21 receitas de caldo de feijão para aquecer o estômago e o coração

Escrito por Giovanna Pedrosa

O feijão é um prato tradicionalmente brasileiro e que está sempre presente nas mesas pelo país. Ele se destaca por suas qualidades nutritivas e garante uma dieta equilibrada e saudável.

Além disso, ele pode ser preparado de muitas maneiras e incorporado em várias receitas. Uma das opções mais fáceis para quem não vive sem esse ingrediente é o caldo de feijão.

Fácil e rápido de fazer, um caldinho quente de feijão vai sempre bem e dá aquele quentinho no coração! Confira, então, 21 receitas que te ensinam a preparar essa iguaria.

Receitas de caldo de feijão comum

Foto: Reprodução / Marola com carambola

1. Caldo de feijão bem temperado: o caldo de feijão pode ter um gostinho mais neutro ou mais marcante. O que vai determinar isso é o preparo e a escolha dos ingredientes. Aqui, a combinação de temperos torna o prato mais saboroso e até levemente apimentado.

2. Caldo de feijão com alho-poró: nessa versão, o principal destaque fica por conta do alho poró, que acrescenta um sabor a mais no prato. Para preparar, você também vai precisar de azeite, cebola, alho, molho inglês, sal, pimenta e manjericão. Além de bastante feijão, é claro!

3. Caldo de feijão com batata e calabresa: a proposta desse passo a passo é acrescentar batata ao caldo, o que faz com que ele fique mais encorpado. A receita também leva calabresa picadinha, deixando tudo ainda melhor. Experimente com torradinhas ou pãezinhos secos.

4. Caldo de feijão com cebolinha e salsinha: a cebolinha e a salsinha são condimentos coringas para mudar a cara de uma receita. Elas potencializam o sabor e ainda deixam o prato mais colorido e charmoso. Combine com outros temperos de sua preferência!

5. Caldo de feijão com calabresa e bacon: esse caldo de feijão é feito com bacon picado e linguiça calabresa em cubinhos. O tempero fica por conta da folha de louro, da cebola, do alho, do sal e do molho de pimenta. É uma ótima opção de acompanhamento para quem precisa agradar os mais diversos paladares de uma vez só. Não tem quem não goste!

6. Caldo de feijão com crispy de bacon e cebola: essa opção leva pedacinhos crocantes de bacon e cebola na finalização, o que é uma ótima opção para quem quer fugir do comum sem muito trabalho. Sirva em potinhos individuais para uma apresentação mais interessante.

7. Caldo de feijão com batata e pimentão: aqui, o caldo leva os seguintes ingredientes: alho, cebola, folha de louro, pimentão, batata, cheiro-verde, sal e feijão cru. A dica principal é fazer o feijão no dia anterior, para que ele fique bastante tempo de molho e alcance o ponto ideal.

8. Caldo de feijão com cenoura: essa receita traz a cenoura incorporada no caldo de feijão. Além desses dois ingredientes, o prato também é composto por cebola, alho, pimenta, tomilho e salsinha. Servido em dias mais gelados, esse caldinho chega muito perto da perfeição!

9. Caldo de feijão com ovo de codorna: que tal acrescentar ovo de codorna no seu caldo de feijão? Pode parecer estranho à primeira vista, mas o sabor é surpreendente! Para isso, cozinhe o feijão, bata-o no liquidificador e reserve. Depois disso, refogue os demais ingredientes até dourar. Acrescente o feijão batido e o ovo, deixe engrossar e prontinho!

10. Caldo de feijão com feijão pronto: é possível, sim, fazer um delicioso caldinho de feijão mesmo sem saber preparar o grão. Escolha a sua opção preferida no supermercado, tempere com alho, cebola, sal, pimenta e os seus temperos favoritos e delicie-se sem moderação!

Receitas de caldo de feijão preto

Foto: Reprodução / Panelaterapia

11. Caldo de feijão preto com linguiça: essa versão leva feijão preto, linguiça, alho, azeite e sal. Comece fritando a linguiça e refogando os outros ingredientes. Depois, deixe o feijão ferver e retire uma quantidade para bater no liquidificador. Por fim, é só juntar tudo e servir!

12. Caldo de feijão preto com bacon: sabe aquela receita que agrada todo mundo? Esse caldinho de feijão preto com bacon é assim! Você ainda pode utilizar o feijão que sobrou do dia anterior para o preparo, evitando o desperdício e ainda criando um novo e delicioso prato.

13. Caldo de feijão preto com bacon crocante: se você é louco por bacon, preste bastante atenção nessa opção. O passo a passo ensina a fazer um bacon crocante e sequinho, utilizando apenas o microondas e algumas folhas de papel toalha. É fácil, rápido e mega gostoso!

14. Caldo de feijão preto bem temperado: essa receita é para quem não abre mão de uma refeição bem temperada e que marca presença. Anote os ingredientes: alho, pimentão, cebola, cebolinha, salsinha, pimenta-dedo-de-moça, páprica, orégano, sal, óleo e pimenta-do-reino.

15. Caldo de feijão preto com carne seca: o caldo de feijão pode ficar ainda mais saboroso com carne seca. Utilize também bacon e pedacinhos de torresmo para potencializar o sabor. Para o tempero, separe cebola ralada, alho picado, cebolinha, folha de louro, sal e pimenta.

16. Caldo de feijão reaproveitado da feijoada: sabe aquela feijoada que sobrou do final de semana? Você pode reaproveitá-la e preparar um caldo novinho em folha! Outra opção legal é servir esse prato como uma entrada, enquanto os convidados esperam a feijoada ficar pronta. Finalize com um toque de pimenta para fechar com estilo.

Receitas de caldo de feijão branco

Foto: Reprodução / Sabor sonoro

17. Caldo de feijão branco com queijo: aqui está uma versão de caldo para os apaixonados por queijo. Ela também leva feijão branco, creme de leite, pimenta-do-reino branca, alho, cebola, azeite, sal e folhas de sálvia. Se você gosta de um caldo com a textura mais levinha, utilize um mixer ou liquidificador.

18. Caldo de feijão branco com calabresa e paio: para reproduzir esse prato na sua casa, você vai precisar de feijão branco, calabresa, paio, sal e pimenta a gosto. Uma dica importante é deixar o feijão de molho por cerca de uma hora antes de começar o passo a passo.

19. Caldo de feijão branco com nori: se você ainda não conhece, o nori é uma folhinha feita de algas marinhas que tem um sabor muito especial. Com essa receita, você vai aprender a utilizar esse ingrediente em um delicioso e cremoso caldo de feijão branco. Outra vantagem desse prato é que ele não leva glúten e ainda é vegano!

20. Caldo de feijão branco com tomate: essa é uma receita supersimples e que vai bem com tudo. Em meia hora você tem um resultado incrível, que pode ser servido com um filé ou peixe grelhado. Os principais ingredientes para o preparo são feijão, pimentão, alho-poró e tomate.

21. Caldo de feijão branco com mandioca: a lista de ingredientes desse caldo é um pouco extensa, mas o passo a passo é moleza! O sabor da mandioca, combinado com o bacon e a linguiça fazem com que ele seja uma opção inesquecível. Capriche também no tempero!

Com essas deliciosas receitas de caldo de feijão, você já pode sair testando cada uma das opções para saborear quando quiser. Em um dia chuvoso, esse prato é a perfeição! Agora, que tal aprender a fazer um arroz cremoso maravilhoso e arrasar no preparo dessa combinação clássica?

PARA VOCÊ