do tempo de forno, os benefícios dos ingredientes são mantidos. Para ficar ainda melhor, você pode rechear com uma geleia de fruta.

38. Bolo de castanhas: dentre os bolos improváveis de serem feitos sem lactose está esse de castanhas. Ele é recheado com baba de moça e coberto por um delicioso merengue italiano. Para umedecer o bolo, pode ser utilizada uma calda de açúcar com baunilha.

39. Bolo cremoso de aipim: a mandioca cozida está presente na massa desse bolo cremoso. O diferencial fica por conta da cobertura, feita com leite condensado de leite de coco caseiro e biomassa de banana verde.

40. Bolo de batata doce: a batata doce é queridinha por não aumentar o nível de glicose no sangue rapidamente e trazer maior sensação de saciedade. Ao invés do açúcar, essa receita conta com o xarope de tâmaras, que tem o gosto parecido com o melado de cana.

41. Bolo de caneca: essa receita sem lactose, sem glúten e vegana é perfeita para quem mora sozinho e não quer fazer um bolo inteiro. Entre os ingredientes estão a biomassa de banana verde e o suco de melancia.

42. Bolo de amêndoas: esse bolo de amêndoas é sem glúten, sem lactose e cheio de gordura boa. As claras em neve batidas dão maciez e o leite de coco ajuda a dar um sabor todo especial à receita.

43. Bolo red velvet: bolo com sorvete já é uma delícia, imagina esse red velvet recheado com sorvete de cream cheese. O bolo leva corante vermelho para dar a tonalidade. O ideal é que ele seja feito em porções individuais, para o recheio ficar bem distribuído.

44. Bolo vegano: esse bolo é bem simples e pode ser feito com todos os ingredientes batidos na batedeira. Além de vegano, ele não tem glúten nem lactose. Ao invés do leite comum, é usado o leite vegetal de amêndoas.

45. Bolo de baunilha com creme de castanha: a massa desse bolo é sem ovos, o que o torna a textura um pouco diferente, mas igualmente deliciosa. O recheio é feito com um creme inglês incorporado à castanhas-do-pará trituradas.

46. Bolo de fanta: sabe aquele refrigerante superusado nas festinhas infantis? Ele pode fazer parte de um delicioso bolo. Esse, leva a fanta laranja em sua massa. Para a calda, tenha em mãos leite condensado de soja, leite de coco e coco ralado.

Depois de conhecer todas essas receitas, chegou a hora de colocar em prática. Chame os amigos e família para curtir e experimentar! Se você é alérgico à proteína do leite, confira mais 100 receitas sem lactose que você pode preparar sem medo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS