14 receitas de chancliche para saborear o melhor da cozinha árabe

Escrito por                          

Também conhecido como ariche, shanklish e surke, o chancliche é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou cabra, original da Síria e do Líbano. Com um sabor muito intenso e gostoso, ele é fácil de fazer e pode ser servido em diferentes pratos e refeições. Ficou com vontade de experimentar? Dá uma conferida na lista a seguir:

Receitas de chancliche

iStock


1. Chancliche com ricota: uma receita bem simples para quem está começando a aprender a preparar o chancliche é essa versão feita à base de ricota. Mais leve e com um sabor bem suave, o segredo dessa opção está nos temperinhos, que podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos árabes.

2. Chancliche com tofu: totalmente vegana, essa receita de chancliche leva tofu! Os outros ingredientes necessários são: amêndoas sem pele, água, azeite, zattar, pimenta-caiena, missô branco, alho, cebola, sal e suco de limão. A dica para armazenar é enrolar bem o seu queijinho em filme plástico e deixar na geladeira por até duas semanas.

3. Chancliche com kefir: o kefir é uma bebida fermentada com o sabor semelhante ao de iogurte. E para quem gosta dessa delícia, essa versão de chancliche feita com queijo kefir é a escolha perfeita! Importante: para liberar todos os aromas e sabores das ervas, você deve triturá-las muito bem, ok?

4. Chancliche com leite de vaca: feita do zero, essa receita te ensina o passo a passo de como preparar um queijinho chancliche com leite de vaca. Para isso, você precisa talhar o leite, peneirar, levar para o freezer por pelo menos uma hora, temperar e formatar em bolinhas médias. Depois, é só passar no zattar e está prontinho!

5. Chancliche com leite de cabra: a versão mais popular e tradicional do chancliche é feita com leite de cabra. E aqui, você aprende a fazer essa delícia de maneira bem simples e rápida. Uma sugestão bem gostosa é servir o seu queijinho árabe com uma salada superfresquinha!

6. Chancliche com leite de macadâmia: mais uma receita totalmente livre de ingredientes de origem animal, esse chancliche com leite de macadâmia é perfeito para quem segue uma dieta vegana ou para quem quer se aventurar e experimentar novos sabores. Muito leve e gostoso, ele vai surpreender os mais variados paladares.

7. Chancliche com semente de girassol: com um sabor muito intenso e marcante, esse chancliche tem como base um queijo feito com semente de girassol. Ele é ideal para servir acompanhado de uma saladinha ou outro prato mais leve. Vale a pena conferir o vídeo e testar aí na sua casa!

Receitas com chancliche

8. Salada de pepino e chancliche: agora que você já sabe preparar o seu próprio chancliche, que tal usá-lo em outras receitas? Para começar, você pode conferir essa salada de pepino simplesmente incrível e muito fácil de preparar! Para isso, tenha em mãos cebola, tomate, rabanete, azeite, pimenta-do-reino e, claro, pepino e chancliche.

9. Salada de beterraba e chancliche: um banquete para os olhos, essa salada de beterraba e chancliche é extremamente colorida e tem uma explosão de sabores incrível. O modo de preparo é bem fácil, basta cortar os ingredientes em pedaços mais grossos, misturar tudo e servir em potinhos bem lindos!

10. Ovos com chancliche: que tal começar o seu dia com um café da manhã superdiferente e gostoso? Então, aposte nessa receita. Basta amassar o seu queijinho com o auxílio de um garfo, fritar os ovos no azeite, misturar tudo muito bem e temperar com sal e pimenta. Prontinho!

11. Kibe com chancliche: quer surpreender os seus convidados com uma refeição muito diferente e saborosa? Pois então, não deixe de conferir esse kibe recheado com chancliche. Com aquele gostinho delicioso de comidas árabes, ele é aquele tipo de receita que arranca suspiros de todo mundo que experimenta.

12. Patê de chancliche: sempre bom ter um patezinho pronto para saborear com pães, torradas, bolachas e, até mesmo, saladas. E para essa versão você só vai precisar de queijo chancliche, tomate, cebola, hortelã e azeite. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

13. Sopa de abobrinha com chancliche: sabe aquelas comidinhas que são tão gostosas e aconchegantes que parecem fazer um carinho no estômago? Esse é o caso dessa deliciosa sopa de abobrinha com chancliche! Muito fácil de fazer, ela tem poucas calorias e possui uma textura extremamente aveludada. Você vai se surpreender.

14. Melancia com chancliche: extremamente refinado, esse prato é perfeito para servir em um almoço especial e em dias mais quentes. Anote aí os ingredientes necessários: cebola roxa, melancia, chancliche, hortelã, azeite, suco de limão, flor de sal e pimenta-do-reino.

Quer se aventurar pela cozinha árabe e aprender a preparar mais delícias dessa culinária tão diferente e gostosa? Então, não deixe de dar uma olhadinha nessas receitas de falafel e shawarma.

PARA VOCÊ