16 receitas de casquinha de siri pra trazer a culinária baiana à sua mesa

Escrito por Giovanna Pedrosa

A casquinha de siri é um dos aperitivos mais populares da culinária baiana e, como já era de se esperar, tem um sabor bem acentuado e marcante. Perfeita para compor o almoço do fim de semana ou para fazer bonito naquela ocasião especial, esse fruto do mar é sempre um acerto.

A receita original leva carne de siri, tomate, cebola, azeite de dendê e muita pimenta, porém, existem outras sugestões de preparo que entregam um resultado igualmente delicioso. Tudo o que você precisa fazer, então, é encontrar a opção que melhor se encaixa no que você procura!

Confira a seleção de receitas abaixo e aprenda a fazer uma casquinha de siri no capricho.

Receitas básicas de casquinha siri

Foto: Reprodução / Segredos da tia emília

1. Casquinha de siri tradicional: o principal segredo para preparar esse prato com perfeição é caprichar no tempero. Aposte no coentro, no azeite de dendê, na pimenta moída, no alho, no suco de limão, no azeite de oliva e na cebolinha verde para dar um toque extra de sabor.

2. Casquinha de siri rápida: essa receita veio para facilitar a sua vida e diminuir a quantidade de tempo que você passa na cozinha. Em poucos minutos, você tem uma opção incrível de entradinha ou petisco para saborear. Finalize com queijo parmesão e feche com chave de ouro.

3. Casquinha de siri simplificada: essa opção te ensina a preparar a casquinha de siri de um jeito diferente – substituindo a carne de siri pelo atum. Para o preparo, você também vai precisar de cebola, salsinha, leite de coco, amido de milho, creme de leite e farinha de rosca.

4. Casquinha de siri cremosa: se você gosta de receitas mais cremosas e consistentes, vai amar essa opção. O passo a passo leva carne de siri, manteiga, cebola, azeite de dendê, farinha de trigo, farinha de rosca e queijo ralado. Tempere com os condimentos de sua preferência.

5. Casquinha de siri apimentada: fazendo jus a culinária baiana, essa opção é perfeita para quem gosta de pratos apimentados. O segredo para ter um resultado forte e marcante é combinar os sabores da pimenta-dedo-de-moça, da pimenta-do-reino, do limão e do coentro.

6. Casquinha de siri com queijo: carne de siri, suco de limão, queijo parmesão, farinha de rosca, cebola, extrato de tomate, pão francês e leite são os ingredientes que compõem essa receita. Para temperar, utilize salsinha, coentro, pimenta e tempero para moqueca.

7. Casquinha de siri com limão: o primeiro passo para preparar essa receita é refogar a carne. Adicione cebola, ketchup, leite e farinha de trigo e mexa bem. Aos poucos, vá adicionando farinha de rosca e creme de leite. Retire da panela e coloque a mistura nas casquinhas.

8. Casquinha de siri com pão francês: a principal sugestão dessa receita é adicionar o pão francês amanhecido na massa. O preparo também leva carne de siri, tomate, cebola, salsinha, alho-poró, azeite de dendê, leite de coco, farinha de rosca, sal e pimenta. Experimente!

Receitas especiais de casquinha de siri

Foto: Reprodução / Pitadinha

9. Casquinha de siri no pote: além de ter um resultado delicioso, essa receita tem um preparo supersimples e prático. Os ingredientes necessários são a carne de siri, o extrato de tomate, o leite de coco, a cebola, o tomate, o azeite de dendê, a farinha panko e o queijo parmesão.

10. Casquinha de siri tamanho família: essa é a opção ideal para quem precisa servir uma quantidade maior de pessoas. O passo a passo continua sendo simples e leva pouco mais de uma hora e meia. Para dar ainda mais sabor ao prato, acrescente uma porção de camarão.

11. Casquinha de siri com requeijão: o acréscimo de requeijão pode tornar o seu prato muito mais interessante. Para ter esse resultado na sua casa, você também vai precisar de carne de siri, tomate, alho, vinho branco, azeite, páprica picante, cheiro-verde e parmesão ralado.

12. Casquinha de siri com farofa: aqui está outra sugestão maravilhosa para incrementar o seu prato e ter ainda mais sabor. O destaque fica por conta da farofa, que é feita com sururu, alho, azeite de dendê, mandioca, sal, salsinha e pimenta-do-reino. Não deixe de provar!

13. Casquinha de siri com castanha-de-caju: essa é uma receita incrivelmente deliciosa e que vai te deixar pedindo bis. O preparo leva cebola, tomate, castanha-de-caju, amendoim, farinha de trigo, farinha de mandioca, ovo, leite de coco, pão de forma, azeite de dendê e carne de siri.

14. Casquinha de siri com quinoa: a quinoa é um ingrediente muito nutritivo e com diversas propriedades benéficas para a nossa saúde. Se você está em busca de uma alimentação mais saudável, vale apena apostar nessa opção. Além de tudo isso, o resultado final é delicioso!

15. Casquinha de siri com conhaque: nessa receita, o toque especial fica por conta do conhaque. Comece o preparo cozinhando a carne com azeite e, em seguida, flambe a bebida e acrescente os demais ingredientes. Por fim, é só adicionar a massa nas casquinhas.

16. Casquinha de siri vegana: com poucas alterações, é possível preparar uma versão totalmente livre de ingredientes de origem animal. Você vai precisar de azeite de dendê, cebola, alho, tomate, carne de caju, pão, castanha-de-caju, salsinha, limão e farinha de rosca.

Se você é fã da culinária da Bahia, não deixe de conferir também essas opções incríveis de acarajé. Com essas receitas, suas refeições serão muito mais interessantes e saborosas!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS