10 receitas de caldo de mocotó que são uma boa pedida para o inverno

Escrito por                          

Muito presentes no Nordeste e também no Rio de Janeiro, essas receitas de caldo de mocotó são fáceis de fazer, absurdamente saborosas e, ainda, ricas em vitaminas, antioxidantes e colágeno. Aprenda a preparar esse prato que é conhecido também por funcionar como calmante natural e por ser afrodisíaco, aumentando a disposição sexual! Aproveite!

1. Caldo de mocotó tradicional

Essa receita já começa com uma dica importante: coloque seu mocotó de molho na água fervendo antes de prepará-lo, assim, você ganha tempo de cozimento! Além do mocotó, você vai precisar também de cebola, colorau, alho temperado, alho tradicional, tabletes de caldo de picanha e amido de milho.

2. Caldo de mocotó fácil

Simples, mas deliciosa, essa receita possui um passo a passo tranquilo de seguir. Na hora de comprar os pés do boi, prefira uma peça de pele mais clara – isso facilita na hora de higienizar a carne – e peça para que eles sejam cortados em um largura de mais ou menos dois dedos.

3. Caldo de mocotó com mandioca

O diferencial dessa receita está na mandioca utilizada para preparar o caldo de mocotó. Por causa dela, o resultado fica mais saboroso e muito mais cremoso também! Além disso, separe também cebola, tomates, cheiro-verde, caldo de galinha, água, extrato de tomate, colorau, louro, alho, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, azeite e sal.

4. Caldo de mocotó com batata

Aqui, basta colocar todos os ingredientes diretamente na panela e ir incrementando com caldo de frango. A adição da batata garante, principalmente, uma textura incrível e o hortelã é responsável por dar um sabor especial. Ainda, você pode servir seu caldo de mocotó ao lado de uma farofinha – ou farinha – deliciosa.

5. Caldo de mocotó na panela de pressão

Fácil, maravilhoso e rico em colágeno – ajudando a previnir o envelhecimento -, esse caldo de mocotó leva também tomates, cebola, pimentão, cheiro-verde, molho de tomate, sal, alho, tempero baiano, pimenta-do-reino e orégano, além, é claro, dos pés do boi.

6. Caldo de mocotó desossado

A proposta dessa receita é servir um caldo de mocotó triturado em uma mistura homogênea. Então, comece refogando e cozinhando os pés do boi na cebola, no alho e no colorau. Enquanto isso, prepare um outro refogado com os demais ingredientes. Por último, desosse o mocotó e misture tudo no triturador.

7. Caldo de mocotó com toque de açafrão

Essa é mais uma receita que opta por bater todos os ingredientes no liquidificador, mas você deve começar cozinhando o mocotó para que seja fácil de desossá-lo. Depois de retirar os ossos, leve a carne e o caldo de cozimento para triturar. Por último, incremente o preparo com temperos diversos na frigideira.

8. Caldo de mocotó na banha de porco

Chegou a hora de aprender a preparar um caldo de mocotó bem molinho e muito saboroso. A receita é simples e superfácil de fazer, mas possui um segredinho responsável por trazer muita personalidade à receita: use banha de porco para fritar o alho!

9. Caldo de mocotó com coentro e salsinha

Essa receita é dividida em duas partes. Para a primeira etapa, separe mocotó, cebola, dentes de alho, óleo, água, colorau, coentro seco e sal. Depois, para a segunda etapa, tenha em mãos bastante água, farinha de trigo, caldo de galinha e temperos variados, como salsinha, cebola, coentro e sal.

10. Caldo de mocotó com louro

Fácil de fazer, esse caldo de mocotó vai impressionar sua família e fazer sucesso com seus amigos. Aqui, você vai precisar apenas de cebola cortada em cubinhos, tomate maduro sem pele e sem sementes picadinho, alho amassado, colorau, coentro, pimenta-do-reino, sal, louro, água e a estrela da receita – o mocotó!

Caldo de mocotó é apenas um dos pratos que podem ser preparados com essa parte do boi, então, confira mais receitas de mocotó para aproveitar todo o sabor do ingrediente.

PARA VOCÊ