7 receitas de cannoli que vão fazer você se sentir na Itália

Escrito por                          

O cannoli é um doce de origem italiana, que surgiu, mais especificamente, na Sicília. Essa sobremesa consiste em uma massinha frita em forma de tubo que é tradicionalmente recheada com ricota, mas pode ser recheada com outros ingredientes também, como doce de leite e creme de avelã, por exemplo.

O doce é muito popular nos Estados Unidos, lá você pode encontrá-lo em várias confeitarias ou pode até mesmo comprar a massinha pronta no mercado para rechear em casa. Mas, aqui no Brasil, é mais difícil.

Não é um doce fácil de ser encontrado em nosso país, então, se você gosta muito de cannoli ou tem muita vontade de experimentar, precisa aprender a fazer em casa. Confira sete receitas de cannoli e comece a cozinhar.

1. Cannoli de ricota, raspas de laranja e chocolate

Foto: Reprodução / Blog do Bom Gosto

Os ingredientes principais do recheio de um cannoli são, normalmente, ricota, raspas de laranja e gotas de chocolate, como nessa receita. Já a massa, leva farinha, ovos, manteiga, canela, chocolate em pó e, para deixar o prato ainda mais especial, vinho tinto e cachaça. Faça o recheio primeiro, deixe descansando enquanto faz a massa e depois preencha os canudos já fritos!

2. Cannoli com massa de casquinha de sorvete

Foto: Reprodução / 2Nuts4Spices

Não é fácil encontrar cannolis prontos aqui no Brasil, então, como alternativa, temos que ser criativos. Nessa receita, a massa tradicional foi substituída por tubos de casquinha de sorvete! O recheio ficou por conta da ricota, do chocolate meio amargo e de um doce de casca de laranja. Essa receita é muito rápida, você só precisa preparar o recheio e colocá-lo nos tubinhos.

3. Cannoli crocante

Aqui, você vai aprender a fazer outra massa, que vai deixar seu doce muito crocante! Além disso, vai aprender também um jeitinho diferente de montar e fritar o cannoli. O recheio não é nem um pouco tradicional, ele é feito, nessa receita, com creme de avelã, chocolate granulado e açúcar de confeiteiro para decorar.

4. Cannoli com ricota, suco de limão e iogurte

A dica para uma massa bem macia, como a dessa receita, é passá-la várias vezes naqueles cilindros para massa. Outro ponto importante é o uso do vinho branco, ele é um ingrediente necessário para conseguir o sabor desejado. Para o recheio, você vai aprender a deixar a ricota mais macia e leve e vai misturá-la com açúcar, suco de limão e iogurte.

5. Cannoli com recheio de doce de leite

O mais legal de incorporar receitas estrangeiras em nosso país, é que sempre podemos deixá-las com a nossa cara. E o doce de leite é um ingrediente muito típico e muito tradicional no Brasil! Ele foi usado nessa receita como recheio de um cannoli que ainda leva chocolate em pó na massa. Existe mistura mais gostosa?

6. Cannoli com ricota e frutas cristalizadas

Os ingredientes para a massa desse cannoli são: farinha de trigo, ovos, manteiga, açúcar, cacau em pó, sal, vinho branco seco e, aparecendo como uma novidade, café em pó. Já o recheio leva ricota, frutas cristalizadas, chocolate meio amargo e açúcar e, para decorar, cerejas em calda e açúcar de confeiteiro. Você pode fazer os cannolis fritos ou assados!

7. Cannoli com Nutella

Por último, aprenda a fazer um recheio com dois ingredientes: ricota e Nutella. Você vai bater bem a ricota, deixando-a o mais cremosa possível, depois, é só misturar a Nutella e bater mais um pouquinho. Recheie os cannolis e saboreie!

A culinária italiana é muito rica em sabor e em variedade, por isso, você pode aprender diversos outros pratos que tenham origem nesse país. Confira receitas de canelone, de polpetone, de parmegiana e de tiramisù para incorporar ainda mais a Itália em sua cozinha.

PARA VOCÊ