11 receitas de ceviche peruano para se deliciar com a culinária andina

Escrito por    
Em 28.05.20

O ceviche peruano é o prato símbolo da culinária andina. O preparo consiste em “cozinhar” pedaços de peixe em um molho ácido, combinando com ingredientes variados e pimenta. O gengibre e o leite de tigre, por exemplo, podem deixar as composições ainda mais interessantes. Confira receitas:

Continua após o anúncio

1. Ceviche peruano simples

Esta é uma versão de ceviche feita com poucos ingredientes. O peixe escolhido é o saint peter, mas é possível utilizar outras espécies. A carne é acompanhada por cebola roxa, pimenta dedo-de-moça e suco de limão. Para o toque verde, deve-se usar salsinha e coentro.

2. Ceviche peruano com cancha

Aqui, o ceviche deve ser feito com qualquer peixe branco com pouca fibra. Para os que não gostam tanto assim de pimenta, a dica é tirar as sementes para deixar menos picante. A finalização fica por conta da cancha peruana – milho tostado – de textura bem crocante.

3. Ceviche peruano com gengibre

O gengibre é o ingrediente utilizado para acrescentar ainda mais sabor ao tempero deste ceviche. Outra especiaria que potencializa o gostinho do prato é a pimenta-de-cheiro. Além disso, a consistência durinha do salsão se complementa com a textura suave da tilápia.

4. Ceviche peruano com pimenta-branca

O gosto picante predomina nesta opção de ceviche e se justifica pelo uso da pimenta-branca e da pimenta dedo-de-moça. O prato também conta com o sabor forte do gengibre ralado e coentro ajuda a deixar o preparo mais colorido.

Continua após o anúncio

5. Ceviche peruano com ajinomoto

Além do sal, o ajinomoto é um dos responsáveis pelo tempero deste prato. O peixe utilizado é o linguado e o preparo também leva pimenta dedo-de-moça, salsão, cebola, coentro e suco de limão. A dica é harmonizar com um espumante bem gelado.

6. Ceviche peruano com manga

A manga acrescenta um gostinho agridoce ao ceviche e deixa com cara de prato de restaurante. Para tirar um pouco da acidez da cebola, deve-se deixar o vegetal picado de molho. Enquanto o preparo é realizado, deve-se colocar cubos de gelo no bowl.

7. Ceviche peruano com milho

O peixe utilizado nessa receita pode ser saint peter, linguado ou pescada. O milho escolhido é a variedade em lata, sem a conserva. O coentro e a pimenta vermelha compõem o tempero e, se quiser, é possível fazer um acompanhamento de batata-doce. Veja a receita completa.

8. Ceviche peruano com batata-doce

O segredo desta receita é o “banho-maria” com gelo, realizado durante o preparo do prato. O procedimento garante que a temperatura e a textura do ceviche fiquem perfeitas. Para ficar bem completo, deve-se acompanhar o aperitivo com batata-doce cozida.

9. Ceviche peruano com leite de tigre

O leite de tigre é um caldo tradicional da culinária andina e está presente nessa receita. Seu preparo é realizado no liquidificador e leva temperos, suco de limão e pedaços de peixe. O líquido é coado e, depois, deve ser incorporado na montagem do prato.

Continua após o anúncio

10. Ceviche peruano com leite de tigre e malagueta

iStock

O ponto alto desta receita é o uso da pimenta malagueta que deve ser adicionada de acordo com a picância desejada. O prato também conta com o típico leite de tigre que dá uma consistência mais espessa ao molho. Outro diferencial é que o preparo leva alho. Saiba como fazer.

11. Ceviche peruano com tomate

Aqui, a receita traz uma série de ingredientes especiais. O limão utilizado é o siciliano que garante acidez na medida certa. Além da dedo-de-moça, o preparo conta com a pimenta cambuci, variedade de sabor mais leve. A castanha-de-caju ainda é usada para finalizar o prato.

O ceviche peruano é um prato leve e conhecido pelo tempero marcante. Ele pode funcionar bem como entrada ou até acompanhamento nas refeições. Além disso, é uma ótima pedida para acompanhar um drink no happy hour. Veja também receitas de leite de tigre e de chicha morada!

PARA VOCÊ