16 receitas de cocada de colher para aproveitar o melhor desse doce

Escrito por                          

A cocada de colher é um doce que conta com uma textura cremosa e um sabor de fruta para lá de especial. Simples de ser feita, normalmente, ela conta com pouquíssimos ingredientes. Mesmo assim, é uma ótima opção de sobremesa para o dia a dia ou até mesmo para uma ocasião especial. Por isso, vale a pena aprender a fazer essa delícia em casa.

1. Cocada de colher fácil

Simples, essa receita é feita apenas com coco ralado, leite, leite condensado e manteiga ou margarina. Todos os ingredientes vão juntos ao fogo. Nesse tempo, é preciso mexer até obter o ponto desejado, que você pode conferir qual é no vídeo.

2. Cocada de colher com cravo e canela

Quer obter uma cocada com um sabor aromatizado? Então, vale a pena apostar nessa receita. Para atingir esse objetivo, a receita faz o uso de cravo e canela. Além desses itens, você também vai precisar de leite condensado, leite, água e coco ralado. Com um passo a passo simples, é possível obter um resultado para lá de especial.

3. Cocada de colher com açúcar queimado

Sabe aquela cocada cremosa que tem a cor marrom? Ela fica assim por causa do açúcar queimado. Para isso, o primeiro passo é derreter o açúcar. Depois, é preciso adicionar o coco ralado na panela. Com apenas dois ingredientes e em poucos minutos, você obtém um doce delicioso.

4. Cocada de colher com leite de coco

Manteiga, leite condensado, leite de coco, coco em flocos e um pau de canela vão a panela juntos. Quando o doce começar a soltar do fundo da panela, é preciso adicionar creme de leite. Depois, é só misturar mais um pouco e retirar a canela. Então, a cocada estará prontinha para o consumo. No vídeo, você pode conferir a quantidade de cada item.

5. Cocada de colher de micro-ondas

Para quem busca praticidade, receitas de micro-ondas são sempre uma ótima aposta. Para isso, é preciso misturar coco ralado, manteiga, gemas e leite condensado. Se você quiser uma cocada mole, deve deixá-la apenas 3 minutos no liquidificador. Se quiser mais durinha, espere 6 minutos.

6. Cocada de colher na panela de pressão

Receita feita na panela de pressão é sinônimo de praticidade, não é mesmo? Para isso, coco ralado, açúcar, leite condensado, leite de coco e água vão ao fogo todos de uma vez. A textura é cremosa e o sabor delicioso. Confira no vídeo o passo a passo completo completo.

7. Cocada de colher com caramelo

Já pensou em colocar um toque de caramelo na sua cocada? Essa é a proposta dessa opção. Para isso, é preciso começar caramelizando o açúcar. Depois, os ingredientes vão entrando aos poucos na panela. Além disso, essa receita também conta com um toque de especiarias.

8. Cocada cremosa de panela de pressão

Está com pressa para se deliciar com cada colherada da cocada? Aqui, o doce fica pronto após apenas 3 minutos de cozimento na pressão. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha. Vale a pena conferir e experimentar em casa.

9. Cocada de leite Ninho de colher

O leite Ninho é aquele tipo de ingrediente que faz sucesso no preparo dos mais variados doces. E isso não é diferente quando falamos da cocada de colher. Para testar essa opção, além desse item, você também vai precisar de leite, coco, manteiga, leite condensado e açúcar.

10. Cocada de colher simples com cravo

Com apenas quatro ingredientes é possível fazer uma cocada de dar água na boca. Aqui, água e açúcar juntos ao fogo, então, o cozimento é de meia hora. O próximo passo é adicionar coco ralado e cravo e mexer por aproximadamente 10 minutos.

11. Cocada de colher com ovos

Nessa opção, ovos são batidos em uma tigela e, depois, coco ralado, açúcar cristal e manteigas são incorporados à massa. Na sequência, só é preciso deixar a mistura cozinhar em fogo baixo até obter o ponto, o que leva aproximadamente 10 minutos. Uma receita simples e cheia de sabor.

12. Cocada Prestígio cremosa

Adicionar chocolate ao preparo da cocada de colher é uma ótima maneira de deixar o doce ainda mais gostoso. Para isso, a versão em barra meio amarga é a escolhida. O chocolate deve ser derretido para então ser incorporado à cocada.

13. Cocada de colher com maracujá

Com um gostinho azedo, o maracujá é uma fruta que combina muito bem com o sabor adocicado da cocada de colher. Aqui, é a polpa que entra em cena no preparo do doce. Além da fruta, também é preciso ter em mãos coco fresco ralado, água e açúcar.

14. Cocada de colher proteica

Dá para fazer uma cocada de colher proteica? Dá sim! Para isso, você vai usar creme de leite, leite de coco, coco ralado e adoçante culinário. Todos os itens são misturados em uma panela. Depois, só é preciso deixar cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

15. Cocada de colher fit

A cocada de colher fit é ideal para quem não quer consumir um doce cheio de calorias. Para isso, é preciso misturar amido de milho, leite de coco, xilitol e coco ralado. Depois, é só levar ao fogo baixo e mexer bem até a textura do doce engrossar.

16. Cocada de colher com açúcar de coco

Outra opção saudável, essa receita leva açúcar de coco, coco ralado sem açúcar, leite desnatado e amido de milho. Com um passo a passo para lá de simples, você pode se surpreender com o resultado final.

Como você viu na lista acima, fazer a cocada de colher em casa é uma tarefa bem prática. Além disso, o sabor desse doce pode conquistar os mais variados paladares. Para aproveitar sempre o gostinho da fruta, que tal aprender a fazer geladinho de coco também?

PARA VOCÊ