9 receitas de cebola caramelizada que vão dar um novo sentido para a sua vida

Escrito por                          

A cebola é uma especiaria muito utilizada como tempero em nosso país. Ela aparece em quase todas as refeições e costuma ser muito apreciada! Uma outra forma diferente de preparar cebola, é deixando-a caramelizada.

O processo de caramelização consiste em refogar a cebola com ingredientes específicos até ela ficar em um ponto de cor escura e textura molinha. Esse é um acompanhamento presente em pratos diversos e que pode ser feito de várias maneiras diferentes também.

Confira uma seleção de receitas de cebola caramelizada para te ajudar a compor suas refeições.

1. Cebola caramelizada com vinho tinto e manteiga

Essa receita de cebola caramelizada traz vinho tinto, pimenta moída na hora, manteiga e sal, além da cebola, como ingredientes base. As cebolas são cozidas na manteiga por aproximadamente 45 minutos, temperadas e incorporadas com vinho. Essa opção pode ser utilizada em receitas diversas e fazer muito sucesso em seus pratos!

2. Cebola caramelizada com manteiga e açúcar

Foto: Reprodução / RECEITAS DE MINUTO

Aqui, as cebolas são cortadas em rodelas e cozidas na manteiga por vinte minutos. Depois, o açúcar é adicionado e é preciso mexer bem até as cebolas ficarem douradas. Para finalizar, são acrescentados sal e pimenta. É uma receita simples e que resulta em uma cebola gostosa e de textura inconfundível!

3. Cebola caramelizada com açúcar mascavo e molho inglês

Foto: Reprodução / SEM MEDIDA

Essa receita traz a cebola caramelizada com manteiga, molho inglês e açúcar mascavo. A cebola é refogada na manteiga até ficar com aspecto transparente e, depois, são acrescentados o açúcar e o molho inglês. Por último, é só mexer bem até secar e repetir esse processo até a cebola ficar bem escura.

4. Cebola caramelizada no micro-ondas

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Essa é uma receita bem prática e fácil de cebola caramelizada pois é feita no micro-ondas. As cebolas são picadas e acrescenta-se azeite, açúcar mascavo e sal. A combinação vai para o micro-ondas por quatro minutos e, então, está pronta. É uma boa pedida para quem não tem muito tempo e precisa preparar esse acompanhamento!

5. Cebola caramelizada com azeite

Essa receita traz a cebola caramelizada com ingredientes como azeite, sal e água. As cebolas são cortadas em meia lua e refogadas até dourar com azeite e sal. Depois de dourada, acrescenta-se água até ficarem no ponto de caramelo. É uma versão simples e que não demanda muito trabalho!

6. Cebola assada e caramelizada com vinagre balsâmico e limão

Foto: Reprodução / MEL E PIMENTA

Os ingredientes utilizados para caramelizar essas cebolas são suco de limão, azeite, açúcar mascavo, vinagre balsâmico, gengibre sem casca, páprica, tomilho e pimenta preta. O tempero é feito com sal e o preparo é feito no forno por aproximadamente 40 minutos. É uma opção gostosa e fácil!

7. Cebola caramelizada com mel

Aqui, a cebola caramelizada é preparada com shoyu, mel e azeite. As cebolas são cortadas em lâminas finas e refogadas no azeite até começar a dourar. Depois disso, são adicionados o mel e o shoyu para terminar o processo. É uma receita que funciona bem para ser servida em um hambúrguer, por exemplo.

8. Cebola caramelizada com canela e vinho tinto

Essa receita de cebola caramelizada traz o açúcar, o vinho, o azeite e a canela. As cebolas são fatiadas, refogadas no azeite e cozidas com açúcar. Depois, adiciona-se o vinho e a canela, mexendo até chegar no ponto correto. É uma opção saborosa e que vai fazer sucesso na sua mesa!

9. Cebola inteira caramelizada com açúcar

Essa receita traz a cebola caramelizada de forma inteira, servindo como acompanhamento para refeições. O processo é feito com água, vinagre, açúcar e manteiga. Os ingredientes são todos reunidos em uma panela coberta por papel manteiga. Quando as cebolas estiverem douradas é porque estão prontas!

Essas receitas mostram como a cebola caramelizada pode ser feita de várias formas diferentes mantendo seu sabor inconfundível. Aproveite essas combinações variadas para testar quais harmonizam melhor com seus pratos. Experimente!

PARA VOCÊ