10 receitas de caldo de camarão que merecem uma atenção especial

Escrito por Luiz Filipe Santos

O caldo de camarão é um preparo que serve tanto de base para outros pratos – o risoto, por exemplo – como para servir de aperitivo. As receitas desse caldo geralmente reaproveitam partes que seriam inutilizadas do crustáceo, como a cabeça.

Além disso, o preparo possui um sabor inconfundível e que deixa qualquer um com água na boca. É uma opção que precisa ser incorporada ao seu cardápio culinário, pois ajuda a compor refeições levinhas e deliciosas.

Confira uma seleção de receitas de caldo de camarão fáceis de fazer e apetitosas.

1. Caldo de camarão com cenoura

Foto: Reprodução / COZINHA DAL BÓ

Essa versão de caldo de camarão é ideal para utilizar no preparo de outros pratos, como a sopa de frutos do mar e o risoto. As cabeças e cascas do crustáceo são refogadas no azeite e cozidas com água, cebola e cenoura. O tempero fica por conta do sal, da folha de louro, da salsinha e da pimenta-do-reino. Para finalizar é preciso coar a mistura e deixar esfriar em temperatura ambiente.

2. Caldo de camarão com ervas

Foto: iStock

Essa receita traz uma opção de caldo de camarão que serve como receita base para outras, como a paella e a moqueca. O preparo consiste em dourar as cabeças do crustáceo com azeite e, então, adicionar o alho, a cebola, os temperos, o talo de alho-poró e a cenoura. A mistura é coberta por água e deve cozinhar por cerca de dez minutos, ser coada e voltar para a panela por mais vinte minutos.

3. Caldo de camarão com macaxeira

Foto: Reprodução / IDEIAS DE FIM DE SEMANA

Esse caldo de camarão é perfeito para servir como aperitivo no final de semana. O prato é composto por cebola, salsa, alho, sal, macaxeira, molho de tomate e leite de coco. O caldinho ainda leva camarões inteiros temperados com cachaça, que dá um sabor especial para o crustáceo. É uma opção prática e muito gostosa!

4. Caldo de camarão e abóbora cabotiá

Foto: Reprodução / SABOR SONORO

A combinação do camarão com a abóbora cabotiá dessa receita é simplesmente irresistível. O preparo consiste em refogar o camarão com sal no azeite e a abóbora deve ser cozida em água com cebola e alho. Após o cozimento, o vegetal deve ser batido no liquidificador e reunido em uma panela com o crustáceo, leite de coco e curry. A finalização é feita com pimenta biquinho e salsinha.

5. Caldo de camarão e feijão branco

Foto: iStock

Essa receita é fácil de fazer e possui um gostinho delicioso. O feijão branco é cozido com alho, chicória paraense, sal e pimenta dedo-de-moça. O camarão seco deve ser adicionado enquanto os grãos ainda estiverem firmes e depois retirados quando ficarem macios. A mistura é batida no liquidificador e deve-se acrescentar tempero verde e leite de coco. A decoração é feita com os crustáceos sem cabeça.

6. Caldo de camarão e chuchu

Foto: Reprodução / COZINHA DA MATILDE

Esse caldo é feito com cebola, chuchu, alho, sal e um fumet de cabeça de camarão. O preparo é passado pelo mixer e deve ser reduzido a gosto. A sugestão é servir o prato com camarões flambados na cachaça, cubinhos de chuchu crocantes, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e azeite. É uma opção de sabor agradável e que vai te surpreender!

7. Caldo de camarão apimentado

Foto: Reprodução / GULAB

Essa receita traz um tempero especial feito de alho, cebola, gengibre, pimenta dedo-de-moça, páprica, cúrcuma, sal, azeite, raiz e semente de coentro. O preparo dessa mistura é feito no liquidificador, levado para a panela com água e o camarão é adicionado quando ferver. A finalização é feita com coentro.

8. Caldo de camarão com aipo

Foto: iStock

Essa é uma receita fácil de caldo de camarão. As cabeças do crustáceo são combinadas em uma panela com água, óleo, cenoura, alho, cebola, aipo e alho-poró. O cozimento dura aproximadamente trinta minutos e o preparo deve ser coado. É uma boa pedida para utilizar em bobós e sopas.

9. Caldo de camarão com batata

Esse caldo é composto por batatas, tomate, cebola, cabeças de camarão, coentro, cebolinha, leite de coco, sal, colorau e água. O preparo é cozido, batido no liquidificador e combinado com os crustáceos inteiros já refogados. É uma versão que funciona bem para dividir com a família, já que é saborosa e prática!

10. Caldo de camarão com batata e creme de leite

Essa receita traz um caldo delicioso feito com azeite, cebola, tomate, pimentão, batata, salsinha, leite de coco, sal, colorau, água, cabeças e cascas de camarão. A mistura é levada para o liquidificador e coada. Então, é preciso voltar o caldo para a panela e acrescentar os camarões refogados. A decoração do prato fica por conta dos camarões rosa.

O caldo de camarão é uma opção que vai deixar suas refeições ainda mais gostosas. O preparo utiliza ingredientes de sabores marcantes e pode te ajudar tanto a compor outros pratos quanto a servir um aperitivo delicioso. Experimente também os caldos de frango e aipim!

PARA VOCÊ