10 receitas de calda de chocolate sem leite condensado que valem o teste

Escrito por                          

A calda de chocolate sem leite condensado é extremamente versátil: pode acompanhar sorvetes, bolos, panquecas e qualquer outro doce. Mesmo o chocolate sendo a base das receitas, o sabor pode ser mais marcante ou até mais adocicado. Isso sem contar na textura, que pode ser ralinha ou bem densa. Assim fica fácil agradar vários paladares, né? Veja algumas opções para experimentar em casa:

1. Calda de chocolate sem leite condensado simples

Mesmo sendo simples, essa receita rende uma calda de chocolate deliciosa. Ela é feita apenas com açúcar, chocolate em pó, manteiga e leite. Tudo isso é levado ao fogo em uma mesma panela. Aí só é preciso ir mexendo até a consistência ficar da maneira desejada.

2. Calda de chocolate cremosa com manteiga

Açúcar, cacau em pó, leite e manteiga são os únicos ingredientes usados aqui. Essa combinação deve ficar no fogo por aproximadamente quinze minutos. Vale saber que a calda não fica tão densa enquanto estiver no fogo, mas isso muda depois que ela esfriar.

3. Calda de chocolate com cacau em pó

Rapidinha de ser feita, essa calda leva açúcar, cacau em pó, leite e manteiga. Esses ingredientes vão ao fogo juntos e devem ficar lá até a calda começar a ferver. Enquanto isso, é importante mexer a mistura para que ela não grude no fundo da panela. Outra dica é deixá-la descansar por vinte minutos antes de ser usada.

4. Calda de chocolate sem leite condensado durinha

Açúcar, achocolatado, manteiga e leite são os ingredientes que compõem essa receita. O modo de preparo é aquele básico: levar tudo ao fogo e esperar a mistura começar a ferver. Depois disso, é preciso deixá-la cozinhar por mais quatro minutos. Isso ajuda que ela fique durinha após esfriar.

5. Calda de chocolate com creme de leite

Bem encorpada e com um sabor marcante de chocolate, essa receita leva água, açúcar, cacau em pó, creme de leite fresco e chocolate meio amargo. Para quem busca por um gostinho intenso e não muito doce, além de uma textura bem cremosa, vale a pena conferir essa opção.

6. Calda de chocolate quebradinha com óleo de coco

Apenas chocolate derretido e óleo de coco compõem essa receita. Ambos os ingredientes devem ser misturados. Para obter uma casquinha durinha e crocante, é preciso esperar o doce esfriar. Muito simples e prática, essa é uma opção que dá água na boca!

7. Calda de chocolate vegana

Além de ser livre de ingredientes de origem animal, essa é uma receita de calda saudável. Ficou curioso? Então anote os ingredientes necessários para testá-la em casa: açúcar mascavo ou outro adoçante de sua preferência, água e óleo de coco. Tudo isso vai junto ao fogo baixo e você deve mexer até que a calda esteja em ponto de fio.

8. Calda de chocolate sem lactose

Para quem busca outra opção que não conte com lactose, vale a pena conferir essa receita. Ela é feita com creme vegetal, açúcar, cacau em pó e leite de coco. Tudo isso vai junto ao fogo e é preciso ficar mexendo até a calda começar a ferver.

9. Calda sem leite condensado de Nutella

Nessa receita só é preciso misturar leite com Nutella, caso ela esteja molinha. Se for um dia frio e ela estiver dura, basta aquecê-la por aproximadamente dez segundos no micro-ondas. Tendo como base um ingrediente tão queridinho como o creme de cacau e avelã, fica difícil resistir ao sabor dessa calda.

10. Calda de chocolate com água

Para testar essa opção em casa, é preciso levar ao fogo uma mistura de chocolate em pó, açúcar e água. Quando a calda começar a ferver, quer dizer que ela está prontinha. Simples e prática, essa receita pode conquistar o seu paladar. Experimente!

Agora que você já conferiu diversas opções de calda de chocolate sem leite condensado, que tal conferir algumas receitas de sorvete? Essa é uma combinação infalível e que pode deixar o seu dia mil vezes mais gostoso.

PARA VOCÊ