23 receitas de cocada para saborear um doce feito com fruta

Escrito por                          

A cocada é um doce que faz bastante sucesso aqui no Brasil, mas essa sobremesa não é típica daqui, e sim da África. Foi graças aos escravos que essa guloseima ficou conhecida no nosso país. O coco é usado como principal ingrediente, mas ela pode ser preparada com açúcar, leite condensado e até mesmo outras frutas ou chocolate para incrementar o sabor.

Usar frutas para preparar quitutes é uma ótima maneira de sair da rotina e, ainda assim, acrescentar um toque de nutrientes ao nosso dia, não é mesmo? As receitas dessa lista são para todos os gostos, já que é possível encontrar versões simples, incrementadas, saudáveis e até mesmo outras sobremesas feitas usando a cocada. Além disso, as texturas também podem ser bem diferentes, algumas são bem cremosas, enquanto outras são mais durinhas.

Receitas de cocada

Foto: Reprodução / O melhor restaurante do mundo

1. Cocada mole: essa é uma ótima opção de cocada para ser servida em porções individuais, já que sua textura não fica firme. Você pode usar colheres, potinhos ou deixar a imaginação fluir e escolher uma maneira diferente de servir. Além disso, o preparo não é muito demorado, por isso, você pode saborear seu doce sem ter que esperar por muito tempo.

2. Cocada simples: essa é uma receita que usa a mesma quantidade de coco e de açúcar, por isso, o resultado é bem calórico, mas também muito saboroso. Além desses dois ingredientes você vai precisar de água, uma pitada de sal e óleo.

3. Cocada com ovos: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de coco, gemas e leite condensado. Mesmo usando três ingredientes é possível obter uma sobremesa bem gostosa. Aqui o preparo é bem simples, já que só é preciso misturar os ingredientes e depois levar ao forno por aproximadamente 50 minutos.

4. Cocada de forno: essa é uma receita bem parecida com a anterior, porém, aqui os ovos são usados inteiros. A textura da sobremesa fica bem leve e o tempo no forno é mais curto, por volta de 30 minutos apenas.

5. Cocada de forno cremosa: já essa opção tem uma lista de ingredientes mais extensa do que as anteriores, mas isso não quer dizer que ela seja longa. O preparo também é um pouco mais demorado, pois o doce deve descansar por aproximadamente 3 horas antes de ser levado ao forno para ser assado.

6. Cocada cremosa: essa é uma receita que fica com uma textura tão cremosa que você pode usar no recheio de bolos e bombons que combina super bem! É claro que comer em colheradas também está super liberado!

7. Cocada de panela: essa é uma daquelas receitas que você só precisa jogar todos os ingredientes em uma panela e depois mexer até atingir o ponto certo, o que leva aproximadamente 15 minutos. Depois disso, basta saborear seu doce da maneira desejada.

8. Cocada rápida: essa é uma receita que tem o modo de preparo igual o da opção anterior, o que vai mudar aqui são os ingredientes utilizados. Enquanto na anterior o coco é combinado com água, açúcar e gemas, nessa o leite desnatado e o de coco entram em cena.

9. Cocada de forno dourada: o segredo para a cor dessa cocada está no açúcar escolhido: o demerara, que é marronzinho. Além disso, essa é uma receita de forno que fica com uma casquinha crocante que dá água na boca só de olhar.

10. Cocada diferentes: essa é uma cocada diferente por causa da sua textura, ela não fica tão mole quanto aquelas de colher, mas também não fica sequinha. Esse meio termo rende um doce que também é muito gostoso e apenas três ingredientes são usados: coco, leite e açúcar.

Cocada com combinações saborosas

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

11. Cocada super cremosa: essa é uma cocada que fica com uma textura bem cremosa por baixo, mas por cima tem uma casquinha crocante. Por causa do seu sabor, esse é um doce que cai muito bem acompanhado de sorvete. Que tal experimentar?

12. Cocada com chocolate: o chocolate é um ingrediente queridinho por muita gente, não é mesmo? Por isso, ele normalmente é usado no preparo das mais variadas sobremesas, e aqui não é diferente. O trabalho extra para o preparo dessa cocada é mínimo, então, que tal testar na sua casa?

13. Cocada com leite condensado: se você está procurando uma opção de cocada bem docinha, pode ter abacado de encontrar! Aqui o coco é combinado apenas com leite condensado e açúcar. Se você é uma formiguinha de plantão, não deixe de experimentar.

14. Cocadinha de maracujá: já para quem gosta de um sabor mais azedinho, o maracujá pode ser uma ótima opção de ingrediente para entrar na receita. O resultado é um doce com uma textura bem cremosa e um gostinho de dar água na boca.

15. Cocada com brigadeiro: a sugestão dessa receita é assar em formas de cupcake uma combinação de cocada coberta por brigadeiro. Sem um passo a passo complicado você consegue um doce com um sabor bem diferente do comum, mas que promete agradar os mais variados paladares.

Cocada saudável

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

16. Cocada de maracujá e chia: combinar duas frutas pode ser uma ótima pedida para um doce saboroso e saudável, não é mesmo? Nessa receita, a chia também entra em cena para garantir uma quantidade ainda maior de nutrientes.

17. Cocada cremosa de maracujá: essa é uma versão mais simples do que a anterior, mas também não é tão gordinha. Como o leite condensado é deixado de lado e quem entra em cena é o açúcar demerara, seu doce será um pouco mais saudável do que várias outras opções.

18. Cocada fit: para preparar essa receita você vai precisar apenas de coco ralado, adoçante para forno e claras. Além disso, com apenas 15 minutos você pode saborear a sua cocada. Quem disse que pratos fit precisam ser trabalhosos, não é mesmo?

19. Cocada com uva passa: já essa opção pede apenas o uso das duas frutas. O preparo também é bem simples e rápido, já que nada precisa ir ao forno. Você só vai precisar hidratar as uvas e depois bater os ingredientes no liquidificador e seu doce estará prontinho.

Sobremesas com cocada

Foto: Reprodução / The cookie shop

20. Pudim de cocada: essa é uma receita que em que a massa se divide e, assim, forma duas camadas. Além disso, para a decoração você ainda confere como preparar uma flor com fatias de coco. Como resultado você terá uma sobremesa que dá vontade de comer com a boca e com os olhos.

21. Bolo de abacaxi com cocada: que tal preparar uma massa de bolo de liquidificador que leva iogurte, e por isso, tem uma textura bem macia? Duas camadas de recheio são feitas para essa receita: uma de abacaxi e outra de cocada. O trabalho não é grande, mas o sabor é incrível, pode apostar.

22. Bolo formigueiro com cocada: essa é uma receita bem prática, já que a dica aqui é usar uma massa pronta e acrescentar chocolate granulado colorido. A cocada entra em cena na cobertura e dá um gostinho especial ao bolo.

23. Bolo de cenoura com cocada: o bolo de cenoura faz bastante sucesso entre adultos e crianças, mas normalmente é acompanhado por uma cobertura de chocolate, não é mesmo? Por isso, que tal inovar no sabor e na aparência dessa sobremesa? A cocada é super cremosa e combina muito bem com o gosto do legume.

Você gosta mais da cocada com uma textura cremosa para comer de colher ou daquela mais durinha? Independente da sua resposta, existe uma opção ideal para o seu paladar nessa lista. Agora basta conferir se o seu armário conta com todos os ingredientes necessários e partir para a cozinha.

PARA VOCÊ