11 receitas de chapati para se encantar com o pão indiano

Escrito por    
Em 29.11.19

Original da Índia, o chapati é um pão versátil e superfácil de fazer que leva poucos ingredientes. Fininho e crocante, ele permite diversas combinações e pode ser utilizado em todas as refeições do dia. Confira as receitas para colocar a mão na massa com o pão mais antigo do mundo.

Continua após o anúncio

1. Chapati original

Essa delícia é saudável, não leva fermento e combina com diversos recheios. O pão é feito da mistura de farinha integral, farinha de trigo, manteiga, água, sal e sua massa deve descansar por alguns minutos. Depois ele é assado na frigideira e coberto com manteiga que vai derretendo e dando água na boca.

2. Chapati com manteiga

Esse pão ganha um sabor especial ao ser pincelado quentinho com manteiga que vai derretendo e arregalando os olhos. Ideal para dividir com os amigos, essa receita rende 8 porções e pode ser utilizada como massa de wrap, panquecas ou acompanhamentos. Feita com apenas 5 ingredientes, sua massa só precisa descansar por 20 minutos e é assada rapidamente.

3. Chapati com azeite

Apesar de indiano, o chapati também é utilizado em comidas árabes. O azeite utilizado na massa vai trazer suavidade e muito sabor. Ele é misturado com farinha de trigo, sal e água, formando uma massa firme. Depois de sovado, é enfarinhado, cortado em pedaços, esticado e finalizado na frigideira, estufando e formando lindas bolhas.

4. Chapati sem gordura

Ideal para quem está buscando uma alimentação saudável, esse chapati sem gordura vai te ajudar a deixar esse processo mais gostoso. Com apenas farinha de trigo integral, sal e água, você cria um pãozinho versátil para incrementar as refeições. Basta misturar os ingredientes, abrir a massa e finalizar na frigideira e direto na chama do fogão.

Continua após o anúncio

5. Chapati com farinha integral

Por não levar fermento, essa receita é perfeita para quem quer economizar tempo e comer um pão fresquinho. Você só vai precisar de quatro ingredientes: farinha de trigo integral, óleo vegetal, sal e água. Saboroso, prático e barato, você vai se aventurar assando essa delícia na frigideira e direto na chama do fogão.

6. Chapati com alecrim

Uma especiaria barata e fácil de encontrar promete trazer um sabor diferenciado para o seu pão. O alecrim vai se misturar com as farinhas e deixar sua massa mais deliciosa. Para incorporar bem o sabor e atingir o ponto perfeito, a massa deve descansar por 1 hora e meia e é assada em apenas 1 minuto por porção. Vale a pena por em prática!

7. Chapati com alho

Se você gosta de um pão bem temperado, uma ótima opção é utilizar o alho em pó que vai saborizar sem exagerar. Para fazer na sua próxima refeição, basta misturá-lo com farinha integral, água, sal e assar na frigideira por 6 minutos cada porção. Para um toque especial, finalize dourando na chama do fogão.

8. Chapati com farinha de arroz

A farinha de arroz é uma ótima pedida para um pão nutritivo. Junto com o azeite, temperos, sal e água morna, é possível criar uma massa gostosa em poucos minutos. Após misturar os ingredientes, basta sovar e finalizar em uma frigideira sem untar. Com certeza esse pão vai fazer parte da sua rotina trazendo benefícios para a saúde.

9. Chapati de aveia

Uma ótima pedida para um café da manhã sem glúten é o chapati feito a base de aveia e farinha de linhaça que se misturam com azeite e água morna. Nutritiva, a massa tostada fica sequinha e crocante sendo uma ótima opção para um pão salgado.

Continua após o anúncio

10. Chapati com mix de farinhas

A mistura da farinha de trigo integral com a de trigo branca pode resultar em um pão sensacional. Feito com o mix de farinhas temperado com sal e água, essa é uma receita superprática para se adequar ao seu dia a dia. Ao crescer e formar bolhas, o pão é naturalmente dividido ao meio, permitindo complementar com recheios variados.

11. Chapati na airfryer

Multifuncional, esse chapati feito na airfryer vai fazer sucesso no seu próximo evento, podendo ser servido com patê, homus, antepasto, wrap ou comida mexicana. Diferente do chapati tradicional, essa receita leva uma pequena quantidade de fermento para dar mais leveza à massa. Cada unidade do pão é assada e finalizada na airfryer durante 3 minutos com a temperatura de 200 graus.

Com essa seleção ficou mais fácil comer um pão fresquinho todos os dias. E se você é fã da culinária da Índia, confira também receitas de comida indiana e bolo indiano.

PARA VOCÊ