46 receitas de bolo vegano que merecem fazer parte do seu dia a dia

Escrito por Giovanna Pedrosa

A dieta vegana é aquela que exclui da sua rotina qualquer ingrediente de origem animal. Cada vez mais difundido, esse estilo de vida é acompanhado de possibilidades culinárias incríveis. Uma das melhores receitas veganas para quem ainda não tem muita experiência na cozinha é o bolo vegano.

Seu preparo é bem simples e pode ser feito utilizando os ingredientes que você já tem em casa, o que se torna muito econômico, também. Confira, a seguir, uma seleção de receitas de bolo vegano que vão te surpreender pelo sabor.

Bolo de caneca vegano

Foto: Reprodução / Lactose não

1. Bolo de caneca vegano de coco: o preparo dessa receita leva farinha de coco, farinha de arroz, proteína vegetal, suco de melancia, tâmara, óleo de coco, coco ralado, biomassa de banana verde e fermento. O resultado é delicioso e vai te conquistar já no primeiro pedaço.

2. Bolo de caneca vegano de cacau: com poucos passos e em menos de meia hora você tem um bolo extremamente gostoso para saborear entre as refeições. Sirva-o com manteiga de amendoim, chocolate meio amargo derretido e frutas secas para obter a combinação perfeita.

3. Bolo de caneca vegano de café: o café é um ingrediente que deixa qualquer prato mais marcante e saboroso. Para fazer esse bolo de caneca, você vai precisar de banana, chia, linhaça, cacau, leite de arroz, farinha de arroz, bicarbonato de sódio, baunilha e coco ralado.

4. Bolo de caneca vegano de fubá: o bolo de fubá tem um sabor neutro e costuma agradar os mais diversos paladares, por isso, essa é uma opção que não tem erro. Para prepará-la, os principais ingredientes são a farinha de trigo, o vinagre de maçã, o limão e o açúcar demerara.

5. Bolo de caneca vegano de banana: além de ser vegana, essa receita de bolo de caneca também é livre de glúten. O passo a passo leva banana, farinha de trigo integral, cacau em pó, fermento, canela em pó, azeite e açúcar demerara. Decore com pasta de amendoim integral.

6. Bolo de caneca vegano de fubá com goiabada: o segredo para preparar essa versão é intercalar camadas de massa, goiabada cremosa e creme de coco. A finalização fica por conta do leite de coco, que deixa tudo ainda mais cremoso e garante um toque de sabor especial.

7. Bolo de caneca vegano de manteiga de amendoim: essa receita leva farinha de arroz, açúcar de coco, cacau em pó, fermento, sal, leite de amêndoas, purê de maçã e manteiga de amendoim. Confira o passo a passo e tenha essa maravilha na sua casa em poucos minutos.

Bolo vegano simples

Foto: Reprodução / Dani noce

8. Bolo vegano de chocolate: o bolo de chocolate é uma das receitas mais tradicionais do mundo, portanto, você não pode deixar de experimentar essa versão vegana. O preparo leva farinha, cacau, semente de linhaça, leite de soja, fermento em pó e chocolate sem lactose.

9. Bolo vegano de cacau: farinha de trigo integral, açúcar demerara, cacau, fermento em pó, óleo de girassol, leite vegetal e linhaça hidratada são os componentes dessa receita. Misture todos os ingredientes e leve para assar em fogo alto por, mais ou menos, trinta minutinhos.

10. Bolo vegano de baunilha: ideal para compartilhar com aqueles que você ama, essa receita te ensina a preparar um bolo de baunilha supermacio e saboroso. Você vai precisar de melado de cana, óleo de coco, proteína vegana de baunilha, farinha de amêndoas e fermento em pó.

11. Bolo vegano de cenoura: os ingredientes necessários para fazer a massa desse bolo são a farinha de trigo orgânica, o açúcar demerara, a cenoura, o óleo vegetal e o fermento químico em pó. A cobertura fica por conta do chocolate 70% sem leite, do açúcar e da água filtrada.

12. Bolo vegano de milho: misture, em um liquidificador, o óleo, a água, o milho, o coco ralado, o açúcar, o amido de milho e o vinagre. Adicione fermento químico em pó e continue mexendo. Leve a massa para assar e, quando estiver pronta, cubra o bolo com goiabada derretida.

13. Bolo vegano de doce de leite: para fazer a massa desse bolo, você vai precisar de farinha, cacau em pó, fermento e açúcar. O recheio fica por conta do doce de leite de soja, do coco ralado e do damasco. Para a cobertura, misture chocolate amargo e creme de leite de soja.

14. Bolo vegano de mandioca: sem glúten, sem lactose e vegano, esse bolo tem um resultado delicioso e que derrete na boca. O preparo leva mandioca, óleo de coco, leite de coco, açúcar demerara, fermento químico em pó, gengibre ralado, coco ralado, farinha de arroz e sal.

15. Bolo vegano de beterraba: além de te ensinar a preparar um bolo delicioso, essa receita também te mostra como fazer um leite condensado caseiro e um creme de leite de castanha. Entre os principais ingredientes estão o cacau em pó, a farinha, o leite de soja e o fermento.

16. Bolo vegano de abobrinha: se você não abre mão de uma textura fofinha quando o assunto é bolo, vai amar essa receita. O preparo leva farinha de trigo integral, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó, margarina vegetal, abobrinha, chia e suco de limão.

17. Bolo mármore vegano: que tal combinar dois sabores em um mesmo bolo? O bolo mármore reúne o bolo branco e a massa de chocolate e tem um resultado de tirar o fôlego! Para prepará-lo na sua casa, você vai precisar de farinha, açúcar, cacau em pó, fermento e óleo.

18. Bolo formigueiro vegano: aqui está outra opção deliciosa para incrementar o seu café da tarde. O passo a passo leva farinha de trigo, coco ralado, açúcar cristal, óleo vegetal, extrato de baunilha, bicarbonato de sódio, fermento em pó, vinagre e chocolate vegano. Experimente!

19. Minibolo vegano: compartilhar um prato saboroso com aqueles que você ama é sempre bom, mas que tal preparar um agrado só para você? Essa versão mini é excelente para compor lanches individuais e, até mesmo, para carregar na bolsa e saborear durante o dia.

Bolo vegano de frutas

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

20. Bolo vegano de coco: o bolo de coco é sempre uma escolha inteligente e que não tem erro. Essa versão leva farinha de trigo, açúcar demerara, óleo, leite de coco, coco ralado, sal, vinagre branco e fermento químico em pó. Confira o passo a passo e aprenda a prepará-la.

21. Bolo vegano de maçã: maçã fuji, maçã verde, açúcar mascavo, óleo de girassol, suco de limão, farinha de trigo, fermento, bicarbonato de sódio e canela em pó são os ingredientes utilizados no preparo dessa receita. O resultado é uma massa muito fofinha e saborosa.

22. Bolo vegano de laranja: servindo até seis pessoas e ideal para um lanche da tarde em família, essa opção merece um espacinho no seu menu. O preparo é feito com farinha de trigo, farinha de trigo integral, açúcar demerara, suco de laranja, óleo vegetal e fermento químico.

23. Bolo vegano de tangerina: o primeiro passo para fazer essa versão de bolo é bater os sucos, o óleo, a tangerina e o vinagre. Reserve essa mistura e, enquanto isso, misture os demais ingredientes com o auxílio de uma espátula. Para finalizar, leve a massa para assar.

24. Bolo vegano de maracujá: o maracujá entrega um toque levemente azedinho ao bolo, que tem um resultado incrivelmente delicioso. O tempo de preparo é de cinquenta minutos e leva linhaça, maracujá, óleo vegetal, suco de limão, farinha de trigo, açúcar e amido de milho.

25. Bolo vegano de banana: esse bolo tem um resultado delicioso e ainda leva ingredientes bem acessíveis, o que vai facilitar bastante a sua vida. Tenha em mãos farinha de trigo, farinha integral, açúcar, canela, sal, óleo vegetal, leite de soja, banana, vinagre e fermento em pó.

26. Bolo vegano de limão: a massa, aqui, leva farinha de trigo, açúcar, óleo vegetal, água, suco e raspas de limão. A cobertura é feita com açúcar de confeiteiro, leite de coco e raspas de limão. Delicioso e fofinho, esse bolo tem tudo para conquistar os mais diversos paladares.

27. Bolo vegano de cereja: para fazer uma receita vegana de bolo de cereja, tudo o que você precisa fazer é substituir alguns ingredientes. O leite de soja entra no lugar do leite integral, o chocolate é substituído pelo cacau e a chia faz o papel dos ovos. Confira e fique por dentro.

28. Bolo vegano de pera: farinha de trigo, óleo vegetal, fermento químico em pó, água, açúcar, canela, nozes e pera são os ingredientes que compõem esse bolo maravilhoso. O preparo consiste em misturar todos os ingredientes, formando a massa, e levar para assar. Molezinha!

29. Bolo vegano de abacate: se você nunca havia pensado em incrementar o seu bolo com uma porção de abacate, essa hora chegou. O preparo dessa receita leva farinha, açúcar, óleo, essência de baunilha, vinagre, bicarbonato de sódio, fermento, polpa de abacate, limão e sal.

Bolo vegano incrementado

Foto: Reprodução / Vita nutrire

30. Bolo vulcão vegano: o bolo vulcão conta com uma quantidade caprichada de recheio, por isso, é perfeito para servir em momentos especiais. A massa é feita com farinha, fermento, cenoura, sal e açúcar. O recheio fica por conta do leite de amêndoas e do chocolate vegano.

31. Bolo invertido vegano: em uma forma de fundo removível, adicione xarope de agave e abacaxi até formar uma camada homogênea. Misture os demais ingredientes e acrescente-os na forma, levando para assar por meia hora. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

32. Bolo nega maluco vegano: farinha de trigo, açúcar, óleo vegetal, cacau em pó e fermento são os ingredientes utilizados na massa do bolo. A cobertura é feita com chocolate meio amargo, açúcar mascavo e biomassa de banana – a receita também te mostra como prepará-la.

33. Bolo floresta negra vegano: combinando os sabores do chocolate meio amargo, do chantilly e da cereja, essa é uma opção que não tem como dar errado! O resultado é tão gostoso que você pode, inclusive, servir em festas de aniversários e comemorações em geral.

34. Bolo gelado vegano: o bolo gelado é uma ótima escolha para os dias mais quentes. Para prepará-lo e ter todo esse sabor na sua casa, você vai precisar de farinha de grão de bico, farinha de castanha-de-caju, farinha de linhaça, coco ralado, açúcar mascavo e leite de coco.

35. Bolo vegano de prestígio: essa receita tem um custo médio de doze reais e serve seis pessoas, portanto, é perfeita para quem quer economizar sem abrir mão do sabor. O preparo leva linhaça, farinha de arroz, açúcar, cacau em pó, fermento, leite de coco e chocolate vegano.

36. Bolo vegano de churros: o segredo para preparar essa receita vegana de bolo de churros é caprichar no recheio. Para tal, você vai precisar apenas de uma porção de doce de leite de soja. O passo a passo também te mostra como fazer os churros caseiros e ter o pacote completo.

37. Bolo vegano de paçoca: impossível de comer só um pedaço, essa receita de bolo é feita com farinha de trigo, água, paçoca, açúcar demerara, achocolatado em pó, óleo vegetal e fermento em pó. O tempo necessário no forno é de, aproximadamente, quarenta minutos.

38. Bolo vegano sem glúten: além de não utilizar ingredientes de origem animal, essa receita também é livre de glúten. Anote os ingredientes necessários – leite de amêndoas, farinha de arroz integral, fécula de batata, açúcar demerara, óleo de coco e fermento químico em pó.

39. Bolo vegano low carb: a dieta low carb busca diminuir o consumo de carboidratos. Se você segue essa dieta ou quer ter uma rotina mais equilibrada, essa pode ser uma boa opção. O preparo leva cenoura, óleo de coco, chia, farinha de amêndoas, manteiga ghee e cacau em pó.

40. Naked cake vegano: farinha de trigo, açúcar, óleo vegetal, suco de laranja, fermento em pó e sal são os ingredientes utilizados na massa. Confira o passo a passo e tenha uma opção de bolo que impressiona e conquista não somente pelo sabor, mas também pela aparência.

41. Red velvet vegano: o bolo red velvet é composto de uma massa colorida e de um recheio branco. Aqui, ele é feito com maracujá, buttercream, açúcar de confeiteiro, chocolate em pó, essência de baunilha, corante vermelho vegano, fermento, farinha, açúcar e leite de soja.

Bolo salgado vegano

Foto: Reprodução / Veganana

42. Bolo vegano de lentilha: essa receita de bolo salgado leva lentilha, cenoura, farinha de feijão branco, amido de milho e semente de linhaça. O tempero fica por conta do sal, da cebolinha verde, da páprica defumada e do orégano. Aposte no molho glaze para acompanhar.

43. Bolo vegano de abóbora: se você gosta de pratos com um sabor mais acentuado, essa opção tem tudo para te conquistar. A massa é feita com polvilho azedo, aveia sem glúten, farinha de arroz, farinha de amaranto, goma xantana, leite vegetal, bicarbonato e abóbora.

44. Bolo vegano de espinafre: em cerca de uma hora, você tem um resultado extremamente delicioso e que vai te ajudar a compor um lanche especial. O preparo leva semente de linhaça, extrato de soja, espinafre, cebola, vinagre branco, farinha de trigo, fermento em pó e orégano.

45. Bolo vegano de legumes: em um recipiente, misture a farinha, o fermento, o sal e o leite e mexa até obter uma consistência homogênea. Adicione os demais ingredientes e misture, dispondo na forma de sua preferência. Por fim, é só levar para assar por cerca de meia hora.

46. Bolo vegano de azeitona e pimentão: aqui está outra receita incrível de bolo salgado vegano. Para prepará-la, você vai precisar de farinha de trigo, fermento em pó, água, sal, azeite de oliva, óleo de coco, cebola, pimentão, azeitona, cebolinha, salsinha e pimenta-do-reino.

Agora que você já sabe como preparar um bolo vegano no capricho, chegou a hora de expandir o seu conhecimento. Confira também essas receitas de pão de queijo e hambúrguer vegano e continue arrasando na cozinha!

PARA VOCÊ