8 receitas de brigadeiro de café para aproveitar a festa do começo ao fim

Escrito por    

O brigadeiro de café combina duas das maiores paixões brasileiras e pode ser uma possibilidade de inovar no sabor dos docinhos do seu aniversário. Tanto os chocólatras quantos os apaixonados por café vão se encantar com o resultado dessa versão!

Continua após o anúncio

Assim como as receitas tradicionais, existem diferentes maneiras de preparar esse doce. Tudo depende do resultado que você deseja: cremoso, mais consistente, com confeitos ou para comer de colher. Confira a seleção a seguir e encontre uma opção para chamar de sua.

1. Brigadeiro de café com chocolate meio amargo

iStock

Esse brigadeiro é feito com chocolate meio amargo, leite condensado, extrato de café, manteiga, xarope de milho e sal. Use confeitos coloridos para enfeitar e dar um charme ao doce. A receita ainda dá dicas infalíveis para acertar no ponto da massa, por isso, não perca.

2. Brigadeiro de café com chocolate ao leite

iStock

O chocolate ao leite entrega um toque mais suave ao brigadeiro, o que é perfeito para quem está planejando dar uma festa ou vai receber convidados em casa. Espere a massa esfriar para fazer bolinhas ou, se preferir, disponha o doce em copinhos de plástico. Não tem como errar!

3. Brigadeiro de café com canela

Pequenos passos podem fazer a diferença no resultado da receita – utilizar a canela como complemento para o brigadeiro é um deles. Outra sugestão que vale ouro é a de acrescentar um pouco de cacau em pó na massa para evitar a formação de pelotinhas. Acesse e saiba mais.

4. Brigadeiro de café com conhaque

Uma versão inteiramente dedicada aos adultos da casa, cujo preparo leva leite condensado, chocolate ao leite, café coado, creme de leite fresco, conhaque, canela em pau e uma pitadinha de sal. Ficou com vontade? Poucos minutos te separam dessa maravilha em forma de doce!

5. Brigadeiro de café com menta

O licor de menta, que deixa o doce com um leve frescor, é o grande diferencial da receita, mas o preparo também leva leite condensado, creme de leite, chocolate amargo e café solúvel. Se você gosta de experimentar novas combinações, tem tudo para amar essa versão gourmet.

6. Brigadeiro de café com doce de leite

Continua após o anúncio

E por falar em combinação, que tal juntar alguns dos sabores mais característicos da gastronomia brasileira? Muito brigadeiro, café e doce de leite em uma só receita! Para colocar a mão na massa, separe também leite condensado, café em pó, cacau em pó e margarina.

7. Brigadeiro cremoso de café

iStock

O brigadeiro cremoso foi feito para quem gosta de comer o doce diretamente da panela ou, ainda, para quem quer servi-lo em copinhos. A grande mudança no preparo é que ele leva mais leite condensado e fica menos tempo na panela. Acrescente grãos de café para finalizar.

8. Brigadeiro vegano de café

iStock

Para compor uma versão vegana você vai precisar de leite condensado de soja, margarina vegetal, chocolate amargo sem lactose, creme de leite de soja e café coado sem açúcar. A receita rende vinte brigadeiros médios e fica pronta em vinte minutinhos. Experimente!

O gosto do café fica bem suave no brigadeiro, portanto, esse doce promete agradar até mesmo quem não é tão fã da bebida. Para variar as possibilidades e testar novas receitas, confira também essas propostas de brigadeiro de morango.

PARA VOCÊ