10 receitas de calda para molhar bolo que dão aquele toque de sabor

Escrito por                          

Vai preparar um bolinho simples e quer deixá-lo ainda mais saboroso? Está precisando de uma calda para umedecer e incrementar bolos confeitados? Essas receitas de calda para molhar bolo são extremamente fáceis e rápidas de fazer e levam ingredientes muito simples. E o melhor é que elas combinam com massas brancas, coloridas ou de chocolate. Confira!

1. Calda de leite condensado

Em uma panela, misture o leite condensado com água filtrada e deixe ferver em fogo médio. A fervura é importante, pois isso aumenta a validade da sua calda. Se você quiser, incremente a receita com cacau para massas de bolo de chocolate. Básica e fácil de fazer, essa receita também é muito saborosa.

2. Calda de açúcar

Independente do tipo de massa, essa calda é perfeita. Diferente da opção anterior, ao invés de usar leite condensado você vai misturar a água com açúcar. O modo de preparo é o mesmo e, ainda, é possível saborizar o resultado com essências, especiarias ou bebidas.

3. Calda de chocolate

Aprenda agora mesmo a preparar essa calda para molhar bolos de chocolate superfácil de fazer e absurdamente gostosa, já que tudo fica ainda melhor com leite em pó, certo? Comece misturando os três ingredientes – leite em pó, leite e chocolate em pó 50% cacau – e leve para ferver em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos.

4. Calda cremosa de chocolate

Anote os ingredientes dessa receita: leite condensado, leite, chocolate em pó, creme de leite UHT e rum ou conhaque. Cremosa e gostosa, a calda combina com qualquer versão de bolo de chocolate – com mousse, creme, brigadeiro e outros. Fuja do simples e invista ainda mais no sabor do seu bolo.

5. Calda de maçã

Essa calda é simples, fácil e prática e pode ser usada em qualquer receita de bolo. A proposta é cozinhar pedaços de maçã em um litro de água com canela e cravos-da-Índia até ferver. Depois, use um coador para separar o líquido dos outros ingredientes: essa será sua calda!

6. Calda de leite de coco

Perfeita para bolos e tortas, essa calda não precisa ir ao fogo e é feita da seguinte maneira: basta misturar bem o leite condensado com leite e leite de coco. Pronto! Se você quiser molhar bolos de chocolate, acrescente também três colheres de sopa de cacau em pó 50% e bata tudo no liquidificador.

7. Calda de conhaque

Leve todo o açúcar em uma panela para cozinhar no fogo baixo até formar um caramelo. Em seguida, acrescente a água e espere derreter e incorporar. Por último, transfira a calda para um recipiente e acrescente o conhaque. O gosto da bebida aparece de maneira leve e equilibrada e vai surpreender a todos.

8. Calda de laranja

Você já aprendeu a fazer uma caldinha para molhar bolo com água e açúcar, mas, aqui, vai conhecer uma versão mais sofisticada desse preparo. Em uma panela, depois de misturar os dois ingredientes já conhecidos, acrescente as cascas de uma laranja e espere ferver. Depois é só retirar as cascas e aproveitar o resultado!

9. Calda de suco de laranja

Adorou o leve sabor de laranja que apareceu em seus bolos com a receita de calda acima? Então que tal testar uma versão que incorpora suco natural dessa fruta no líquido? A ideia é misturar esse item com leite condensado. Fica uma delícia, pode apostar!

10. Calda de mexerica

Os protagonistas dessa receita são a mexerica e a cachaça, mas, além desses ingredientes, você vai precisar separar também água, limão siciliano, açúcar e gengibre. O preparo consiste em cozinhar todos os ingredientes em fogo baixo e retirar as fatias de gengibre depois da fervura.

Gostou das opções, mas não sabe ao certo onde usá-las? Confira, então, algumas receitas de bolo branco e incremente-as com essas caldas para deixar o simples ainda mais gostoso.

PARA VOCÊ