8 receitas de coalhada perfeitas para os amantes da culinária árabe

Escrito por                          

A coalhada é feita pelo processo de fermentação do leite, deixado em repouso para ganhar mais consistência – quanto maior o tempo de repouso, mais consistente fica -, e é possível servi-la de diferentes formas: como sobremesa, com mel e frutas, como antepasto, temperada com ervas ou azeite e outros.

Além de saborosa, a pasta traz diversos benefícios para a saúde: melhora a imunidade e a digestão, é rica em cálcio, por isso fortalece ossos e dentes, auxilia a perda de peso, faz bem ao coração e melhora a saúde da pele.

Para os intolerantes à lactose de plantão: fiquem tranquilos, em forma de coalhada, a lactose do leite se transforma em ácido lático deixando sua digestão mais fácil. Está liberado! Confira 8 formas de fazer uma deliciosa e nutritiva coalhada:

1. Coalhada seca servida em bolas

Foto: Reprodução / MEL E PIMENTA


O segredo para servir a coalhada dessa forma é deixar o soro escorrendo por 4 ou 5 dias. Depois desse período, você pode molá-lo em bolas, utilizando uma colher de sobremesa. Para deixá-lo ainda mais saboroso, coloque em conserva com azeite, pimenta e ervas finas.

2. Coalhada com hortelã

Foto: Reprodução / marola com carambola


Quanto mais tempo deixar na geladeira, mais consistente fica a coalhada. Nessa versão, ela ficou refrigerando por 24 horas e a consistência atingida é de um iogurte um pouco mais cremoso, como os gregos. Tempere com sal e acrescente azeite e hortelã, para dar um toque especial.

3. Pasta de pepino e coalhada seca

Foto: Reprodução / COZINH DA MATILDE


De origem grega, essa pasta de pepino e coalhada seca leva o nome de Tzatziki. A receita é bem simples: é só transformar a coalhada fresca em seca e acrescentar pepino, alho, sal e azeite e está pronta!

4. Coalhada seca e iogurte caseiro

Foto: Reprodução / DIGA MARIA


Clássica e simples, essa receita ensina a fazer iogurte caseiro, levá-lo a consistência de iogurte grego e, em seguida, transformá-lo em coalhada seca. Tempere como desejar e misture com frutas ou use como acompanhamento em refeições.

5. Coalhada temperada

Foto: Reprodução / BRISANDO NA COZINHA


Essa receita ensina a fazer duas opções de coalhada temperada. A primeira, com cebola desidratada e pimenta-do-reino, pode ser servida como acompanhamento de refeições. A segunda, é feita com alho, pimenta dedo-de-moça, azeitonas e cebola. Ideal para servir com pão sírio e petiscos!

6. Coalhada cremosa

Reprodução / SEM MEDIDA


A coalhada resulta do leite coagulado em um processo espontâneo e pode atingir vários tipos de textura: fresca, cozida, seca ou misturada ao leite. Nessa receita, é feita a coalhada fresca, ideal para dar sabor às saladas. Aproveite!

7. Coalhada diferente


Esse vídeo mostra o passo a passo de uma técnica diferente para fazer a receita. Você vai precisar da coalhada fresca, um pode com tampa para reservar, uma bolsa de água quente e duas sacolas térmicas. Confira como fazer!

8. Coalhada com a técnica do barbante


Veja como fazer coalhada seca, num passo a passo utilizando barbante e pano, e prenda-a na geladeira para escorrer todo o soro. Se não tiver nenhum pano limpo ou nunca usado disponível, você pode usar coador de café em papel, funciona da mesma maneira.

Gostou da seleção? Aproveite para organizar um jantar entre amigos e teste as receitas de coalhadas com temperos e ervas. Se preferir testar no doce, faça alguma das receitas mais clássicas, com calda de frutas ou mel, e delicie-se!

PARA VOCÊ