33 receitas de comfort food que vão te levar a uma viagem no tempo

Escrito por André Macedo

O que você sente quando lembra daquele bolo que sua avó costumava fazer ou do seu prato favorito da infância? Se sente feliz, com saudades? Se sim, essa matéria foi feita para você.
A comfort food, também chamada no Brasil de comida afetiva e comida do coração, é aquele prato que te deixa nostálgico e lembra infância e momentos bons.

O conceito já existe há muito tempo, porém recentemente está bombando nos mais diferentes blogs e sites de culinária do Brasil e do mundo. O foco desse tipo de receita é na simplicidade do prato e na viagem ao tempo que aquele sabor pode te levar. Confira 33 receitas que além de matar a sua fome, vão deixar seu dia mais alegre!

Comfort food nos cafés da manhã e da tarde

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

1. Bolinho de chuva: quer coisa melhor para um domingo chuvoso e cheio de preguiça do que bolinho de chuva? Experimente essa receita!

2. Pão de queijo : pão de queijo é uma delícia e um dos pratos mais típicos do Brasil, sendo encontrado em todas as padarias pelo país a fora. Essa receita vai te permitir fazer o seu próprio em casa, sem depender dos pãezinhos congelados de mercado.

3. Pão caseiro: se sua mãe ou avó costumava fazer pão caseiro, você sabe o quão bom é comer uma fatia de pão quentinho com manteiga derretendo. Essa receita simples vai te fazer pôr as mãos na massa e assar seu próprio pão caseiro!

4. Misto quente de padaria: muito mais do que uma solução em um dia que você está atrasado e precisa pegar algo rápido na padaria, o misto quente de panificadoras é um sucesso cheio de sabor. Com essa receita, você pode ter o mesmo gostinho na sua casa!

5. Bolo de fubá: faça você mesmo aquele bolo de fubá fofinho! Para incrementar, que tal colocar uma goiabada ou requeijão?

6. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: mais um clássico dos cafés da manhã e da tarde do Brasil, aprenda a fazer essa delícia de bolo de cenoura! Para deixar ainda melhor, aprenda a receita daquela calda de chocolate durinha para colocar por cima.

7. Bolo simples de chocolate: ótima pedida para receber visitas em casa, esse bolo de chocolate é simples de ser feito e vai deixar todo mundo salivando. Alternativamente, você também pode colocar uma calda de chocolate.

8. Cuca de goiabada : fazer uma cuca em sua casa é mais fácil do que você imagina! Confira essa receita e delicie-se.

9. Bolo de fubá cremoso: uma variação do clássico bolo de fubá, essa receita é para quem gosta do bolo de fubá bem cremoso!

10. Pão na chapa com requeijão: essa receita é básica de se fazer e extraordinária no sabor! Comece seu dia experimentando esse pão na chapa com requeijão, com uma casquinha saborosa de queijo cremoso e o clássico sabor do pão na chapa.

11. Cueca virada: também conhecida como crostole, a cueca virada tem um nome engraçado e um sabor inconfundível, sucesso das padarias e cafés. Agora você pode fazer em sua casa!

12. Sonho de bisnaguinha: ama sonho de padaria mas não está no clima de preparar a massa? Experimente essa versão do doce, que substitui a massa comum por bisnaguinhas.

Comfort food no almoço e no jantar

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

13. Macarronada: falando em almoço em família, quer coisa mais domingo familiar do que macarronada? Experimente essa receita e faça sua própria massa em casa!

14. Frango com polenta: se você é daquelas pessoas que não podem sentir um friozinho que já pensam em polenta com frago, essa receita é para você!

15. Purê de batatas com queijo: por mais que seja uma receita simples que todo mundo pensa saber de cabeça, seguir um passo a passo vai garantir que seu purê de batatas fique lisinho e cremoso. Para deixar seu purê ainda mais incrível, essa receita também leva queijo.

16. Ovos mexidos: além de ser um ótimo alimento para seu corpo, o ovo é super versátil e pode ser servido de diversas maneiras. Com essa receita, você vai dar um up nos seus ovos mexidos.

17. Creme de milho: o creme de milho é um ótimo acompanhamento para o seu almoço. Experimente o creme junto com carne de qualquer ave e se surpreenda!

18. Canja de galinha: se engana quem pensa que canja de galinha só serve para quando está doente! Essa delícia clássica vai te deixar cheio de energia.

19. Lasanha bolonhesa: nada como uma boa e velha lasanha bolonhesa! Faça essa receita e garanta uma lasanha deliciosa para aquele almoço em família.

20. Carne de panela: carne de panela é quase que um sinônimo de comida caseira brasileira. Fácil e gostosa, essa receita vai arrancar elogios!

21. Estrogonofe de carne: bom, rápido e nutritivo, estrogonofe de carne é sempre sucesso. Caso não te agrade, você pode retirar o champignon.

22. Bolinho de arroz: sobrou um restinho de arroz e compensa fazer uma panela nova? Não desperdice o que sobrou e faça essa receita de bolinho de arroz!

Sobremesas comfort food

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

23. Bombom aberto: bombom aberto, ou bombom de travessa, é uma ótima sobremesa de domingo que é super fácil de fazer.

24. Pudim de leite condensado: não tem como falar de sobremesas comfort food sem citar o pudim de leite condensado! Com essa receita, esse pudim vai ficar com gosto de Natal em família.

25. Pudim de pão: mais uma receita que evita o desperdício. Feito com pão adormecido, o pudim de pão é uma forma deliciosa de reaproveitar aqueles pãezinhos que ficaram esquecidos.

26. Brigadeiro de colher: quem nunca fez um brigadeiro de panela para assistir um filme? Essa receita também é boa para usar em festas, servindo o brigadeiro em copinhos.

27. Pavê clássico: de ruim, esse pavê tem só a piada. Prepare com essa receita um pavê tradicional, com poucos ingredientes e muito sabor!

28. Gelatina colorida: é difícil achar uma criança brasileira que nunca se esbaldou nessa sobremesa. Uma ótima opção para quem quer economizar, mas não dispensa um docinho.

29. Mousse de maracujá: a mousse de maracujá é uma boa pedida para quem não gosta de sobremesas muito açucaradas. Uma das melhores coisas dessa receita é que você a faz em menos de cinco minutos, precisando depois apenas esperar gelar!

30. Mousse de chocolate: assim como a mousse de maracujá, a mousse de chocolate é fácil e rápida de ser feita.

31. Manjar de coco: mais uma comfort food clássica das festas de final de ano em família. Além de te ensinar a preparar um delicioso manjar de coco, essa receita mostra também como fazer calda de ameixa.

32. Arroz doce: cremoso e apetitoso, esse arroz doce vai parecer que foi feito pela sua avó!

33. Canjica doce conhecida também como manguzá, a canjica doce é uma sobremesa que merece estar na mesa o ano inteiro! Siga essa receita para fazer uma canjica cremosa e impressione a todos!

Seja qual for sua comfort food favorita, aprecie sem culpa e aproveite bastante!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS