20 receitas de caponata de berinjela para uma entrada deliciosa

Escrito por                          

Caponata é um antepasto típico da região da Sicília. Feito tradicionalmente com berinjela salteada em um refogado de cebola e tomate em azeite, temperado com vinagre, alcaparras e açúcar, é um prato ótimo para servir como entrada junto com pão fresco ou torradas. Confira a seguir algumas receitas de caponata de berinjela para experimentar esse prato italiano delicioso:

Caponata de berinjela simples

1. Caponata de berinjela e abobrinha: de forma simples e rápida, esse passo a passo mostra como fazer uma deliciosa caponata de berinjela com abobrinha. Junto com a noz-moscada, passas, nozes, cebola, orégano e alho, essa receita tem tudo para surpreender seus convidados.

2. Caponata de berinjela e pimentão: essa receita traz o pimentão e o molho shoyu como um acréscimo à caponata. Além de dar um diferencial para o sabor, o pimentão concede uma cor mais bonita e alegre ao prato.

3. Caponata de berinjela e banana: já pensou em utilizar casca de banana verde na sua caponata? Além de utilizar um ingrediente que muitas vezes é descartado, esse passo a passo ensina a fazer biomassa com a banana, aproveitando-a por completo.

4. Caponata de berinjela com molho de tomate: sobrou berinjela e abobrinha na geladeira e você não sabe o que fazer? Esse passo a passo junta esses dois ingredientes para criar uma caponata deliciosa para servir como entrada.

5. Caponata de berinjela com azeitona: para os amantes da azeitona, essa é a receita ideal! Com berinjela, pimentão, passas e azeitona na quantidade que te agrade, essa caponata traz uma explosão de sabores.

6. Caponata de berinjela com orégano: sua primeira vez fazendo esse prato? Esse passo a passo mostra detalhadamente o processo para cozinhar uma caponata deliciosa de berinjela com azeitona, passas, pimentão, cebola e orégano.

7. Caponata de berinjela ao forno: com pimentão, berinjela, cebola, orégano e passas, essa receita se diferencia pelo modo de preparo. Ao invés de refogar os ingredientes, eles são picados e colocados no forno. Um passo a passo rápido e gostoso.

8. Caponata de berinjela frita: o grande diferencial dessa receita é a berinjela frita com o restante dos ingredientes refogados. Além de poder ser utilizada como um antepasto, é uma boa opção para comer com macarrão ou como um complemento da comida.

9. Caponata de berinjela agridoce: misturar salgado com doce sempre é uma delícia. Com açúcar e passas, essa receita traz um toque de agridoce para a caponata. Junto com salsão, cebola, tomate pelado, azeitona, alcaparra, nozes e manjericão, esse prato é uma explosão de sabores que vai agradar a todos na hora de servir.

Caponata de berinjela com ingredientes especiais

10. Caponata de berinjela com limão siciliano: aqui, o grande diferencial é o limão siciliano e o pinholes acrescentados à receita. Além de esse passo a passo mostrar com detalhes a execução da caponata, ele também mostra como fazer uma torrada deliciosa para servir junto a ela.

11. Caponata de berinjela com tomate pelado: tomate pelado com berinjela? Essa receita traz a combinação deliciosa desses dois ingredientes junto com passas, cebola, alcaparras e salsinha. Uma boa opção pra quem adora usar tomate pelado nos pratos.

12. Caponata de berinjela com cebola roxa: com pouco mais de um minuto, esse passo a passo mostra de forma prática como fazer uma caponata de berinjela com cebola roxa, salsinha, azeitona, alcaparras e tomate. Uma ótima opção para quem quer uma receita rápida e gostosa para servir como entrada.

13. Caponata de berinjela com cebola de conserva: além de trazer a cebola de conserva como um diferencial no sabor desse prato, esse passo a passo é ótimo para quem quer manter a caponata em conserva por mais tempo. Boa ideia para ter sempre uma opção de aperitivo guardado para todos momentos.

14. Caponata de berinjela com alcaparra: apesar de a alcaparra aparecer em outras receitas, o diferencial aqui é o tapenade desse ingrediente com azeitonas. Junto com a berinjela, cebola, pimenta, orégano e alho, essa é mais uma opção de caponata deliciosa.

15. Caponata de berinjela com pistache: querendo inovar na receita de caponata de berinjela? Essa é uma ótima opção! Além de trazer uma grande variedade de ingredientes, esse passo a passo tem hortelã e pistache como grande diferencial do prato.

16. Caponata de berinjela com uva-passa: se você gosta de receitas práticas e rápidas, esse é o passo a passo ideal para você! Em trinta segundos você aprende a fazer uma caponata gostosa com pimentão, cebola, passas, salsão, pinoli, azeitonas, açúcar e orégano.

17. Caponata de berinjela com uva-passa branca: aqui, diferente de muitas receitas, os ingredientes não são refogados, mas sim levados ao forno. Com dicas preciosas na hora de assar, essa é mais uma opção deliciosa de caponata de berinjela com passas brancas.

18. Caponata de berinjela com amêndoas: além de usar dois tipos de passas, o grande diferencial desse prato são as amêndoas que dão um toque crocante e gostoso à caponata. Mais um passo a passo ótimo e detalhado sobre como executar todas as etapas dessa receita.

19. Caponata de berinjela com nozes: para os amantes de nozes, que tal acrescentar esse ingrediente à caponata de berinjela? Junto com cebola roxa, pimentão, tomate, extrato de tomate e azeitonas, essa receita vai fazer sucesso na hora de servir seus amigos e familiares.

20. Caponata de berinjela com castanha-do-Pará: pensou que não dava mais para inovar nessa receita? Aqui, ameixa e castanha-do-pará são acrescentados aos demais ingredientes dando um sabor único e incrível para esse prato.

São várias as receitas de caponata de berinjela, basta escolher os ingredientes que mais te agradam e servir essa receita italiana para seus convidados. Além de delicioso, esse prato pode ser mantida em conserva por um bom tempo. Veja também receitas de antepasto de berinjela e de berinjela em conserva.

PARA VOCÊ