11 receitas de carne cozida que parecem ter sido feitas por sua vó

Escrito por                          

A carne cozida é um prato que tem gostinho de infância. O preparo é fácil e pode ser feito de formas práticas. Geralmente, as carnes são acompanhadas por legumes – como a batata. O prato ainda pode ser complementado com molhos. Confira receitas variadas para incluir ao seu menu:

1. Carne cozida com batata

A carne utilizada para compor esse prato é o coxão mole. Para preparar, é preciso combinar a carne com óleo, colorau, cebola, tomate, alho, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino em uma panela de pressão. Depois de vinte minutos de cozimento, deve-se adicionar pedaços de batata e cenoura. O restante do cozimento deve ocorrer com a panela semitampada.

2. Carne cozida na panela elétrica

Aqui, os pedaços de acém são selados no óleo em uma panela de pressão e, então, deve-se acrescentar sal, pimenta, tomilho, sálvia, louro, vinho tinto seco, farinha hidratada e água. O cozimento na pressão acontece por meia hora e aí é hora de adicionar cebola, cenoura e salsinha. Deixe cozinhar por mais vinte minutos e finalize com uma folha de louro.

3. Carne cozida com molho

O diferencial dessa receita é o molho feito com água e extrato de tomate. O tempero do prato é feito com shoyu, páprica defumada, sal e pimenta-do-reino. O preparo ainda leva cenoura, batata, alho, cebola e azeite. A finalização fica por conta da salsinha.

4. Carne cozida com mandioca

A costela ripa é utilizada para compor essa receita de carne cozida. O prato ainda conta com o gostinho irresistível da mandioca e também leva em seu preparo ingredientes como tomate, cebola, alho, alecrim, vinho branco, azeite e água. O resultado é delicioso.

5. Carne cozida fit

Essa receita traz pedaços de patinho cozidos em água. O caldo proveniente do cozimento é reunido com sal, cenoura, azeitona preta, óleo de coco e cebola no liquidificador. O molho é combinado com a carne na panela e deve-se deixar a mistura cozinhar por alguns minutos.

6. Carne cozida com vinho

O músculo é cortado em cubos nessa receita e temperado com sal, pimenta-do-reino, azeite e farinha de mandioca. A carne é selada e combinada com cenoura, cebola e salsão. O vinho, a água, o bouquet garni, a batata e o extrato de tomate são adicionados depois. Para finalizar, deve-se usar salsinha fresca.

7. Carne cozida na panela de pressão

Essa é uma receita simples e muito saborosa de carne cozida. O preparo é feito na panela de pressão e leva patinho picado, creme de cebola, alho, batata, cebola, sal e pimenta-do-reino. O prato ainda é finalizado com salsinha e cebolinha.

8. Carne cozida com tomate

A carne escolhida para compor essa versão do prato é a alcatra. Os demais ingredientes utilizados no preparo são tomate, cebola, vinho, manteiga e óleo. Para temperar, deve-se usar óregano, pimenta-do-reino, sal e cominho. O cheiro-verde é utilizado na finalização.

9. Carne cozida com alho-poró

Essa receita traz a carne picada combinada em uma panela com óleo, cebola, alho-poró, alho, cenoura, vinho branco, tomate pelado, água e bouquet garni. O tempero é feito com sal e pimenta-do-reino. O tempo de cozimento é de aproximadamente duas horas.

10. Boeuf Bourguignon

O acém é a carne utilizada para compor esse prato. O preparo também leva cenoura, vinho tinto, caldo de carne, farinha de trigo, cebola, alho, extrato de tomate e bouquet garni. Na hora de servir, deve-se acompanhar com um refogado de cogumelos frescos com cebola pérola.

11. Boeuf Bourguignon com molho de vitela

Essa receita traz a combinação do molho de vitela com o músculo bovino. O uso do bacon também é um dos pontos altos do prato, que também leva como ingredientes batata, vinho, champignon, alho-poró, cenoura e cebola. O resultado é de deixar qualquer um salivando.

A carne cozida é uma opção que combina praticidade e sabor marcante. O preparo do prato não demanda muito trabalho e há versões que são bem nutritivas. O resultado vai deixar suas refeições ainda mais saborosas e descomplicadas. Veja também receitas de carne na panela de pressão, ensopado de carne e carne moída com batata!

PARA VOCÊ