28 receitas de chips de legumes e frutas para curtir um salgadinho saudável

Escrito por Priscila Silva

Infelizmente, os salgadinhos que são vendidos no mercado são gostosos, mas nem um pouco saudáveis. Seu gostinho é, na verdade, de pura química. A reclamação mais comum para os consumidores frequentes é que o saquinho vem cheio… De ar! O valor é alto e vem pouco produto na embalagem. Então, para acabar com todas essas reclamações, que tal você mesmo preparar seu próprio salgadinho?

Feito em casa, você sabe que o snack realmente é saudável, e você pode servir puro, em refeições salgadas, nas sobremesas, para petiscar e até para levar na bolsa, como lanche. É possível preparar chips de três formas diferentes: frito, assado no forno convencional e no microondas. Para conseguir que eles fiquem durinhos e crocantes, siga nossas dicas:

  • Se você não tem muita habilidade com a faca, use um fatiador de legumes, mandolim ou até um descascador de legumes;
  • Fatie tudo com a mesma espessura: nem muito grosso (assim fica mole e impossível ganhar aquela crocância gostosa), nem muito fino (pode queimar!);
  • Um dos segredos para chips gostosos é que o alimento esteja sem (ou quase sem) água. Por isso, lave e seque bem. Se possível, seque com um pano limpo ou papel absorvente;
  • Se você optar por fazer no microondas;
  • Agora, se a ideia é assar no forno convencional, você pode untar levemente a assadeira com azeite de oliva, ou óleo de coco, ou ainda, usar papel manteiga;
  • Sempre obedeça ao tempo de forno indicado na receita. Mas, na primeira vez que você fizer, olhe os chips a cada 10 minutinhos. Cada forno tem seu estilo e talvez, o seu exija um pouco mais ou um pouco menos de tempo para deixar os chips no ponto certo;
  • Todas as frutas e legumes devem ser cortados em rodelas, exceto a cenoura e a vagem. Quando assada, a cenoura diminui bastante o tamanho. Por isso, corte-a no sentido do comprimento, senão ela fica muito pequena. A vagem, por ser ainda mais fininha, nem precisa ser cortada;

Seus chips estarão prontos quando ficarem douradinhos em volta e crocantes. Deu água na boca? Então mãos à obra!

Chips de legumes e verduras

Foto: Reprodução / Pimenta no Reino

1. Chips assados de batata doce e alecrim: salgadinho dedicado especialmente para a galera fitness, que ama comer batata doce. Então, depois do treino de hoje, prepare chips desse tubérculo. Depois dos chips assados, você pode colocar os temperinhos de sua preferência. A sugestão aqui é alecrim. Conte para os seus amigos da academia, eles também vão amar (e aderir) a ideia!

2. Chips de abobrinha: esse chips de abobrinha é uma delícia e você vai arrasar no petisco. Apenas uma abobrinha é o suficiente para uma receita … A família não vai querer parar de comer. Ótima ideia para servir como entrada do almoço ou do jantar ou como acompanhamento para uma carne. Mas, cuidado: eles viciam! Você ainda pode fazer uma versão com parmesão e orégano, que fica igualmente deliciosa!

3. Batata chips light: quem é louco por batata levante a mão! Essa opção, crocante e muito deliciosa, ainda é light, melhor ainda, porque dá para poder comer sem culpa! Você pode fazer essa receita com a batata inglesa ou com a doce. E, se quiser ter ainda menos trabalho, você pode fazer a iguaria com casca, que fica deliciosa. Sirva junto com um lanche natural ou até mesmo como petisco, acompanhando um suco bem gelado.

4. Chips de batata doce de micro-ondas: receitinha para fazer na fritadeira elétrica ou no micro-ondas (não tenha medo dele. Esse eletrodoméstico é superamigo. Se você nunca usou o aparelho para fazer uma receita completa, está na hora de fazer!). Os chips ficam bem crocantes. Como a batata tem baixo índice glicêmico, é uma ótima ideia servir para as crianças!

5. Chips de cenoura: está pensando em fazer algo com baixas calorias e vegano e está sem ideias? A sugestão são esses chips de cenoura. A dica de ouro aqui é cortar a cenoura no sentido do comprimento, em vez de rodelas. Quando os chips assam, eles diminuem de tamanho. Se estiver em rodelas, vai ficar bem pequeno, já que a cenoura é magrinha.

6. Chips de beterraba: beterraba é super saudável, além de ser deliciosa. Então, sempre que puder, coloque-a na sua mesa. Com a infinidade de receitas que dá para fazer com beterraba, também dá para fazer chips. O pulo do gato é servir junto com outro chip (a sugestão aqui é batata doce, que muda o sabor e a cor). Só não esqueça de secar bem a beterraba antes de colocar na assadeira, para que os chips não percam a crocância.

7. Chips de couve: bem diferente dos chips comuns, aqui a versão com couve. Existe uma infinidade de ingredientes que você pode usar para fazer chips. Então, na hora que bater aquela fome de gordices, aposte nos chips: além de ser muito mais saudável, é possível criar e inventar novas modinhas (entenda: comilança!) usando as coisas que sobraram na geladeira do final de semana. Aproveite aquela couve que ficou na geladeira esperando para ser usada, e se apaixone pelo sabor incrível desses chips.

8. Chips de mandioquinha: quando você pensa em dietas, logo pensa em grelhados, saladas, sopinhas (e até algumas comidas que podem ser consideradas quase sem graça). Incremente seu menu magro com chips. Tente fazer o de mandioquinha: saudável, gostoso e não vai prejudicar o regime.

9. Chips de batata doce no forno: sabe aquele dia que você prepara uma carne maravilhosa e não sabe o que fazer para acompanhar? Que tal chips de batata doce? Você vai precisar apenas de 30 minutinhos para preparar essa delícia. Atenção ao cortar a batata! Não deixe que as fatias fiquem nem muito grossas e nem muito finas. O ideal é ficar no meio termo, e que elas fiquem todas da mesma espessura, para que fiquem crocantes e iguais.

10. Chips de mandioca: quando bate aquela fome de leão, quanto menos tempo demorar para preparar algo… melhor! Por isso a opção é sempre algo que seja bem simples e rápido de fazer. E, de preferência, saudável e gostosa também. Resgate a mandioca que está lá no fundo da geladeira. Esses chips ficam crocantes e vão matar a fominha da tarde.

11. Chips de folha de beterraba: enfim chega a sexta-feira, dia de tomar aquela cervejinha gelada com os amigos. Se o happy hour vai ser na sua casa, não precisa se preocupar com o petisco. Além de delicioso, esses chips ainda fazem parte da onda do reaproveitamento na cozinha. Então, nada de jogar as folhas de beterraba no lixo daqui para a frente. A ideia é usar as folhas como petisco, facílima de fazer: leva apenas 10 minutinhos no forno.

12. Chips de casca de abóbora: mais uma ideia que faz parte da campanha de desperdício zero na cozinha. Da próxima vez que usar abóbora, reserve as cascas para fazer chips. Rica em fibras e nutrientes, a casca nunca deve ir para o lixo. Tempere a gosto e leve ao forno para assar por 15 minutinhos. Depois, vire os chips e deixe mais 15 minutinhos, para que doure dos dois lados.

13. Chips de inhame: parente da batata, o inhame é todo vitaminado e rico em benefícios. Ele é ótimo para saúde feminina, é bom para o coração, atua na prevenção do câncer… Então que tal inseri-lo no seu dia-a-dia? Comece fazendo chips para servir como entradinha do jantar ou almoço. É uma ótima maneira de incluir o tubérculo nas refeições e apresenta-lo ao paladar da família.

14. Chips de alho poró: uma chamada no grupo do WhatsApp da família e rapidamente todo mundo combina de juntar as panelas para o almoço de domingo. Enquanto o menu completo não fica pronto, prepare esses chips de alho poró. Fritinhos, ele fica pronto muito rápido, e serve como petisco para forrar o estômago antes da refeição.

15. Chips de berinjela: quem não gosta de cozinhar costuma fazer frituras, já que esse tipo de comida ser mais fácil e rápido de preparar. Então essa é uma ótima pedida para dias de preguicinha também. A berinjela frita, servida com um molho, fica uma delícia. Impossível resistir. Até quem gosta da arte culinária vai topar essa ideia.

16. Chips de jiló: embora muita gente torça o nariz para o jiló, ele é ótimo para o organismo, já que é rico em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B e C. Sua maior característica, o sabor amargo, pode ser usada de forma positiva. Para isso, basta servir como acompanhamentos com outros sabores mais fortes, como uma carne na brasa. Humm…

17. Chips de abóbora: mega crocante, esses chips de abóbora ficam com a cor característica, então ficam gostosos e bonitos. Essa receita prova que a abóbora pode ficar deliciosa independente da forma como é preparada. As dicas para preparar os chips corretamente é lavar e secar bem, e nunca sobrepor as fatias.

18. Chips de berinjela ao forno com gergelim: se você gosta de berinjela, essa é uma ótima pedida. Coberta de gergelim, ela fica deliciosa e crocante. Perfeita para servir com arroz, batatas, saladas ou até mesmo como ingrediente de recheio de sanduíches.

19. Chips de vagem: e até a magrinha vagem pode virar chips, dá para acreditar? Super simples de fazer, ela fica perfeita se acompanhada de pastinhas, molhos ou patês, ou ainda se servida como acompanhamento do prato principal. Da próxima vez que você servir uma bela peça de carne naquela travessa bonita, coloque esses chips em volta!

Chips de frutas

Foto: Reprodução / Figos & Funghis

20. Chips de maçã: você já comeu frutas desidratadas? É muito bom, e se der para fazer em casa é melhor ainda, já que seu snack vai ser 100% natural, sem conservantes, sem embalagens… Ideia perfeita para fazer, armazenar em um pote de vidro e levar como lanchinho para o trabalho.

21. Chips de banana-da-terra: a banana-da-terra é cheia de vitaminas A e C, e traz diversos benefícios para a saúde. De sabor mais forte que os outros tipos de bananas, fica fantástica se servida com farofa ou comidas salgadas. O sabor agridoce com a banana-da-terra fica incrível.

22. Chips de coco: a ideia de fazer chips de coco é fantástica. Com apenas 15 minutos de forno você tem chips prontos e pode preparar para qualquer ocasião, pode fazer para acompanhar um lanche no meio da tarde, incrementar uma salada ou apenas para ficar beliscando durante o dia. Além disso, você ainda pode usá-lo para decorar pratos doces e salgados.

23.  Chips de banana: ideia para o café da manhã, para servir junto com frutas, ou iogurte natural. A combinação fica incrível, e você vai poder começar o dia com a consciência tranquila de que está cuidando muito bem de você mesmo e da sua alimentação.

24. Chips de abacaxi: o segredo para preparar esses chips é escolher abacaxis bem maduros. Corte em fatias super finas e leve para assar por 35 minutos. Quando as fatias estiverem bem douradas, retire do forno. Elas ficam muito bonitas. Pelo formato do abacaxi, os chips ficam parecendo pequenas flores. Ah, e não precisa nem de açúcar e nem sal. Coma natural mesmo e delicie-se!

25. Chips de banana verde assados: a banana verde trabalha no organismo e melhora o funcionamento do intestino, além de colaborar para o emagrecimento. Viu vantagem? Então esse é um ótimo snack para o pessoal fit ou quem está de dieta. Prepare os chips e coloque em saquinhos. Assim, ao sair de casa, basta pegar um e colocar na bolsa. Na hora que der aquela vontade de mascar algo, seu lanchinho está garantido!

Chips doces

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

26. Chips de batata doce com açúcar e canela: açúcar e canela é o encontro perfeito de sabor. Se juntar essa dupla com batata doce então… forma o triângulo amoroso perfeito na culinária. Receitinha para inovar nos docinhos básicos do dia a dia, e que vai ser sucesso, na certa.

27. Chips doces de pele de tomate: já parou para pensar que você pode usar tudo na cozinha? Dá sim para economizar e não deixar nada ir para o lixo, basta criatividade! Vai fazer um molho de tomate e a receita pede para usar pelado? Guarde as peles para fazer chips – que, aliás, ficam deliciosos! É rapidinho de fazer e um delícia.

28. Chips de batata doce com melado de cana: aquele vício chamado “docinho depois do almoço”. Você se enquadra nesse time que só fica saciado de verdade – e feliz – depois de uma guloseima? Entre a variedade enorme de doces disponíveis, que tal um que você pode comer, literalmente, sem medo de ser feliz? Essa é a ideia desses chips, que é cheio de benefícios para a saúde. Você sabia que o melado de cana tem metade das calorias que você encontraria no açúcar comum?

Viu como existem snacks saudáveis? Então, da próxima vez que passar pelas gôndolas de salgadinhos industrializados no mercado… Já sabe: lembre-se que o salgadinho feito em casa é infinitamente melhor para sua saúde! Vale a pena conferir, também, receitas de tapioca para garantir um lanche da tarde bem saboroso e saudável.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS