11 receitas de caldeirada que são de deixar qualquer um salivando

Escrito por                          

A caldeirada é um prato clássico português e que faz sucesso na culinária brasileira. O preparo do cozido pode ser feito de várias maneiras e com ingredientes diversos. A versão mais tradicional da caldeirada é feita com peixe, batata, cebola, tomate e pimentão.

O prato também pode ser composto por frutos do mar e carnes, como a de frango. É uma opção gostosa de cozido, que alia sabor com textura marcante. A caldeirada precisa entrar para o seu menu, pois deixará todos os seus convidados com água na boca.

Confira uma seleção de receitas de caldeirada práticas e que vão te surpreender.

1. Caldeirada de tambaqui

Foto: Reprodução / PITADINHA

O peixe tambaqui dessa receita é temperado com limão, sal e pimenta. O preparo leva alho, cebola, tomate, pimentão, água fervente, molho de tomate e o pescado. O cozimento dura aproximadamente dez minutos e a finalização é feita com coentro. A sugestão é servir o prato acompanhado de um pirão.

2. Caldeirada com lagostim

Essa receita traz uma caldeirada bem completa feita de lula, polvo, camarões, lagostins, mexilhão, peixe, tomate, alho, cebola, vinho branco seco, aipo e leite de coco. As ervas utilizadas dão um gostinho especial ao prato, que pode ser servido com um arroz de coco.

3. Caldeirada de frutos do mar com abadejo

Foto: iStock

Os frutos do mar dessa receita são cozidos em água com sal, folhas de louro e fatias de limão. O abadejo é cortado em pedaços e preparado com molho de tomate, sal, água, coentro e folhas de louro. O molho é composto por uma junção de manteiga, azeite, pimentão, cebola, alho, sal e curry. Esses ingredientes são todos combinados, deve-se acrescentar as batatas cozidas e levar para gratinar no forno. O prato é gratinado e finalizado com cheiro verde e azeitonas.

4. Caldeirada de frutos do mar com curry

Foto: Reprodução / SABOR SONORO

Essa receita é perfeita para servir para os amigos em casa. A caldeirada é feita em uma panela com molho de tomate, cebola roxa, fatias de tomate, abóbora, pimentão, filés de surubim, leite de coco, mix de frutos do mar e camarão. O crustáceo e o peixe são temperados com suco de limão, sal e curry. A dica é acompanhar o prato com farofa e arroz branco.

5. Caldeirada de peixe, camarão, lula, marisco e caranguejo

Foto: iStock

Essa receita traz uma verdadeira explosão de sabores. O preparo é feito em uma panela grande e leva azeite de dendê, cebola, alho, tomate, pimentão, azeite de oliva, leite de coco e os temperos. A lula cozida e o camarão são acrescentados por último. A dica é servir com um pirão, que harmoniza bem com o prato.

6. Caldeirada com badejo

Foto: Reprodução / SABOR SONORO

Essa é uma versão de caldeirada fácil de fazer e deliciosa. Para preparar é preciso reunir azeite, cebola, badejo, lula, polvo, mariscos, pimentão, tomate, sal e caldo de peixe em uma panela. Depois de vinte minutos, deve-se adicionar o leite de coco, os camarões e a salsinha. O prato é cozido por mais cinco minutos e a sugestão é acompanhar com arroz branco.

7. Caldeirada de frutos do mar com castanhas portuguesas

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Essa opção de caldeirada traz as castanhas portuguesas como ingrediente diferencial, que dá ao prato uma textura marcante. O preparo também leva camarão, vôngole, lula, mandioquinha ralada, cebola, tomate picado, alho, leite de coco, azeite e mexilhão com e sem casca. A finalização fica por conta das ervas e do azeite de dendê.

8. Caldeirada com peixe e polvo

Foto: Reprodução / MOLDANDO AFETO

Essa receita traz uma caldeirada feita na panela de barro com azeite de dendê, cebola, pimentão, tomate, sal, pimenta dedo-de-moça, linguado e frutos do mar, que são adicionados por último para não ficarem borrachudos. As ervas são utilizadas para finalizar o prato, que pode ser servido com arroz branco.

9. Caldeirada de frango

Essa versão diferente de caldeirada é feita com frango. O prato é preparado em uma panela com azeite, cebola, alho, louro, pimenta-do-reino em grãos, tomate, frango temperado, cenoura, água, chouriço, batata e pimentão. O tempero é feito com um caldo pronto de alho e coentro.

10. Caldeirada de peixe e camarão

Essa receita traz a combinação irresistível do peixe com o camarão. O preparo também conta com o molho de tomate, o azeite, a cebola, o alho, o leite de coco, a batata, o ovo e o pimentão. A pimenta-de-cheiro dá um sabor gostoso ao prato, que é fácil de fazer e vai te conquistar!

11. Caldeirada de cabrito

O cabrito é o destaque dessa receita de caldeirada. A carne é lavada e temperada com alho, sal, pimenta-do-reino, colorau, vinagre e vinho branco. O preparo deve marinar por seis horas e depois ser levado para cozinhar com azeite, alho, cebola, louro, tomate, cenoura, pimentão, chouriço, azeitona preta, batata e molho de tomate dissolvido em vinho branco. O prato pode ser servido com arroz branco.

A caldeirada é um prato prático e gostoso. É um preparo que vai deixar toda a sua família com água na boca, além de harmonizar bem com o pirão – confira receitas desse acompanhamento aqui. Experimente e se encante com as versões de caldeirada!

PARA VOCÊ