10 receitas de costela no bafo que vão arrancar suspiros

Escrito por Giovanna Pedrosa

A costela no bafo é um prato delicioso para servir naquele almoço de domingo ou, até mesmo, incrementar o cardápio do dia a dia. A receita original é preparada utilizando a churrasqueira a bafo, mas também existem adaptações fabulosas para o forno e para a panela.

O que faz a costela no bafo ser uma receita tão singular e que se diferencia na mesa é a consistência final da carne: ela fica tão molinha que chega a derreter na boca!

Se você ama uma boa carne e gosta de experimentar coisas novas, confira, logo abaixo, todas as dicas para preparar uma costela no bafo com perfeição.

1. Costela assada no bafo

Para fazer essa receita em casa, você vai precisar de uma churrasqueira a bafo – encontrada facilmente em supermercados. Os ingredientes utilizados são o carvão, o sal grosso, o papel alumínio e o azeite. O passo a passo é simples, mas o sabor pode te surpreender.

2. Costela no bafo na churrasqueira

Essa é uma alternativa interessante para preparar a costela no bafo de uma maneira mais acessível. Para o passo a passo, tenha em mãos linguiça, batata, bacon, alho, manjericão, alecrim e sal grosso. Para facilitar o processo, utilize um plástico filme para envolver a carne.

3. Costela no bafo no forno

Foto: Reprodução / Caramelo e sal

Se você gosta de praticidade quando o assunto é culinária, essa opção tem tudo para ser a escolha certa para você. Tempere a carne no dia anterior e a deixe descansando, para que o tempero penetre bem. Leve ao forno por meia horinha e aí é só esperar para se deliciar!

4. Costela no bafo na panela de pressão

Foto: Reprodução / Brisando na cozinha

A panela de pressão deixa a carne ainda mais macia e saborosa e é uma opção superprática de fazer. Forre o fundo da panela com cebola, acrescente a carne (já temperada) e finalize com mais cebola. Mantenha no fogo alto e deixe cozinhar por, mais ou menos, quarenta minutos.

5. Costela no bafo com farofa

Foto: iStock

Aqui, o passo a passo também é feito na panela de pressão e não tem muitos segredos. O diferencial fica por conta do acompanhamento, que é feito com cuscuz de milho. Para testar esse sabor na sua casa, separe fubá (ou flocos de milho), tomate, cebola e manteiga.

6. Costela no bafo com batata

Foto: Reprodução / Panelaterapia

A batata é outra opção de acompanhamento que harmoniza lindamente com a costela. Para preparar, é só levar a carne e as batatas ao forno por alguns minutinhos, até que fique bem dourado. Capriche no tempero utilizando azeite, cebola, alho, caldo de carne e sal.

7. Costela no bafo com linguiça

Foto: Reprodução / Receitas de minuto

Essa versão de costela no bafo conta com a linguiça para um toque especial de sabor. A sugestão, aqui, é não temperar a carne, deixando apenas que o sabor dos ingredientes prevaleça. O resultado final é espetacular e merece ganhar um espacinho no seu cardápio!

8. Costela no bafo com abacaxi

Foto: Reprodução / Teretetê na cozinha

O abacaxi é uma escolha de acompanhamento interessante e inusitada, pois acrescenta um toque levemente adocicado e azedinho para o prato – que fica ainda mais saboroso! A receita conta, ainda, com azeite, cebola, tomate, alho, alecrim, salsa, cebolinha, folha de louro e sal.

9. Costela no bafo com molho barbecue

Foto: Reprodução / Lazz gourmet

O primeiro passo para preparar essa receita é temperar a costela e levá-la para a panela de pressão. Conte meia hora e retire a carne, pincelando o molho barbecue com capricho. Se você quiser um resultado ainda mais sequinho, leve para o forno por alguns minutinhos.

10. Costela no bafo com cerveja preta

Foto: iStock

Essa é uma opção incrível para uma reunião com os amigos, pois ela tem tudo para agradar os mais diversos paladares. Tempere a carne com sal grosso, pimenta-do-reino e alecrim e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente a cerveja preta, leve a costela para assar e voilà!

Agora que você já sabe todas as dicas para preparar esse prato com excelência, é só colocar a mão na massa! Reúna aqueles que são especiais para você e os surpreenda com esse agrado.

PARA VOCÊ