18 receitas de caldo de frango para acentuar o sabor das suas refeições

Escrito por                          

O caldo de frango é uma receitinha bastante prática e que serve como um coringa. Ele pode ser utilizado no preparo das refeições ou para incrementar os seus alimentos favoritos e fica bem, até mesmo, como prato principal – acompanhado de legumes, por exemplo.

Um bom caldo de frango pode substituir facilmente os caldos de galinha industrializados, já que cumpre a mesma função de maneira muito mais saudável. Além disso, você consegue ter controle dos alimentos que serão utilizados no preparo, podendo dar o seu toque particular.

Para aprender a cozinhar o melhor caldo de frango da sua vida, veja as receitas abaixo.

Receitas simples de caldo de frango

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Caldo de frango com batata: essa é uma receita que acrescenta batata ao caldo de frango, deixando-o mais cremoso e com um gostinho incrível. O passo a passo sugere, também, alguns ingredientes para temperar o prato, como o azeite, o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino.

2. Caldo de frango com cenoura: aqui, a cenoura é quem acompanha o frango, que é temperado com sálvia, alecrim e tomilho. Acrescente os ingredientes em uma panela com água, deixe cozinhar e coe o caldo. O frango que sobrou pode ser utilizado em outras receitas.

3. Caldo de frango com milho: o milho é um ingrediente que traz para o prato aquele gostinho único de comida caipira. Confira o passo a passo e aprenda, sem complicações, a preparar um caldo de frango muito gostoso, bem temperadinho e que vai aquecer o seu coração.

4. Caldo de frango com mandioca: a mandioca, além de ter um sabor maravilhoso, é um alimento que satisfaz a fome e mantem a saciedade por mais tempo. Para preparar essa opção de caldo, você também vai precisar de um mix de ervas, frango desfiado e pimenta-de-cheiro.

5. Caldo de mandioquinha com frango: o segredo para preparar essa receita é bater todos os ingredientes no liquidificador. Dessa maneira, o caldo vai ter um resultado bem cremoso e consistente. Utilize curry, alho, cebola, louro, pimenta e alecrim para temperar e capriche.

6. Caldo de abóbora com frango: aqui está outra opção certeira e muito gostosa de caldo de frango. O passo a passo leva feijão branco, cenoura, abóbora e peito de frango. O tempero fica por conta do sal, do tomilho, do alho, da pimenta e da cebola. Não deixe de experimentar!

7. Caldo de legumes com frango: essa é uma opção básica, que te auxilia no preparo das refeições do dia a dia. Para fazê-la, você pode utilizar aquele frango assado que sobrou do dia anterior e está dando bobeira na geladeira. Reaproveite os ingredientes e economize!

8. Caldo de frango rápido: se você dá preferência a receitas rápidas e práticas, vai amar essa opção. O primeiro passo é acrescentar o frango em uma panela cheia de água. Deixe ferver e acrescente os vegetais, até que tudo cozinhe bem. Por último, é só peneirar o frango.

9. Caldo de frango na panela de pressão: essa é uma receita que, além de ter um ótimo resultado, rende bastante. Os ingredientes necessários para o preparo são o frango, a cenoura, o alho e a cebola. O tempero, aqui, é feito com folha de louro, tomilho e pimenta.

Receitas especiais de caldo de frango

Foto: Reprodução / Torrada torrada

10. Caldo de frango com vinho: aprenda a preparar um caldo de frango especial, que acompanha vinho branco. Você também vai precisar de cebola, cenoura, alho e azeite. Uma dica é usar as partes do frango que você não gosta tanto, já que você só vai ficar com o caldo.

11. Caldo de frango com shitake seco: o shitake seco é supergostoso e dá um toque sofisticado ao prato. Leve todos os ingredientes a uma panela e refogue os legumes. Depois, acrescente a água e o frango na mesma panela. Deixe cozinhar por uma hora e coe.

12. Caldo de frango com alho-poró: aqui, o caldo leva cebola, alho, cenoura, batata e frango. Para dar um sabor a mais, aposte no colorau e no caldo de legumes. O resultado final é um caldo de frango bem grossinho e aconchegante – perfeito para os dias mais frios.

13. Caldo de frango bem temperado: o segredo dessa opção está na hora de temperar o caldo. Utilize salsão, cebola, alho-poró, folha de louro, pimenta branca e salsa. Para um resultado ainda mais gostoso, dê preferência aos ingredientes frescos e orgânicos.

14. Caldo de frango assado: que tal aproveitar aquele frango que sobrou do almoço de domingo? Evite o desperdício e prepare esse caldo delicioso que vai te ajudar a continuar fazendo refeições incríveis. O sabor final é espetacular e vai conquistar todo mundo na mesa!

15. Caldo de frango caipira: o frango caipira tem um sabor bem mais marcante que o tradicional, o que torna essa opção muito interessante. Para preparar essa receita na sua casa, tenha em mãos cebola, cenoura, salsão, pimenta, alho, extrato de tomate e o frango.

16. Caldo de frango oriental: essa receita conta com um tempero bem diferenciado e que não passa despercebido. O segredo está na escolha dos condimentos, que mistura doce e salgado e dá um leve toque de acidez. Para alcançar esse resultado, utilize gengibre e malagueta.

17. Caldo de frango econômico: essa receita é a prova de que dá, sim, para aproveitar todas as partes do frango. O caldo, aqui, é feito com a carcaça da carne e o resultado é tão gostoso quanto qualquer outro dessa lista. Saia da sua zona de conforto e se surpreenda!

18. Caldo de frango low carb: se você está em busca de uma dieta equilibrada, essa é a opção ideal. A receita leva cenoura, cebola, couve-flor e frango desfiado. O tempero fica por conta da salsinha, do sal e da pimenta. Quem foi que disse que é difícil ter uma vida mais saudável?

Agora que você já sabe os segredos para preparar um bom caldo de frango, chega de desculpas. Seja como acompanhamento ou prato principal, ele é sempre um acerto! Aproveite também a carne que sobrou e faça outras receitas incríveis, como essas de filé e torta de frango.

PARA VOCÊ