13 receitas de charlotte que vão te teletransportar para a França

Escrito por Mariana Bianchini

Você sabia que a charlotte que conhecemos hoje é uma sobremesa francesa que foi adaptada de um doce italiano? A história diz que o doce foi criado no começo do século XIX como uma homenagem à rainha da Inglaterra na época, a mulher do rei George III, Charlotta de Mecklemburgo-Strelitz.

A receita era feita, originalmente, com brioches e frutas e, além disso, era preparada no forno e servida quente, acompanhada de um creme gelado. Porém, alguns anos depois, o chefe de cozinha francês, Marie-Antoine Carême adaptou a versão inglesa usando biscoitos de champagne e um recheio de mousse com gelatina.

Quer aprender a preparar essa sobremesa deliciosa? Confira algumas versões do doce!

1. Charlotte de chocolate coberto com frutas variadas

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

Você precisa conhecer essa receita! Aqui, você vai aprender a fazer seus próprios biscoitos champagne, usando cacau em pó e buscando uma textura macia. A mousse que recheia a torta é muito simples de fazer e você só vai precisar de dois ingredientes, creme de leite e chocolate meio amargo. Você pode decorar o doce como quiser, mas nessa receita, fruta vermelhas foram os ingredientes escolhidos!

2. Charlotte de chocolate com cerejas

Para deixar a torta ainda mais francesa, você vai utilizar um licor produzido nesse país para deixar as bolachas molhadinhas e macias. Você vai preparar uma mousse deliciosa de chocolate meio amargo, que deve ficar aproximadamente três horas na geladeira, para ganhar firmeza, antes de ser consumida. Depois dessa espera, decore o doce com cerejas frescas e sirva!

3. Charlotte com biscuits roses

Você também vai preparar uma mousse de chocolate para essa receita, mas a diferença é que essa mousse ganha um ingrediente especial na hora de montar a torta final: pedaços de pera. Você deve intercalar camadas de mousse com camadas da fruta para conseguir o efeito desejado. Além disso, nessa receita, os biscuits roses são usados ao redor do doce, mas se você não encontrá-los e não quiser fazê-los em casa, pode usar biscoito champagne normal.

4. Charlotte de frutas vermelhas

Essa receita é um pouco mais complexa e completa também, já que possui um passo a passo mais demorado e cheio de preparos diferentes. Você vai fazer uma calda simples com água de rosas e kirsh, um bolo à base de açúcar, ovo e farinha e um doce de gelatina e frutas vermelhas parecido com uma mousse e só depois de ter esses três itens prontos é que vai iniciar a montagem da sua charlotte.

5. Charlotte de frutas variadas

Sabe aqueles bolos prontos que você compra no mercado? Então, aqui, você vai usar um com sabor de baunilha na montagem do doce. Você vai forrar a forma com fatias de bolo, vai regá-las com suco de laranja e colocar, por cima dessas fatias, metade do creme que vai aprender a preparar na receita. Depois, coloque mais uma camada de bolo e o restante do creme e leve para gelar. Decore com as frutas picadas de sua preferência!

6. Charlotte de limão

Bolo pronto de limão, suco de limão, raspas de limão. Esses são os ingredientes responsáveis por dar o sabor ao doce! Além deles, você vai precisar de ovos, leite, manteiga, leite condensado, creme de leite, iogurte natural, gelatina incolor sem sabor e, claro, biscoitos champagne. Você pode decorar sua Charlotte com uma fita de cetim ao redor dos biscoitos!

7. Charlotte de tiramisu

O tiramisu é uma sobremesa tipicamente italiana, que consiste em camadas de biscoito champagne intercaladas com recheios de cremes e outros ingredientes. Nessa receita, você vai aprender a misturar a charlotte francesa com esse doce italiano, preparando um prato que tem os biscoitos champagne presentes tanto ao redor da massa quanto no meio dela.

8. Charlotte de mascarpone e morango

Você conhece o queijo mascarpone? É um ingrediente com sabor doce, consistência muito cremosa e rico em gorduras. E, nessa receita, ele é um dos ingredientes protagonistas! Essa charlotte também leva morangos maduros e higienizados em seu preparo e outros ingredientes importantes, tais como rum, açúcar envelhecido, fava de baunilha, gelatina incolor em pó e biscoitos amaretto e champagne.

9. Charlotte de yuzu e queijo

Yuzu é uma fruta cítrica que acreditam ser um hibridismo da tangerina com o limão e é ela, mesmo não sendo tão fácil de encontrar, um dos principais ingredientes dessa receita. Além dessa fruta, o queijo mascarpone aparece novamente no preparo da charlotte acompanhado de leite integral, açúcar, gelatina em pó incolor e chantilly.

10. Charlotte de pera

Para fazer essa versão de Charlotte, você vai preparar um doce de pera muito parecido com uma mousse. Além disso, a sobremesa ainda vai levar uma calda simples, mas muito especial, que ganha sabor com um licor de pera incrementado com água e açúcar. Para jogar por ciam e enfeitar, tenha em mãos peras em calda.

11. Charlotte de morango e limão

A mistura de morangos picados e raspas e suco de limão criam um sabor muito equilibrado na sobremesa, sem deixá-la muito doce. Você também vai precisar de ricota fresca, leite condensado, creme de leite, gelatina sem sabor e biscoitos champagne para reproduzir essa receita. Deixe gelar por três horas antes de saborear!

12. Charlotte com chocolates branco e preto

Ganache de chocolate branco e e ganache de chocolate preto meio amargo. Esse é o segredo dessa receita! A ganache branca é misturada com pedaços de framboesa frescas e com chantilly, enquanto a ganache preta leva apenas esse segundo ingrediente. Monte o doce e decore-o com mais framboesas.

13. Charlotte com chocolate simples

Anote os ingredientes da última receita dessa lista: biscoito champagne, ovos, açúcar, chocolate e creme de leite ou nata. Essa é a receita mais simples dessa seleção, já que a montagem consiste em intercalar camadas de biscoito com camadas do creme feito pela mistura de todos os outros ingredientes!

Já escolheu a receita que vai testar primeiro? Independente da sua escolha, com certeza, você vai amar essa sobremesa francesa.

Sabia que você pode aprender a fazer outro doce que também veio da França e que tem conquistado várias pessoas ao redor do mundo? Confira receitas de macaron para preparar em casa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS