17 receitas de caldas para incrementar suas sobremesas

Escrito por    

Seja para o seu bolo, torta, sorvete ou outra sobremesa, as caldas doces são ótimos complementos! Existem muitas opções para todos os tipos de gostos, desde para quem não dispensa um chocolate até para quem gosta daquele toque azedinho em suas sobremesas.

Continua após o anúncio

As caldas podem ser feitas de forma simples, dispensando ingredientes difíceis de ser encontrados, ou de forma mai complexa, envolvendo frutas frescas e exigindo um pouco mais de domínio na cozinha.

Pensando nisso, confira 17 receitas diferentes de deliciosas caldas para incrementar sua sobremesa!

Caldas simples

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

1. Calda de caramelo: diversas redes de fast food vendem sorvetes com calda de caramelo, e agora você pode fazê-la na sua casa! Com poucos ingredientes, você consegue fazer uma deliciosa calda para aquele seu sorvete, crepe ou para o que sua imaginação mandar.

2. Pontos de calda de açúcar: por mais que seja simples fazer uma calda de açúcar clássica, existem diversos pontos diferentes nela. Com esse pequeno guia, você poderá entender melhor sobre cada detalhe e saber certinho a temperatura certa para atingir cada um.

3. Calda de leite em pó: sobremesas com Leite Ninho sempre fazem sucesso! Essa calda é ótima para ser usada como cobertura de bolos e tortas, podendo ser feita no micro-ondas ou no fogão convencional. E não se preocupe com a doçura dessa calda, pois o creme de leite quebra o doce do leite em pó.

4. Leite condensado cremoso: se você está com pouco tempo, mas gostaria de fazer uma cobertura gostosa para seu bolo, ou está apenas com vontade de comer um docinho, experimente esse leite condensado cremoso! Tudo o que você precisa é de leite condensado e de um liquidificador.

5. Calda de caramelo salgado: mesmo sendo pouco usado no Brasil, o caramelo salgado é uma ótima pedida para quem gosta da mistura de doce e salgado. Mas lembre-se de usar a flor de sal, e não o sal comum!

Caldas de frutas

caldas-doces-frutas

Foto: Reprodução / DigaMaria

6. Calda de morango: uma ótima opção para sorvetes e cheesecakes, ou até para comer com um pãozinho no café da tarde, essa calda de morango é simples de ser feita e é uma delícia!

Continua após o anúncio

7. Calda de jabuticaba: a calda de jabuticaba é perfeita para comer com manjar, sorvete e muito mais. Além de ensinar a fazer essa deliciosa calda, essa receita também te mostrará como fazer um manjar branco.

8. Calda de limão: essa calda é uma cobertura perfeita para bolos de limão, e você pode fazê-la mais ralinha para molhar o bolo ou mais grossa, a escolha é sua!

9. Calda de frutas vermelhas: essa clássica receita de frutas vermelhas pode ser usada em uma infinidade de sobremesas, desde cheesecakes até sorbets. Você pode escolher com quais frutas vermelhas deseja fazer o molho!

10. Calda de maracujá feita no micro-ondas : aqui, praticidade é a palavra-chave! Essa receita lhe ensinará como fazer uma calda de maracujá rapidamente em seu micro-ondas. Ela pode ser servida com o bolo de caneca também incluso na receita, mas você pode usá-la em um bolo inteiro ou onde quiser.

11. Calda de laranja: muito usada em receitas de sítio, essa calda de laranja é ótima para diversos doces. Essa receita, além de te ensinar a fazer essa deliciosa calda, te mostrará como fazer um crepe suzette.

Caldas de chocolate

Foto: Reprodução / 2 Nuts 4 Spices

12. Calda de chocolate com casquinha crocante : sempre quis fazer aquela cobertura crocante muito usada em bolo de cenoura, mas nunca acertou o ponto? Essa receita vai te mostrar, passo a passo, como fazê-la perfeitamente! Caso queira fazer uma calda menos doce, é só substituir o achocolatado por chocolate em pó.

13. Calda de chocolate simples: é preciso aprender o básico. Essa receita simples te mostrará como fazer com perfeição aquela calda que pode ser usada em uma infinidade de pratos.

14. Calda de caramelo com chocolate branco: mais uma variação da calda de caramelo, só que essa leva chocolate branco. Essa adição deixa a calda mais cremosa e com um gostinho de chocolate branco, sendo perfeita para bolos, sorvete e rabanadas.

15. Calda de brigadeiro: diferente da receita clássica do brigadeiro, essa calda é ótima para usar em coberturas de bolos ou tortas. Você pode fazer esse brigadeiro em seu micro-ondas ou no fogão, e usar bicos de confeitaria para decorar seu bolo.

Continua após o anúncio

16. Calda cremosa de brigadeiro com café: uma variação da cobertura de brigadeiro, essa receita deixa o brigadeiro menos doce, usando chocolate amargo 70% e café solúvel. Você pode usá-la em cupcakes, bolos, tortas ou até experimentar pura!

17. Calda de chocolate branco: caso queira uma calda diferente para sua sobremesa, que tal experimentar essa de chocolate branco? Ela pode ser usada como cobertura e recheio de bolos! A receita pode ser básica, mas é uma delícia!

As caldas são uma boa pedida caso você queira dar versatilidade e um upgrade na sua sobremesa. Aproveite essas receitas e deixe seu dia mais doce!

PARA VOCÊ