Por Beatriz Steck
A coalhada é feita pelo processo de fermentação do leite, deixado em repouso para ganhar mais consistência – quanto maior o tempo de repouso, mais consistente fica -, e é possível servi-la de diferentes formas: como sobremesa, com mel e frutas, como antepasto, temperada com ervas ou azeite e outros.
Publicidade
Além de saborosa, a pasta traz diversos benefícios para a saúde: melhora a imunidade e a digestão, é rica em cálcio, por isso fortalece ossos e dentes, auxilia a perda de peso, faz bem ao coração e melhora a saúde da pele.
Para os intolerantes à lactose de plantão: fiquem tranquilos, em forma de coalhada, a lactose do leite se transforma em ácido lático deixando sua digestão mais fácil. Está liberado! Confira 8 formas de fazer uma deliciosa e nutritiva coalhada:
1. Coalhada seca servida em bolas
O segredo para servir a coalhada dessa forma é deixar o soro escorrendo por 4 ou 5 dias. Depois desse período, você pode molá-lo em bolas, utilizando uma colher de sobremesa. Para deixá-lo ainda mais saboroso, coloque em conserva com azeite, pimenta e ervas finas.
2. Coalhada com hortelã
Quanto mais tempo deixar na geladeira, mais consistente fica a coalhada. Nessa versão, ela ficou refrigerando por 24 horas e a consistência atingida é de um iogurte um pouco mais cremoso, como os gregos. Tempere com sal e acrescente azeite e hortelã, para dar um toque especial.
Publicidade
3. Pasta de pepino e coalhada seca
De origem grega, essa pasta de pepino e coalhada seca leva o nome de Tzatziki. A receita é bem simples: é só transformar a coalhada fresca em seca e acrescentar pepino, alho, sal e azeite e está pronta!
4. Coalhada seca e iogurte caseiro
Clássica e simples, essa receita ensina a fazer iogurte caseiro, levá-lo a consistência de iogurte grego e, em seguida, transformá-lo em coalhada seca. Tempere como desejar e misture com frutas ou use como acompanhamento em refeições.
5. Coalhada temperada
Essa receita ensina a fazer duas opções de coalhada temperada. A primeira, com cebola desidratada e pimenta-do-reino, pode ser servida como acompanhamento de refeições. A segunda, é feita com alho, pimenta dedo-de-moça, azeitonas e cebola. Ideal para servir com pão sírio e petiscos!
Publicidade
6. Coalhada cremosa
A coalhada resulta do leite coagulado em um processo espontâneo e pode atingir vários tipos de textura: fresca, cozida, seca ou misturada ao leite. Nessa receita, é feita a coalhada fresca, ideal para dar sabor às saladas. Aproveite!
8. Coalhada com a técnica do barbante
Gostou da seleção? Aproveite para organizar um jantar entre amigos e teste as receitas de coalhadas com temperos e ervas. Se preferir testar no doce, faça alguma das receitas mais clássicas, com calda de frutas ou mel, e delicie-se!