17 receitas de carré de cordeiro e suíno que garantem um almoço top

Escrito por Lorena Costa

O carré é um corte tradicional feito na carne de porco e na de cordeiro. Ele pega algumas regiões desses dois animais: o lombo, o filé mignon e a parte central do dorso, junto com as chamadas costeletas.

Na carne de porco, o carré também é conhecido como bisteca, já quando se fala em cordeiro o único termo utilizado é carré mesmo. Ele normalmente é feito com bastantes temperos e ervas e servido com acompanhamentos tradicionais, como o arroz, batatas e creme de queijo.

Confira abaixo algumas receitas deliciosas desse prato que é sensação em diversos restaurantes do país e também do mundo.

Carré de porco

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

1. Carré de porco com pimenta e alecrim: aprender a fazer um bom carré é para aqueles que já possuem alguma experiência na cozinha, mas se você é novo no ramo, não se desespere, basta ler direitinho a receita e tentar fazer como ela manda. Nessa, por exemplo, o desafio é deixar a carne bem temperada e suculenta ao mesmo tempo.

2. Carré suíno com purê de ervilhas: receita super gostosa feita com a carne de porco que é uma das iguarias que você pode preparar ao fazer esse tipo de prato. Para melhorar, a refeição ainda vai com um delicioso purê de ervilhas que combina perfeitamente com essa carne super saborosa e apetitosa. Você vai adorar comer essa maravilha da gastronomia.

3. Carré de porco com molho de maracujá: uma receita simplesmente deliciosa, porque usa o molho de maracujá para dar a suculência necessária à carne de porco que não pode ser servida muito seca, um problema que muitos cozinheiros amadores e profissionais passam. Você precisa temperar muito bem a carne para que ela fique com bastante sabor.

4. Carré de porco com legumes: mais uma receita especial feita com essa parte deliciosa do porco que é a bisteca, só que agora servida com muitos legumes, que ajudam e muito na harmonização do prato. Você vai precisar de sal, pimenta, laranja, mostarda, shoyu, além dos legumes da sua preferência.

5. Carré de porco à milanesa: outra opção deliciosa para você que é fã de uma boa carne de porco. Vai precisar de ingredientes como a bisteca, limão, alho, orégano, pimenta do reino, sal, farinha de trigo, ovos e farinha de rosca que vão ser usados para empanar esse maravilhoso prato. Um verdadeiro sucesso na sua cozinha.

Carré de cordeiro

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

6. Risoto de amora com carré de cordeiro: uma refeição completa ideal para um jantar especial em família, amigos, trabalho, ou com o amor da sua vida. O risoto é feito com amora e o sabor do acompanhamento combina perfeitamente com a força da carne de cordeiro. Você vai usar vinho branco seco, queijo parmesão, cebola e outros ingredientes.

7. Carré de cordeiro com ervas: o borrego é uma forma de chamar o cordeiro pequeno, quase filhote, muito utilizado na gastronomia pela suculência e também maciez que a carne possui. Você vai precisar de alecrim seco, alho em pó, tomilho limão, sálvia em pó e azeite de oliva para temperar muito bem a carne.

8. Carré de cordeiro com espaguete: mais uma receita completa para você servir em um almoço ou jantar especial. Nessa, você vai fazer a carne de cordeiro com redução de malbec e para acompanhar um delicioso espaguete preparado com um maravilhoso pesto tradicional de hortelã. Fica simplesmente sensacional.

9. Carré de cordeiro ao forno: uma receita bem simples para você preparar a sua carne de cordeiro de uma forma bem especial. Você vai ter que usar ingredientes como o alho temperado com alecrim, pimenta do reino moída na hora, sal com ervas, sal grosso e hortelã que vão deixar a carne muito bem temperada.

10. Arroz negro com carré de cordeiro: outra possibilidade de refeição completa para você que é amante da carne de cordeiro. Dessa vez o acompanhamento é um delicioso arroz negro feito com cebola, manteiga, vinho branco e caldo de carne. Já o cordeiro vai com sal grosso, vinho branco, pimenta em pó, azeite extra virgem, alecrim fresco e mel.

11. Carré de cordeiro grelhado: receita muito gostosa, porque usa e abusa de temperos para que a carne fique bastante suculenta e muito bem apresentável. Você vai usar curry, naga masala, cominho, menta desidratada, pimenta moída, folhas de hortelãs frescas, sal e azeite de oliva para temperar esse prato.

12. Carré de cordeiro com tomilho: a primeira dica dessa receita é comprar uma peça inteira do carré de cordeiro e depois limpá-lo muito bem. Pode até pedir para o açougueiro fazer essa limpeza se ele estiver com tempo. Depois é só temperar com azeite de oliva, sal, pimenta do reino e tomilho que vai estar pronto para ir ao fogo.

13. Carré de cordeiro com creme de gorgonzola: uma receita completa para arrasar em um almoço ou jantar bem especial. Você vai precisar preparar a carne com tomilho, sal, pimenta e azeite. A batata é cozida e vai recheada com um delicioso creme de gorgonzola com creme de leite, cream cheese e amido de milho.

14. Carré de cordeiro com purê de mandioquinha: mais um prato sensacional que vai deixar todo mundo babando com as suas qualidades gastronômicas. O cordeiro é feito com vinho branco, sal grosso, tomilho, alecrim, pimenta malagueta, cayene e shoyu. O purê vem com mandioquinha, leite integral ou creme de leite fresco, cebola, manteiga de leite e sal.

15. Carré de cordeiro com salsa e alho: uma receita muito bem temperada, que deixa a carne super suculenta, ainda mais se for assada no tempo correto. Você vai fazer uma verdadeira crosta de salsa e alho antes de levar o cordeiro ao forno e isso vai deixar o sabor do prato simplesmente sensacional.

16. Carré de cordeiro com fettuccine: outra refeição completa para você não ter desculpas na hora de preparar um belo jantar para a pessoa que ama. Você vai fazer a massa com aspargos, cebolinha e queijo parmesão ralado. A carne vai com azeite de oliva, tomilho, alecrim, vinagre balsâmico e folhas de hortelã para finalizar.

17. Carré de cordeiro com vinho tinto: agora é uma receita diferente que usa o vinho tinto no lugar do branco para deixar a carne de cordeiro bem molhadinha e suculenta. Você vai ter que usar ingredientes como o alecrim, hortelã, azeite de oliva, manteiga, além do vinho e da própria carne de cordeiro.

O carré é um corte nobre das carnes de porco e de cordeiro e é muito servido em cozinhas de alta gastronomia por todo o país e em diversas partes do mundo. Aprender a preparar uma carne dessa não é simples, mas depois de saber direito como faz, você vai arrasar e todos os seus familiares e amigos vão adorar o seu estilo de culinária. Um complemento que cai muito bem com o carré é um purê, aproveite para conferir receitas de purê de mandioquinha e de batatas para que sua refeição fique completa.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS