15 receitas de carne de panela com batata para variar nesse preparo

Escrito por                          

A carne de panela com batata é um prato clássico e que muita gente adora. A combinação dos dois ingredientes é muito saborosa e o preparo não demanda muito trabalho. O molho de tomate e a cenoura também podem fazer parte de muitas das receitas e os temperos dão um toque especial para o sabor.

Outro ponto alto do prato é a versatilidade, já que ele pode ser composto por uma variedade de cortes de carne. Confira uma seleção de receitas de carne de panela com batata que vão te fazer querer provar todas as suas versões:

1. Carne de panela com batata fácil

Essa receita traz a carne preparada na panela de pressão com azeite, cebola, alho, cenoura, colorau, água, molho inglês e extrato de tomate. O tempero é feito com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Depois de deixar cozinhar por 20 minutos é preciso acrescentar as batatas sem casca cortadas em cubos grandes. O cozimento deve ocorrer por mais 5 minutos e a finalização fica por conta do cheiro-verde picado.

2. Carne de panela com batata, shoyu e páprica

Nessa versão deve-se refogar cebola, alho e cenoura no azeite e, então, adicionar a carne. Depois que estiver tudo “seco” é hora de acrescentar o extrato de tomate, a páprica, o shoyu, sal, pimenta-do-reino e água. A panela é tampada e o cozimento dura 20 minutos. Depois, as batatas são colocadas também na panela e a mistura precisa cozinhar na pressão por mais 5 minutos. A salsinha é utilizada para dar o toque final do prato.

3. Carne de panela com batata e extrato de tomate

O bouquet garni é utilizado no tempero dessa carne e é feito com ervas, talo de salsinha, alho, grãos de pimenta-do-reino e aparas de legumes. A carne ainda é preparada com azeite e farinha de mandioca. O cozimento também leva vinho tinto, as batatas e o extrato de tomate. Para finalizar deve-se usar salsinha fresca – essa é uma versão pra lá de aromática!

4. Carne de panela com batata e cenoura

A carne utilizada para compor esse prato é o músculo, que é cortado em pedaços grandes. Os pedaços da carne são levados para selar na panela de pressão com alho e cebola e um fio de azeite. A água e o molho de tomate são adicionados e, então, é preciso deixar tudo cozinhando por 20 minutos depois de pegar pressão. Depois do tempo acrescenta-se os legumes picados e o tempero – louro, sal e pimenta-do-reino. O preparo deve cozinhar por mais 10 minutos. A sugestão é servir com um arroz branco.

5. Carne de panela com batata e mandioquinha

Nessa receita os pedaços de ponta de peito são levados para selar na panela de pressão com óleo, pimenta e sal. A cebola, o alho, o tomate pelado, a água e a salsinha são adicionados e a combinação deve cozinhar por 40 minutos. Quando a carne estiver macia é hora de reunir a batata e a mandioquinha. O cozimento então é feito na panela destampada por 15 minutos. O resultado é uma mistura deliciosa de sabores!

6. Carne de panela com batata e outros legumes

Aqui, a carne é temperada um dia antes e levada para dourar na panela de pressão com água, cebola, alho e óleo. A mistura precisa cozinhar por 15 minutos e, então, a batata, a cenoura, a vagem e mais água são adicionadas. Para temperar pode-se usar sal, pimenta, alho, tomilho e salsa. O preparo cozinha na pressão por mais 10 minutos. A dica é acompanhar por arroz e feijão.

7. Carne de panela com batata feita com patinho

A carne dessa receita é cortada e temperada com sal, pimenta-do-reino e azeite. O preparo do prato é realizado na panela de pressão com mais azeite, cebola, alho, tomate, pimentão, molho de tomate e pimenta calabresa. Depois de refogar tudo deve-se adicionar água fervendo, tampar e deixar cozinhar por meia hora. A batata cortada é acrescentada à mistura e, quando estiver com a textura certa, a finalização é feita com a cebolinha e o coentro.

8. Carne de panela com batata feita com acém

Essa receita traz o acém para compor o prato e três gradações de pimenta possíveis – para quem gosta um pouco, mais ou menos ou muito da especiaria. O preparo leva também ingredientes como azeite, bacon, calabresa defumada, molho inglês, mostarda, cebola, alho, tomate, pimentão, azeitona, cenoura e a batata. O tempero fica por conta da cebolinha, da pimenta-do-reino e do sal.

9. Carne de panela com batata feita com fraldinha

A fraldinha é utilizada para compor essa opção de carne de panela com batata. Para preparar deve-se refogar a carne temperada com pimenta-do-reino, alho e cebola e pimenta rosa no azeite. A quantidade de sal é a gosto e, depois, adiciona-se tomate e cebolinha, deixando cozinhar na pressão por 10 minutos. A batata e a cenoura são reunidas ao preparo após esse cozimento e a panela deve permanecer no fogo por mais 5 minutos. A finalização do prato é realizada com vinagre, azeite, alho e mais cebolinha.

10. Carne de panela com batata feita com mignon suíno

O diferencial dessa receita é que ela é feita com carne suína. O filé mignon é temperado um dia antes com shoyu, balsâmico, mostarda, azeite, pimenta-do-reino e alho amassado. As batatas são pré-cozidas e o tempero do prato leva caldo de carne e cheiro verde. O preparo também conta com o azeite e a cebola. É uma versão prática e deliciosa!

11. Carne de panela com batata e molho de cebola

A maminha dessa receita é marinada com caldo de carne líquido. A carne é levada para a panela de pressão sobre uma camada de azeite e cebola. O tempero utilizado é feito à base de sal, páprica doce e pimenta-do-reino. O preparo deve cozinhar por uma hora na pressão com água. A batata é cozida no caldo que resta do cozimento e a carne deve ser fatiada.

12. Carne de panela com batata e molho de cerveja

O preparo dessa receita consiste em dourar no azeite alho e cebola, adicionando depois o coxão duro, a páprica, o sal, a salsinha, a cerveja preta, o orégano, água e massa de tomate. A carne deve cozinhar na pressão por aproximadamente 50 minutos. A batata é adicionada depois do cozimento e a mistura fica no fogo por mais alguns minutos. Finalize cortando a carne e servindo com as batatas e o molho do cozimento.

13. Carne de panela com batata, cenoura e molho caseiro

A cenoura dessa receita é batida no liquidificador e dá uma textura marcante para o prato. O tempero utilizado é feito com salsa, cebolinha, pimenta de cheiro, cebola, alho e sal. Outros ingredientes usados para compor o preparo são azeite, tomate, água, batata e a carne. É uma versão prática e que possui um sabor incrível!

14. Carne de panela com batata rústica

A carne dessa receita deve ser temperada com óleo, sal e pimenta-do-reino e, então, é selada na panela de pressão. Um refogado é feito depois que a carne já está pronta com bacon, cebola, cerveja preta, alecrim e tomilho. Os pedaços da carne devem voltar para a panela e o cozimento é realizado por meia hora. As batatas são pré-cozidas em água com sal e levadas para assar – até ficarem douradinhas – com sal, tomilho, azeite, alho e alecrim.

15. Carne com batata na panela de pressão elétrica

Essa é uma receita que alia praticidade e sabor, já que o preparo é feito na panela de pressão elétrica. Um refogado de azeite, cebola e alho é realizado e, depois, é hora de acrescentar a carne e a farinha de trigo. O tempero é composto por sal, molho inglês e pimenta-do-reino. O cozimento ocorre após adicionar a água e o tomate pelado. Então, é preciso adicionar a batata e a cenoura e deixar cozinhar por mais 10 minutos. A salsinha é utilizada para decorar o prato.

As receitas de carne de panela com batata mostram que esse é um prato que funciona muito bem para as refeições do cotidiano. As versões mais elaboradas – com especiarias e até cerveja – podem ser utilizada por quem quer inovar no preparo e farão sucesso na sua cozinha. Veja também receitas de carne moída com batata e purê de batata simples!

PARA VOCÊ