45 receitas de brownie que vão te deixar com água na boca

Por
Atualizado em 10.11.21

O brownie, receita tradicionalmente norte americana, nada mais é do que um bolinho de chocolate, que fica bem molhadinho por dentro e faz uma casquinha deliciosa por fora. O segredo para esse resultado vem do preparo à base de chocolate derretido com manteiga, para depois serem adicionados os outros ingredientes.

Publicidade

O preparo costuma ser bem rápido e fácil, e o tempo de forno gira em torno de 30 minutos, para garantir que fique molhadinho por dentro.
Esse doce fica uma delícia servido quentinho, e acompanhado com uma bola de sorvete de creme. Mas a mistura de outros sabores a essa tradicional receita pode surpreender!

Brownies de chocolate preto

1. Brownie direto de New York: essa é uma receita norte-americana, berço dos brownies e leva chocolate meio amargo, manteiga, açúcar refinado, açúcar mascavo, ovos, extrato de baunilha, cacau em pó, café, farinha de trigo e sal. O café e a baunilha vão dar um gostinho todo especial no doce, mas sem perder o sabor do chocolate.

2. Brownie de chocolate, nozes e gotas de chocolate branco: a dica nessa receita é a mistura de texturas. O crocante das nozes e a cremosidade dos pedacinhos de chocolate branco no meio da massa trazem sensações diferentes na hora de degustar o bolinho.

3. Brownie preto e branco: essa receita leva chocolate meio amargo, ovos, farinha de trigo, sal, cacau em pó, fermento, açúcar e leite moça de colher. Isso mesmo, é um recheio de leite moça que vai dentro do brownie, e o deixa com duas cores e um sabor inigualável.

Publicidade

4. Brownie de chocolate duplo: uma receita para quem gosta muito de chocolate! Para preparar, você vai precisar de três tipos de chocolate, o em pó e o meio amargo que compõe a massa, e também gotinhas de chocolate ao leite, para garantir pedacinhos de chocolate sobre a massa. Se para você ainda é pouco chocolate, pode cobrir com calda de chocolate para sorvete.

5. Brownie com caramelo e nozes: esse brownie exige um pouco mais de trabalho, uma vez que precisa ser recheado. A massa, que é prepara com nozes picadas no meio e também acompanha o caramelo. A demora vale a pena, fica sensacional.

6. Brownie de chocolate com pistache: ao preparar a massa, você deve juntar pistaches sem sal, descascados e moídos. A castanha não dá só uma textura ao bolinho, mas também acrescenta um sabor bem diferenciado. Se quiser, você ainda pode decorá-lo com chocolate branco derretido.

Publicidade

7. Brownie de chocolate ao leite: você vai precisar de manteiga, chocolate ao leite bem picadinho, açúcar mascavo, baunilha, ovos, farinha de trigo, cacau em pó, sal e fermento. O preparo é bem tradicional, derretendo o chocolate antes de acrescentar à massa. Depois, é só assar por 30 minutos e se deliciar com o doce.

8. Brownie molhadinho: a receita leva extrato de baunilha, para dar um sabor especial, e bastante manteiga, para garantir que ele fique bem molhadinho depois de assado. A dica é servir quentinho com sorvete. Fica irresistível.

9. Brownie de chocolate com nozes e passas: se você é uma dessas pessoas que acha que uvas-passa apuram o sabor de qualquer doce, essa receita é para você. Na massa de chocolate do brownie você irá adicionar uvas-passa pretas e também nozes para trazer mais crocância.

10. Brownie com especiarias: o sabor todo especial desse brownie vem da mistura de cravo moído e canela em pó na massa a base de chocolate meio amargo. Para ficar ainda mais saboroso, e bonito, você pode decorar com canela antes de servir.

11. Brownie com manteiga de amendoim: se você souber fazer manteiga de amendoim, pode usar a sua receita, se não pode comprar uma pronta que também fica uma delícia. À massa de chocolate meio amargo, você irá juntar noz pecã, manteiga de amendoim e essência de baunilha. Seu brownie vai ficar super cremoso por dentro e com um sabor bem diferente.

12. Brownie com nozes: essa receita leva nozes picadas na massa de chocolate e também na cobertura. Depois de assado, você irá cobrir o brownie com uma calda de chocolate meio amargo, creme de leite e licor de chocolate. Os pedaços de nozes por cima da calda dão charme à sobremesa.

13. Brownie cremoso: a massa desse brownie é preparada com chocolate derretido, cacau em pó, farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar. O segredo para deixa-lo bem cremoso é diminuir um pouquinho o tempo de forno na hora de assar. Depois é só servir acompanhado de uma bola generosa de sorvete e muita calda de chocolate.

14. Brownie de dois minutos: isso mesmo! Dois minutos é todo o tempo que você precisa para preparar essa receita que leva sete ingredientes, todos misturados rapidinho em um ramequim, e 30 segundos no micro-ondas. Prontinho! Agora é só comer.

15. Brownie de chocolate e avelãs: à massa de chocolate meio amargo você deverá juntar avelãs picadas e essência de baunilha. A combinação de avelã com chocolate não tem erro!

Publicidade

16. Brownie de chocolate amargo: as receitas tradicionais de brownie levam chocolate meio amargo, para fazer essa você irá utilizar o chocolate amargo, de forma que o bolinho fica menos doce e com sabor de chocolate bem apurado.

17. Brownie de chocolate com banana: banana fica bom com qualquer coisa, em um brownie de chocolate então, nem se fala. Essa receita leva bananas prata amassadinhas misturadas à base de chocolate derretido. Fica muito, muito gostoso! Não deixe de experimentar.

Brownies de chocolate branco

18. Brownie de chocolate branco: esse brownie fica bem molhadinho e é uma ótima opção para variar o sabor. Você vai precisar de manteiga, chocolate branco, açúcar, ovos, essência de baunilha e farinha de trigo. O procedimento de preparo é igual ao de chocolate preto: derreter o chocolate e incorporar os outros ingredientes.

19. Brownie de chocolate branco com amêndoas: misturadas à massa de chocolate branco, as amêndoas em pedaços dão um novo sabor ao brownie. Experimente bem quentinho.

20. Brownie de chocolate branco com damascos e castanhas do Pará: essa receita tem alguns segredinhos. Um deles é a mistura dos damascos e das castanhas à massa de chocolate branco derretido, o outro é a adição de chá de cumaru na massa, para um toque especial.

21. Brownie de chocolate branco e pistache: os pistaches que fazem parte da massa desse brownie dão mais textura ao bolo e trazem também um sabor salgadinho a ele .

22. Brownie de chocolate branco com damasco: essa receita leva manteiga, chocolate branco, farinha de trigo, ovos, açúcar e damascos secos picadinhos. O preparo é bem rapidinho e depois de 30 minutos de forno você já pode saborear seu brownie.

23. Brownie de chocolate branco e laranja: você vai precisar de raspas de laranja para juntar à massa de chocolate branco derretido. Esse toque cítrico faz toda diferença na receita.

24. Brownie de chocolate branco com castanhas: a combinação de chocolate com castanhas é sempre uma delícia e não poderia ser diferente em um brownie. Para agradar ainda mais os convidados, cubra o bolinho com uma calda de frutas vermelhas.

Publicidade

Brownies de sabores diferentes

a href=”https://www.istockphoto.com/br/foto/sobremesa-bolo-de-chocolate-gm155395797-20077900″ target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>iStock

25. Brownie floresta negra: a pedida agora é inovar nos sabores e essa receita não deixa a desejar. Você vai adicionar ao chocolate derretido na manteiga gotas de chocolate branco e cerejas em calda. Opte pelas cerejas de marrasquino para garantir um sabor mais autêntico.

26. Brownie de Nutella com banana: já inventaram alguma coisa que não fique boa com Nutella? Esse brownie entra para lista dos doces de Nutella que são irresistíveis. Ao invés de você derreter o chocolate na manteiga, vai derreter a Nutella. Depois é só esperar o cheirinho de avelã com chocolate dominar a casa, e experimentar.

27. Brownie de M&M’s: rápido, fácil e super coloridos, os brownies de M&M’s vão alegrar a mesa do lanche das crianças. E o mais legal é que elas pode te ajudar a preparar.

28. Brownie de reis: essa receita é um pouco diferente e vai deixar seu brownie com um gostinho de panetone. Você vai misturar à base de chocolate branco derretido algumas frutas, como uva-passa, ameixa-preta, damascos e raspas de laranja. Para completar, nozes picadas e uma pitadinha de canela. O sabor vai surpreender.

29. Brownie no potinho: essa é uma ideia bem criativa de presente. Você vai colocar em um pote de geleia os ingredientes secos necessários para fazer o brownie. Quem ganhar esse mimo só vai precisar acrescentar ovo e manteiga na mistura e colocar para assar.

30. Brownie de framboesa: essa receita leva geleia de framboesa e licor, de cassis ou framboesa, incorporados à massa de chocolate derretido. Fica uma delícia.

31. Brownie de creme de caramelo salgado: a receita é um pouco mais trabalhosa, mas o resultado vale a pena. Esse brownie terá três camadas, uma de brownie de chocolate, outra do creme de caramelo, que leva clara de ovos, açúcar, manteiga, extrato de baunilha e caramelo, e a terceira é uma calda de chocolate meio amargo que fica bem durinha. Para servir, polvilhe alguns grão de sal, que vão apurar o sabor do chocolate.

32. Brownie Red Velvet: a receita une duas sensações da confeitaria: o brownie e o bolo red velvet. A ideia é juntar à base de chocolate branco derretido iogurte natural e um corante vermelho. Nessa receita você aprende também a fazer um sorvete de cream cheese para acompanhar o brownie.

33. Brownie de café: os amantes de café vão adorar. A receita leva pó de café instantâneo e essência de baunilha. Fica delicioso.

34. Brownie de banana e manteiga de amendoim: você vai precisar de manteiga (com sal e sem sal), chocolate amargo, ovos, açúcar, extrato de baunilha, farinha de trigo, banana bem madura picadinha e manteiga de amendoim. A sugestão é esperar um pouco mais para comer, pois mais frios a textura fica mais apetitosa.

35. Brownie natalino: essa receita leva rum e chocolate deixando o brownie com aparência e sabor bem festivos.

36. Brownie de cheesecake de amora: a combinação de dois clássicos da culinária americana é surpreendente. A massa de cheesecake, que leva açúcar, iogurte, cream cheese e ovos, é colocada sobre a massa do brownie na hora de assar. Depois de assado deixe esfriar um pouco e cubra com calda de amoras para servir.

37. Brownie de S’more: na hora de assar, você vai cobrir a massa do brownie com bombons recheados com amendoim, e marshmellows. É bom comer bem quentinho com o marshmellow dourado.

38. Brownie de Negresco: esse brownie tem pedacinhos do biscoito misturados na massa, e por cima do bolinho. Fica delicioso com sorvete de creme.

39. Brownie de caramelo de macadâmia e flor de sal: depois de preparar a massa do brownie de chocolate, prepare um caramelo de macadâmia usando açúcar demerara, creme de leite, macadâmias picadas e flor de sal. Coloque o caramelo por cima da massa na hora de assar. É irresistível. Não deixe de fazer.

Brownies fit

40. Brownie sem ovos: entre as muitas opções de brownies, encontramos algumas mais saudáveis ou sem ingredientes que podem causar algumas alergias. Na receita sem ovos você vai utilizar óleo de coco, purê de maça e beterraba. Saudável e saboroso.

41. Brownie sem glúten e sem lactose: para essa receita, você só precisa substituir a manteiga e o chocolate por opções sem glúten e lactose. O resultado é um bolinho molhadinho que todo mundo pode comer.

42. Brownie low carb: para quem está de dieta essa receita reduz as calorias do famoso brownie com a substituição do açúcar por adoçante. Fica mais leve e, ainda sim, muito gostoso.

43. Brownie vegano: essa receita leva leite de amêndoas, cacau, castanhas, essência de baunilha, açúcar e farinha de trigo. Experimente essa opção mais saudável.

44. Brownie de batata doce: essa é uma opção bem diferente. Você vai precisar de batata doce, bananas, farinha de aveia, ovos, cacau em pó, mel, açúcar mascavo, leite sem lactose, manteiga de amendoim, nozes, óleo de coco, fermento, chocolate amargo e aveia em flocos. O brownie fica super nutritivo, e saboroso.

45. Brownie de castanha de baru: a castanha de baru é típica do serrado brasileiro e bastante oleaginosa. Você vai misturá-la a tâmaras sem caroço, chocolate amargo e água. Vale experimentar.

Então? Qual será a primeira receita que você vai testar para o chá da tarde? Aproveite para chamar os amigos e saborear um brownie quentinho com sorvete!