13 receitas de canja de frango que vão trazer calor para dias gelados

Escrito por                          

O inverno chegou e você quer uma comidinha reconfortante e quentinha para lidar com as temperaturas baixas? Então, conheça essas receitas de canja de frango que, além de fáceis e práticas de fazer, são deliciosas. Com ou sem panela de pressão, com arroz branco ou integral e com legumes variados, são muitas as opções presentes nessa lista. Você pode experimentar cada uma delas!

1. Canja de frango em pedaços

Em uma panela de pressão, adicione óleo, cebola e alho e refogue. Depois, acrescente o peito de frango cortado em pedaços e tempere com pimenta-do-reino e caldo de galinha. Incremente com cenoura, tomate, batata, extrato de tomate e salsinha e misture bem. Inclua a água e sal e deixe na pressão por 10 minutos. Então, junte o arroz ainda cru e espere cozinhar.

2. Canja de frango com cenoura ralada

O primeiro passo dessa receita é fritar o frango já temperado com alho e sal no azeite dentro da panela de pressão. Então, acrescente a cenoura, cubra tudo com água e acerte o sal. Depois de 15 minutinhos na pressão, você pode retirar os ossos dos pedaços de frango, se quiser, e em seguida colocar o arroz para cozinhar junto com os outros ingredientes.

3. Canja de frango sem panela de pressão

Os ingredientes dessa receita são peito de frango, arroz, batata, cenoura, cebola, alho, folhas de louro, talos de salsão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Faça chuva ou faça sol, essa canja de frango é a pedida certa para uma jantinha rápida, simples e muito gostosa. Teste a receita em casa!

4. Canja de frango na panela elétrica

Em apenas 8 minutinhos, você prepara uma canja de frango muito gostosa e prática. Para isso, basta colocar todos os ingredientes dentro da panela de pressão elétrica, misturar bem, tampar e colocar a válvula na posição de pressão. Em seguida, programe a função arroz e ajuste o tempo para 8 minutos. Agora, é só esperar!

5. Canja de frango com arroz cozido

Aqui, coloque o frango em pedaços para cozinhar num caldo de legumes com cebola, cenoura, salsinha, tomate e o tempero de sua preferência. Depois, use o mesmo caldo para cozinhar mais cenoura e batata e, enquanto isso, desfie o frango. Junte todos os ingredientes – inclusive arroz cozido – e finalize com salsinha.

6. Canja de frango com arroz integral

Que tal preparar uma versão da tradicional canja de frango com arroz integral? Mais nutritiva e menos calórica, essa opção ainda leva cebola, dentes de alho, tempero versátil, folha de louro, peito de frango em cubos, abóbora, cenoura, batata, mandioquinha, batata doce e abobrinha. Você vai adorar!

7. Canja de frango com macarrão

Para fazer essa boa e tradicional canja de frango, você vai precisar de água, frango, tomate, louro, sal, azeite, alho, mandioquinha, cenoura, arroz, colorau em pó, ervilha fresca congelada e cebolinha. Separe os ingredientes e corra para a cozinha: essa receita pode deixar seu dia muito melhor!

8. Canja de frango com inhame

Comece refogando os pedaços de frango na cebola com azeite até dourar. Então, cubra com água, adicione sal e tomate e espere ferver. Em seguida, abaixe o fogo e adicione arroz, inhame e cenoura e deixe cozinhar. Por último, finalize com folhas de hortelã para dar mais sabor.

9. Canja de frango com queijo ralado

Sobrecoxas de frango, cebola, cenouras, batatas, tomates, dentes de alho, arroz, cheiro-verde, queijo parmesão, sal e pimenta são os ingredientes que compõem essa receita. Apesar de ser perfeita para dias frios, você pode fazê-la quando quiser – de dia, de noite, no inverno, no verão, na sua casa ou em qualquer lugar em que estiver!

10. Canja de frango cremosa

Em uma panela, adicione os ingredientes nessa ordem: óleo, cebola, salsão, peito de frango, tomates, cenoura, água, tabletes de caldo de galinha, arroz, batata e mais água. É importante respeitar o tempo de cozimento de cada ingrediente, então, veja o vídeo acima e siga o passo a passo corretamente. Finalize o preparo com salsinha ou cebolinha.

11. Canja de frango low carb

Sabia que é possível preparar uma canja de frango low carb usando apenas quatro ingredientes e os temperos de sua preferência? Com asinhas de frango, cenoura, cebola e couve-flor, você faz uma receita deliciosa! Além disso, as sugestões de tempero são sal, pimenta-do-reino, páprica e tomilho seco.

12. Canja de frango funcional

O nome “canja funcional” pode te deixar com o pé atrás, mas simplesmente quer dizer que alguns ingredientes tradicionais foram substituídos por opções mais nutritivas. Por exemplo, no lugar do arroz, você vai usar quinoa; ao invés de fazer a receita com batata inglesa, opte pela batata doce; e troque o sal branco por sal rosa-do-Himalaia. Ainda, acrescente couve para um resultado mais rico em vitaminas.

13. Canja de frango cura-gripe

Em uma panela, coloque cebola, gengibre, canela, pimenta dedo-de-moça, cenoura, peito de frango com osso, sal, raspas e suco de laranja, suco de limão e água e deixe cozinhar durante uma hora. Despeje apenas o caldo desse primeiro preparo em outra panela, com o auxílio de um coador, e acrescente o arroz cru, o frango já cozido e pimenta. Espere alguns minutos e, quando o arroz estiver no ponto, é só desligar e servir!

Para ampliar as possibilidades de comidas quentes no seu dia a dia, aprenda a preparar também receitas de chocolate quente e sopa de legumes com frango.

PARA VOCÊ