32 receitas de caponata para você aprender mais da arte italiana

Escrito por    

A caponata é uma receita italiana bem tradicional que prepara uma espécie de antepasto de berinjela para ser comido junto com pães, massas, torradas e demais entradas.

Continua após o anúncio

Preparar esse prato é bem simples, porque basta você cortar bem os ingredientes e depois misturá-los. A diferença é que no Brasil essa receita passou por várias transformações, tendo caponatas feitas até sem berinjela, por exemplo.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas de caponata para você preparar em uma entrada, ou como molho e recheio para algum prato especial.

Caponata de berinjela

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

1. Caponata saudável: uma possibilidade bem saudável de você preparar o seu antepasto. Para fazer essa delícia, é preciso usar ingredientes como a berinjela, cebola, alho, pimentão vermelho e amarelo, uva passa, salsinha, azeite, água, sal e pimenta do reino.

2. Caponata italiana: uma receita deliciosa e bem tradicional italiana, para você aprender como esse prato é feito no seu local de origem. Você vai precisar de berinjela, pimentão vermelho e amarelo, abobrinha, passas claras sem sementes, nozes, alho com casca, mel, mostarda dijon, vinagre de vinho branco, azeite, tomilho, orégano, sal e pimenta do reino.

3. Caponata com uva passa: receita super gostosa e bem simples de ser preparada para aquelas pessoas que amam uva passas. Para fazer essa delícia, você vai precisar de berinjela, cebola, alho, tomate pelati, uva passa, alcaparras, pimenta calabresa, açúcar, sal, pimenta do reino e um pouco de salsinha. Fica muito bom.

4. Caponata com cebola roxa: a caponata é uma mistura de temperos e legumes muito especial e a cebola roxa vem para diferenciar um pouco a receita tradicional e trazer novos sabores. Neste prato você vai usar o pimentão vermelho e amarelo, a berinjela, azeitonas pretas, vinho branco seco, vinagre balsâmico, castanhas, manjericão e outros ingredientes.

5. Caponata com molho shoyu: agora é hora de aprender a fazer um delicioso antepasto com o sabor inesquecível do molho shoyu. Além dele, a receita também leva cebola, pimentão vermelho e verde, tomate, alho, óleo vegetal, vinagre balsâmico, pimenta do reino, azeite de oliva extra virgem, óregano seco, sal e a berinjela.

6. Caponata com abobrinha: uma mistura muito rica para preparar esse prato é usar a berinjela combinada com a abobrinha, e é isso que você vai aprender nesta receita. Para prepará-la, você vai precisar de azeite, alho triturado, cebola, orégano, noz moscada, sal, uvas passas e nozes picadas. Fica muito gostoso.

Continua após o anúncio

7. Caponata funcional: se você gosta de uma receita diferente, mas ainda quer manter a forma, o corpo bonito e a saúde em dia, esse antepasto é a solução para os seus problemas. Para preparar essa delícia, você vai precisar de ingredientes como as alcaparras, o azeite de oliva extra virgem, a casca da banana da terra e outros.

8. Caponata com açúcar mascavo: uma receita bem especial e super simples de ser preparada para você oferecer em uma entrada no jantar especial que for servir em sua casa. O preparo deste prato é feito com pimentões, cebola, alho, açúcar mascavo, vinagre de vinho tinto, azeite, sal, pimenta do reino e pimenta calabresa.

9. Caponata de microondas: receita bem simples e super rápida de ser preparada, porque vai direto ao microondas e de lá já sai prontinha para ser devorada. Você vai precisar de berinjela, pimentão vermelho, amarelo e verde, azeitonas pretas, cebola, uva passa, alho, manjericão, tomilho, orégano, sal e pimenta do reino moída na hora.

10. Caponata vegana: uma receita plenamente vegana, sem nada de proteína animal, para você comer sem medo de ser feliz junto com um pão, torrada, ou massa da sua preferência. Para preparar este prato, vai precisar de berinjela, cebola, orégano desidratado, vinagre de maçã, óleo, sal, azeitona, uva passa, cheiro verde e azeite.

11. Caponata de panela: receita muito simples e deliciosa para preparar aquela entrada maravilhosa para a sua família em uma noite pra lá de especial. Você vai precisar de berinjelas, pimentão vermelho e amarelo, azeitonas, cebola, alho, uvas passas brancas, orégano, sal, manjericão, tomilho, pimenta do reino, vinagre branco e azeite de oliva.

12. Caponata com orégano: mais uma oportunidade de você preparar esse delicioso antepasto típico italiano para agradar a todos em sua casa. Agora é a vez deste que é feito com pimentão, berinjela, cebola, sal, muito orégano, vinagre e azeite. Receita bem simples, fácil de ser preparada e simplesmente maravilhosa.

13. Caponata com alho confit: uma receita feita com alho confit para diferenciar do prato plenamente tradicional. Além dele, você também vai usar berinjela japonesa, tomate sweet grape, aipo, passas e um toque final de vinagre de vinho tinto.

Caponata com sabores marcantes

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

14. Caponata com mostarda dijon: agora é hora de aprender a preparar esse delicioso prato italiano com temperos mais do que especiais, como ocorre com a mostarda Dijon nessa receita maravilhosa. Ela vai junto da berinjela, abobrinha e outros temperos como o alho, azeite, orégano, sal, tomilho, alecrim, mel e pimenta do reino.

15. Caponata com azeitonas: receita também muito bem temperada que combona perfeitamente com um pão italiano de primeira qualidade para você comer até acabar com todo o antepasto da tigela. Você vai precisar de berinjela, pimentão vermelho e amarelo, salsa, alho, cebola, azeitona, alcaparra, uva passa e demais temperos tradicionais.

Continua após o anúncio

16. Caponata com alcaparras: outra possibilidade de você misturar o sabor do antepasto de berinjela com alcaparras, só que agora com ingredientes como o tomate sem sementes, o alho, a cebola, cascas de banana verde cozidas, açúcar demerara, manjericão, orégano, tomilho, azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

17. Caponata com pimenta calabresa: a pimenta do reino possui um sabor forte, presente, muito gostoso, ainda mais para temperar um antepasto como esse que precisa ser bem saboroso para ser servido junto a algum tipo de massa ou pão. Você vai usar nessa receita a berinjela, azeite, uvas passas, semente de mostarda, sal rosa do Himalaia e orégano.

18. Caponata com pimentão vermelho: receita muito apetitosa, simples de ser preparada e que você vai adorar comer junto com um pão bem especial. Para fazer essa delícia é preciso usar ingredientes como o aipo, alho, azeite, berinjela, pimentão vermelho, cebola roxa, extrato de tomate, tomate, nozes e azeitonas.

19. Caponata com pimentão amarelo: agora é hora de aprender uma receita perfeita para comer com torradinhas, biscoitos de água e sal e outras possibilidades como essas. Você vai precisar de berinjela, abobrinha verde, pimentão amarelo, verde e vermelho, salsão, cebola em conserva, tomilho, alho, uva passa, alcaparra, azeitona preta e temperos.

20. Caponata com vinagre de vinho tinto: receita muito simples de ser preparada com vinagre de vinho tinto, berinjelas grandes e cortadas em cubinhos com casca, pimentão amarelo e verde, cebola grande, alho amassado e picadinho, açúcar mascavo, azeite de oliva, sal e pimenta do reino para o tempero final do prato.

21. Caponata com balsâmico: receita de caponata simplesmente maravilhosa para você fazer um aperitivo ou uma entrada daquelas em um encontro de amigos na sua casa. Você vai precisar de ingredientes como a berinjela grande, a abobrinha, cebola, vinagre balsâmico, alho, azeite de oliva, salsinha, sal, pimenta do reino, molho de tomate fresco e água.

22. Caponata com alecrim e tomilho: mais uma possibilidade de receita bem temperada para preparar um antepasto delicioso em pouco tempo e com ingredientes bem fáceis de serem encontrados no mercado. Você vai usar a berinjela, o pimentão, cebola, nozes, alecrim, tomilho, azeite de oliva, sal e pimenta do reino para finalizar.

23. Caponata com folhas de louro: uma possibilidade que leva folhas de louro para ajudar no tempero do prato. Além desse ingrediente, você vai precisar de berinjela, sal, azeite, alho, cebola, pimentão verde e vermelho, e outros temperos especiais.

Caponata em outras receitas

Foto: Reprodução / Gulab

24. Ratattouile de caponata: agora é hora de você aprender receitas bem diferentes de caponata, algumas misturadas em pratos principais, como essa de ratattouile e outras em que a berinjela simplesmente não aparece. Para este prato, você vai precisar de pimentão vermelho e amarelo, tomate, cebola, uva passa, berinjela, abobrinha, sal, pimenta do reino e água.

25. Bruschetta de caponata: o antepasto italiano funciona perfeitamente para você preparar uma bruschetta de respeito, basta você fazer a torrada com o pão italiano e depois adicionar a caponata por cima, como é ensinado nesta deliciosa receita que leva alho, berinjela, tomate, pimentão, azeitona preta, alcaparra e temperos variados.

26. Lasanha de caponata: lasanha deliciosa e muito simples de fazer que usa o antepasto como molho no recheio do prato. Você vai precisar de ingredientes como o azeite, a cebola picada, alhos também picados, berinjela em cubos grandes, tomate pelati, pimentão vermelho em cubos, folhas de manjericão e orégano.

27. Filé aromatizado com caponata: receita muito gostosa de medalhão de filé mignon para você arrasar em um jantar especial, ou romântico. Para preparar essa delícia, você vai precisar de alecrim fresco, tomilho também fresco, tomates, abobrinha, berinjela, cogumelos paris picados, azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

28. Espaguete com caponata: se esse antepasto cai muito bem com massas, é claro que o espaguete não poderia ficar de fora desta lista nunca. E é isso que você vai aprender a fazer agora. Vai precisar de cebola roxa, berinjela, tomate, alho, azeite, sal, pimenta preta, açúcar ou mel, vinho branco, oregãos secos e do macarrão, claro.

29. Caponata de casca de banana: agora chegou a hora de aprender receitas bem diferentes desse antepasto italiano, deixando a tradicional berinjela de lado para dar valor a outros alimentos. Como a casca da banana da terra que é quem manda nesta receita. Ela vai junto com tomate, cebola, alho, azeite de oliva, sal e pimenta.

30. Caponata de pimentão: uma caponata feita apenas com pimentões de duas cores bem tradicionais desse vegetal. Você vai picar em pequeninos pedaços os pimentões vermelhos e amarelos. Depois é só adicionar outros ingredientes, como o azeite extra virgem, pimenta do reino com cominho, curry e sal a gosto.

31. Espaguete de caponata com ervas frescas: mais uma receita de espaguete para você ter várias opções de preparar pratos completos com esse delicioso antepasto típico italiano. Para esta receita, você vai precisar de ingredientes como a berinjela, a cebola, o alho, a abobrinha, azeitonas pretas, alcaparras, tomate, ervas frescas, pimenta calabresa sal e azeite.

32. Caponata de abobrinha: uma receita que leva a companheira da berinjela como protagonista única do antepasto. Isso mesmo, a abobrinha domina esta receita e é acompanhada de temperos como os pimentões, tomates, cebolas, nozes, alho, nozes, orégano, manjericão, azeite e sal.

Com essas receitas de caponata, você vai conseguir preparar diversos pratos e entradas para toda a sua família e também para uma noite com os amigos. É uma delícia, super simples de ser preparado, além de combinar com diversos tipos de comidas, pães e massas.

PARA VOCÊ