23 receitas de caldo de legumes para fugir das opções industrializadas

Escrito por                          

As receitas de caldo de legumes são saborosas, nutritivas e sem aquela quantidade extrema de sódio – diferente dos caldos industrializados.

Seja para fazer sopa, para dar um up no risoto ou para hidratar cuscuz, esses caldos de legumes podem ser uma mão na roda para te ajudar no preparo de seus pratos. Experimente!

Caldos de legumes básicos

iStock

1. Caldo de legumes clássico: esse caldo serve de base para muitas receitas, além de ser prático e rápido de fazer. Separe cenouras, alho-poró ou salsão, cebola, água, louro, cravos-da-Índia e pimenta-do-reino e comece a trabalhar. Você pode congelar por até 3 meses ou manter na geladeira por 5 dias.

2. Caldo de legumes simples: com água, legumes e verduras variados e também folhas, caules, cascas, sementes e talos, você consegue preparar esse caldo caseiro. Coloque tudo em uma panela e cubra com água. Deixe ferver por meia hora em fogo baixo. Pronto!

3. Caldo de legumes em 30 minutos: aprenda a preparar uma receita que fica pronta em meia hora e leva apenas cenouras, talos e folhas de salsão, cebola, louro, pimenta-do-reino e água. As quantidades indicadas rendem um litro de caldo.

4. Caldo de legumes com cravo: é mais fácil preparar um caldo do que parece. Anote os ingredientes – cenouras, cebolas, dentes de alho, folhas de salsão, alho-poró, salsinha, louro, cravo-da-Índia, pimenta-do-reino e água filtrada – e mãos à obra.

5. Caldo de legumes com erva-doce: os caldos industrializados não fazem bem para a saúde, então, preparar o seu próprio em casa não só realça o sabor de seus pratos, como também traz mais saúde às suas refeições. Esse aqui leva ingredientes que você normalmente tem em casa e rende 4 litros.

6. Caldo de legumes com canela: cenouras com casca, talos e folhas de salsão, cebola roxa, alho-poró, dentes de alho, folhas de louro, cebolinha, salsinha, ramos de ervas frescas, sementes de pimenta-do-reino, cravos, canela e água gelada são os ingredientes que compõem essa receita.

7. Caldo de legumes com tomilho: esse caldo leva apenas seis ingredientes! Com cebola, cenoura, salsão, alho, tomilho e louro, você pode preparar um caldo de vegetais que pode ser usado para preparar risotos, polenta, arroz e mais.

8. Caldo de legumes com mix de ervas: prepare este caldo que leva cebola, alho, cenoura, alho-poró, salsinha, alecrim, louro, cravos-da-Índia, mostarda amarela, mostarda negra, pimenta-do-reino, endro, coentro e cominho e fica pronto em apenas meia hora.

9. Caldo de legumes com cúrcuma: fácil e muito saboroso, esse caldo de legumes com mix de ervas vai te fazer dar adeus aos caldos industrializados, acrescentando muito mais sabor nas comidas do dia a dia. Confira a receita!

10. Caldo de legumes com manjericão: se você tiver cenoura, cebola, pimenta, salsão, alho e ervas frescas – como manjericão, salsinha, coentro, alecrim, tomilho e outros -, já tem tudo que precisa para preparar esse caldo. Entretanto, outros ingredientes podem ser adicionados… alho-poró, tomate, abobrinha e brócolis são só algumas sugestões.

11. Caldo de legumes com noz-moscada: aqui, você vai precisar de cenouras, talos de salsão, cebola, folhas de louro, cravos-da-Índia, grão de pimenta-do-reino, noz-moscada e água filtrada. O preparo fica delicioso e combina com diferentes pratos!

Caldos de legumes diferentes

iStock

12. Caldo de legumes com beterraba: quem é fã de beterraba, não pode deixar de experimentar essa receita. Além desse ingrediente, abobrinha, cenoura, salsinha, mandioquinha, salsão, cebola, alho, orégano, pimenta-do-reino, tabasco e água completam o preparo.

13. Caldo de legumes com tomate: pode ser que você não tenha disposição para preparar seu caldo de maneira totalmente caseira, mas vale a pena tirar um tempinho e repensar. Essa opção leva cebola, alho, tomate, salsão, cebolinha, salsinha, tomilho, manjericão, louro, cenoura e cravos-da-Índia.

14. Caldo de legumes concentrado: para fazer um caldinho concentrado e com sabor mais intenso, é preciso ferver os ingredientes por cerca de duas horas. Separe cebola, cenoura, salsão, louro, alho, pimenta e salsinha.

15. Caldo de legumes com cenoura e alho-poró: para preparar essa receita, você vai precisar de cebola, cenouras, alho-poró, pimenta-do-reino, cravos-da-Índia, louro e água. A receita rende mais de 1 litro de caldo!

16. Caldo de legumes com espinafre e pimentão: adicione um sabor especial a suas receitas com esse caldo de legumes caseiro que leva espinafre e pimentão. Você não vai se arrepender de ter parado de usar as opções em tablete!

17. Caldo verde de legumes: além de econômico, esse caldo de legumes ainda é feito sem adição de óleo. O resultado é leve e gostoso e a receita é superfácil de preparar – você vai precisar apenas de uma horinha.

18. Caldo de legumes e parmesão: as quantidades sugeridas para os ingredientes dessa receita rendem uma bela quantidade de caldo, então, se quiser fazer menos, reduza as quantidades proporcionalmente. Prepare os legumes e refogue-os no azeite e no alho e adicione água, parmesão e os temperos.

19. Caldo de legumes com abobrinha: essa receita leva apenas legumes diversos – cenoura, alho-poró, abobrinha, aipo, tomilho, louro e salsa. Pode ser usado também em papinhas de bebê.

20. Caldo de legumes com cogumelos: perfeita para usar em risotos, essa receita de caldo de legumes é feita com cenouras, salsão, cebola, pimenta-do-reino em grãos, tomilho, folhas de louro e cogumelos. Esse último item é a estrela do preparo!

21. Caldo de legumes assados: gostoso, fácil e prático, esse caldo é ótimo para guardar na geladeira e usar em momentos de necessidade. Além disso, você pode aproveitar os talos de vários legumes que normalmente iriam para o lixo.

22. Caldo de legumes com cascas: neste vídeo, você aprende a preparar um caldo de legumes utilizando as cascas de produtos consumidos em receitas anteriores. Além de garantir sabor e saúde nos seus preparos, você também evita o desperdício!

23. Caldo de legumes em tabletes: livre de conservadas, gordura e sódio em excesso, essa receita é feita com legumes variados – cebola, cenoura, salsão, pimentão, batata, tomate, ervilha e abobrinha são os itens sugeridos, mas você pode escolher os que preferir!

Se você não perde a oportunidade de preparar um bom caldinho para aquecer o coração e o estômago, aprenda receitas de caldo de feijão, caldo de camarão e caldo verde.

PARA VOCÊ