12 receitas de cocada de forno irresistíveis e incrivelmente fáceis de fazer

Escrito por                          

A cocada é um doce gostoso e que está bem presente no dia a dia dos brasileiros. A versão de forno dessa sobremesa conta com um preparo fácil e que vai te surpreender. Geralmente são utilizados ingredientes como coco ralado, açúcar e leite condensado.

As variações da cocada de forno ficam por conta das combinações feitas para servir. O preparo pode ser acompanhado por diferentes caldos e até sorvetes. É uma opção deliciosa e que vai te deixar com água na boca.

Confira uma seleção de receitas de cocada de forno que você precisa provar:

1. Cocada de forno simples

Foto: iStock

Essa receita conta com um preparo fácil e o resultado é delicioso. O coco ralado é hidratado em uma tigela com água quente. Depois, são adicionados os ovos e o leite condensado. O preparo vai para o forno e deve assar até ficar com uma consistência firme. Então, a sobremesa vai para a geladeira e para servir deve ser cortada em quadradinhos.

2. Cocada de forno com leite condensado

O preparo dessa opção de cocada de forno é feito no liquidificador. São batidos os ovos, a margarina, o leite condensado e o leite de coco. Depois de pronta, a mistura recebe coco ralado. O doce vai para o forno com mais coco ralado polvilhado e deve assar até dourar. É uma versão gostosa e que precisa entrar para seu cardápio culinário!

3. Cocada de forno cremosa

Essa receita traz o coco ralado hidratado com leite. Depois ele é misturado com leite condensado, leite de coco, ovos e as raspas de limão siciliano e taiti. O preparo é assado em uma forma untada com margarina e, então, está pronto. É uma boa pedida para servir como sobremesa no almoço em família, já que é gostosa e fácil!

4. Cocada de forno com calda de tamarindo

Foto: Reprodução / COZINHA DA MATILDE

Essa cocada de forno é feita misturando coco fresco ralado, açúcar cristal, manteiga e ovos batidos. A combinação é levada para assar em uma forma untada e polvilhada com açúcar. O diferencial da receita é a calda que é servida com o preparo, feita de polpa de tamarindo, açúcar e água. O resultado é uma sobremesa completa e deliciosa!

5. Cocada de forno com farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / FIGOS & FUNGHIS

Os ingredientes utilizados para compor essa cocada de forno são: leite de coco light, coco fresco ralado, farinha de amêndoas, ovo, xilitol e polpa de maracujá. Para preparar, deve-se combinar tudo em uma tigela e levar para assar em forminhas untadas. A finalização é feita com lascas de coco e sementes de maracujá. Essa é uma sobremesa gostosa e nutritiva!

6. Cocada de forno com brigadeiro

Foto: Reprodução / QUITUTES DA ANDRÉA

Essa cocada de forno é feita misturando ovos batidos, manteiga, leite condensado, leite e coco ralado. O preparo é levado para assar e, depois, que esfriar deve ser coberto pelo brigadeiro, que leva creme de leite, margarina, chocolate em pó e leite condensado. É uma opção gostosa e que vai te conquistar na primeira mordida!

7. Cocada de forno com sorvete

Foto: Reprodução / DUPLA GOURMET

Esse preparo fácil de cocada de forno consiste em misturar na batedeira leite condensado, ovos, margarina e coco ralado. A combinação é levada para o forno e deve assar até dourar. Para completar a sobremesa, a sugestão é servir com sorvete de creme. É uma versão rápida e de sabor marcante!

8. Cocada de forno low carb

Essa é uma opção low carb de cocada de forno pra quem quer se manter na dieta, mas também comer um docinho. O preparo leva coco fresco ralado, ovos, xilitol e fermento em pó químico. Os ingredientes são todos misturados em uma tigela e a combinação vai para o forno em forminhas. O resultado é uma sobremesa deliciosa!

9. Cocada de forno com ganache de chocolate

Foto: Reprodução / ESSÊNCIA STUDIO

Essa receita traz uma versão completa de cocada de forno, que funciona bem para servir em uma ocasião especial. O preparo consiste em juntar coco ralado fresco, ovos, melado, açúcar de coco e levar a mistura para assar. O doce é servido com ganache de chocolate e um merengue feito de açúcar de coco.

10. Cocada de forno com farinha de trigo

Foto: Reprodução / GASTROLÂNDIA

Essa cocada de forno é composta por leite, farinha de trigo, coco em flocos, açúcar, manteiga sem sal e gemas. Os ingredientes são misturados e a combinação deve ser reservada na geladeira por três horas. O doce, então, é assado e a finalização é feita gratinando no forno ou com um maçarico.

11. Cocada de forno fácil

Essa cocada de forno fácil é feita com apenas dois ingredientes: o leite condensado e o coco ralado em flocos. O preparo consiste em misturar os ingredientes e modelar pequenas porções. O doce deve assar até dourar. Essa é uma versão simples, mas deliciosa!

12. Cocada de forno de ovos


Foto: Reprodução / SEGREDOS DA TIA EMÍLIA

Essa cocada de forno é feita combinando gemas, coco fresco ralado, manteiga e açúcar em uma tigela. O preparo é levado para assar em um refratário untado por cerca de trinta minutos. O resultado é muito gostoso e vai te deixar com gostinho de quero mais!

Os preparos de cocada de forno são práticos e deliciosos. É uma opção de sobremesa que funciona bem para os dias agitados, além de contar com um sabor inconfundível. Experimente essas receitas de cocada de forno e adicione esse doce ao seu menu!

PARA VOCÊ