15 receitas de caramelo que vão incrementar suas sobremesas

O açúcar, quando derretido, passa por um processo chamado de caramelização, onde o resultado final é um delicioso caramelo, que também pode ser incrementado com outros ingredientes, como manteiga, baunilha ou creme de leite, que entram para suavizar a textura e o sabor. Até mesmo o sal pode ser usado para deixar o gostinho um pouco menos adocicado!

Publicidade

Caramelo

1. Caramelo fácil: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de açúcar refinado, manteiga sem sal e creme de leite. Com esses três itens, é possível obter um caramelo com uma cor incrível e uma textura que pode deixar qualquer um de boca aberta. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é super simples e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

2. Caramelo preto: já essa, é uma receita em que o caramelo é feito com açúcar, água e glucose. Para que a cor do doce fique preta, é preciso usar um corante alimentício. A dica aqui é usar o caramelo para cobrir uma maçã, que cai muito bem em uma festa de halloween, por exemplo.

3. Caramelo de abacaxi: já pensou em preparar um caramelo que leva abacaxi? Essa é uma ótima pedida para quem gosta de inovar no sabor, mas sem ter muito trabalho extra na cozinha. Além disso, a canela também entra em cena para dar um gostinho extra.

4. Calda de caramelo: essa é uma receita que cai muito bem com sorvete, pavê ou outras sobremesas que você preferir. Aqui, você pode conferir dicas para um resultado perfeito, como tomar cuidado para que o açúcar não queime e não mexer com a colher enquanto o doce está muito quente.

Publicidade

5. Caramelo toffee: essa é uma receita em que é preciso caramelizar o açúcar. Depois que esse passo estiver pronto, só é preciso misturar o creme de leite. O passo a passo é super simples, mas o resultado é um sabor de dar água na boca e uma textura extremamente cremosa.

6. Caramelo toffee molhado: já essa é uma versão de caramelo em que o doce é feito a partir da combinação de água, açúcar, manteiga e creme de leite. É uma ótima pedida para quem busca por um sabor suave e uma textura cremosa.

7. Caramelo de tâmaras: se você está procurando por uma receita mais saudável de caramelo, essa pode ser a opção ideal. O açúcar é deixado de lado e dá lugar para as tâmaras, o que faz com que o resultado seja bem diferente do tradicional, porém, para quem quer um doce com uma baixa quantidade de calorias, vale a pena experimentar.

Publicidade

8. Caramelo caseiro: essa é outra receita em que o caramelo é feito com a combinação de água, açúcar, manteiga e creme de leite. Porém, a quantidade de cada ingrediente usado é um pouco diferente. Além disso, você também pode conferir como fazer um pão caseiro delicioso para servir junto com o seu doce.

9. Creme de caramelo sem lactose: essa receita de creme de caramelo é uma ótima opção de substituto para o doce de leite. Isso porque o resultado é super cremoso e o sabor não é extremamente doce.

Caramelo salgado

10. Caramelo salgado simples: essa é uma receita que leva apenas açúcar cristal, creme de leite fresco, ou nata, e flor de sal. O passo a passo é super simples, mas é preciso seguir todas as dicas com atenção para obter um resultado de sucesso.

11. Caramelo com baunilha e flor de sal: para testar essa receita não é extremamente necessário ter a flor de sal em casa, pois você também pode usar a versão de mesa. Aqui, você confere como fazer balinhas deliciosas com o caramelo, a dica é apenas levar o doce ao forno. O único problema dessa receita é que é preciso ter um termômetro culinário para um resultado de sucesso.

12. Caramelo salgado cremoso: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de açúcar cristal, manteiga com sal e creme de leite. Mesmo com uma pequena quantidade de ingredientes, é possível se deliciar com o resultado final.

13. Caramelo salgado suave: os itens usados para o preparo dessa receita são os mesmos da opção anterior, porém, em quantidades diferentes. Aqui, por exemplo, a medida do creme leite é mais do que o dobro. Além disso, a dica de usar o açúcar cristal para o preparo diminui a chance de o doce queimar.

14. Calda de caramelo salgado: essa é uma receita em que a quantidade de itens usados é um pouco maior, você vai precisar de açúcar, creme de leite fresco, flor de sal, glucose e água. Mesmo assim, o resultado é incrível e o passo a passo não é dos mais complicados.

15. Caramelo salgado com açúcar demerara: se você quer deixar o açúcar cristal de lado, pode conhecer essa receita em que o demerara entra em cena. É uma ótima pedida para quem procura incluir itens mais orgânicos no seu cardápio.

O caramelo pode ser uma ótima opção para deixar suas sobremesas ainda mais gostosas. Com tantas opções assim, basta você escolher a que mais combina com seu nível culinário e partir para a cozinha fazer um teste! Se você adora caldas, pode conferir algumas opções de receitas de caldas doces para fazer em casa.

Publicidade