7 receitas de cerveja artesanal para você provar a magia dessa bebida

Escrito por Itala Barros

Seja para sentar em um bar com os amigos ou relaxar ao fim de um longo dia, a cerveja é a bebida predileta de grande parte dos brasileiros. Mas que tal juntar a degustação do “pão líquido” ao aprendizado de como funciona a fermentação e produzir sua própria receita de cerveja caseira?

A base para começar a fabricar a sua própria cerveja consiste em 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento. O malte (que em algumas receitas pode ser substituído por outros cereais) é quem dá o alimento para fazer a fermentação. O lúpulo é o responsável pelo gosto característico da cerveja e a água é onde toda a magia acontece.

Com os ingredientes básicos, você preparará uma sopa de água, malte e lúpulo. Deixe esfriar e depois acrescente o fermento. Depois é o momento de dar a identidade à sua cerveja, fazendo lupulagens ou adicionando outros sabores ao caldo. Confira 7 receitas de cervejas para você se tornar um mestre cervejeiro na sua própria casa.

1. Cerveja artesanal American Pale Ale

De cor clara e baixo amargor, a American Pale Ale é uma das cervejas mais simples de produzir. Essa é uma cerveja para quem curte o sabor do lúpulo, então tenha certeza que comprou um de sabor intenso.

2. Cerveja artesanal Red Ale

Para deixar esse lindo tom avermelhado na bebida, é preciso usar um malte caramelado. Isso garante uma cerveja com dulçor e aroma frutado. O tempo de descanso é parte importante para encorpar os sabores.

3. Cerveja artesanal American Lager

Nessa cerveja o destaque é o malte, para criar uma bebida escura e forte. Use o de cevada, para deixar a bebida com alto teor alcoólico. Não se deixe enganar pelos equipamentos, é possível recriar essa receita com as panelas de casa!

4. Cerveja Brahma caseira

É possível fazer uma cerveja de boteco no conforto do seu lar! Nessa receita, metade dos cereais é substituída por milho, para dar aquele gosto já tão conhecido.

5. Cerveja artesanal de trigo

Aqui o processo é um pouco mais complexo, durando cerca de três semanas a fermentação, o que deixa a cerveja com um alto teor alcoólico. Mas toda a espera se compensa com um sabor encorpado e rico que o trigo proporciona à cerveja.

6. Cerveja caseira escura


Aqui mistura-se o malte pilsen (de cor clara, que dá sabor à cerveja) e o Munique (de cor escura, que dá estrutura à bebida) para criar uma combinação perfeita entre leveza e amargor.

7. Cerveja amanteigada do Harry Potter


Cerveja tradicional não é sua praia? Sem problemas! Aqui você pode usar sorvete de baunilha e cidra fervida para criar uma bebida mágica e sem álcool. A mistura dos ingredientes em temperaturas diferentes, ajuda a criar o colarinho mais gostoso que você já viu.

Essas receitas são apenas o pontapé inicial para quem quer começar a fabricar suas próprias cervejas. Na hora de criar, você pode dar asas à imaginação e se divertir muito. Quando estiver com as bebidas prontas, não esqueça dessas 42 receitas com cerveja para você se embriagar de delícias.

PARA VOCÊ