19 receitas de couve-flor gratinada para cuidar da saúde comendo bem

Escrito por    

A couve-flor é uma hortaliça deliciosa que oferece muitos benefícios para a saúde. Ela aumenta a imunidade, protege contra doenças cardíacas, contra a osteoporose, contra calvície, contra a hipertensão… E por aí vai. Cheia de nutrientes, essa é uma hortaliça que não pode faltar na sua cozinha.
E, o melhor, é que além de versátil e saborosa, ela é super fácil e rápida de preparar. Nas receitas que você vai conhecer, deixe os buquês cozinhando enquanto você prepara o molho e, quando ver, já estará tudo pronto.

Continua após o anúncio

Gratinadas com molho branco e queijo

receitas-de-couve-flor_1

Foto: Reprodução/ Dedo de moça

1. Couve-flor com molho bechamel e gruyere: nessa receita, a couve-flor já cozida será gratinada com um molho bechamel clássico e muito queijo gruyère para fazer aquela casquinha incrível no forno.

2. Couve-flor com queijo parmesão: você irá preparar um creme de ricota com leite, bem temperado com sal e pimenta. Ao creme misture queijo parmesão ralado e a couve-flor picada. Antes de colocar para assar, polvilhe a couve-flor com mais parmesão. O prato fica leve e delicioso.

3. Couve-flor com ricota: essa receita leva couve-flor, azeite, creme de ricota, leite, alho, sal e farinha de pão para garantir a casquinha gratinada. No forno, leva só 20 minutinhos. Está esperando o quê?

4. Couve-flor com requeijão: o sabor diferenciado dessa receita fica por conta do alho e da cebola desidratados misturados ao requeijão cremoso.

5. Couve-flor ao molho bechamel: a parte mais trabalhosa dessa receita é preparar o molho bechamel, que mesmo assim é rapidinho. Antes de colocar para assar no forno, cubra a couve-flor e o molho com parmesão ralado para dar aquele toque final.

6. Couve-flor com cream cheese: o molho branco será preparado com gruyère, cream cheese e vinho branco para garantir um sabor diferente, mas ainda suave. A couve-flor deve ser cozida com cebola e alho para incrementar o tempero. Vale experimentar.

7. Couve-flor com queijo mussarela: muito queijo mussarela misturado ao molho branco. Essa é a dica dessa receita para deixar a couve-flor bem gratinada e bem saborosa.

8. Couve-flor quatro queijos: essa receita é para os amantes de queijo. Ela leva molho branco pronto, leite, queijo meia cura, queijo gorgonzola, queijo brie e parmesão ralado por cima.

Continua após o anúncio

Gratinadas com molho de maionese

Foto: Reprodução/ Aqui na cozinha

Foto: Reprodução/ Aqui na cozinha

9. Couve-flor com molho de maionese e parmesão: essa receita não poderia ser mais fácil. Leva couve-flor, maionese, queijo mussarela, que misturados fazem o creme que envolve a couve-flor. Depois é só polvilhar queijo parmesão e pronto!

10. Couve-flor com molho de maionese: a maionese será misturada com creme de leite, cebola desidratada e páprica, para reforçar o sabor. Uma receita diferente que vale a pena experimentar.

Gratinadas com acompanhamentos

Foto: iStock

Foto: iStock

11. Couve-flor com brócolis : nessa receita, o brócolis acompanha a couve-flor com molho bechamel e parmesão.

12. Couve-flor com macarrão : essa receita é um mac&cheese turbinado com couve-flor. O molho branco leva queijo gorgonzola e a cobertura parmesão. Uma delícia!

Gratinadas com carne

receitas-de-couve-flor_4

Foto: Reprodução/ Andréa Quitutes

13. Couve-flor com carne seca: a receita leva couve-flor, carne seca dessalgada e cozida, leite, manteiga, farinha de trigo, pimenta, requeijão e mussarela. O preparo se assemelha a um escondidinho. A mistura de sabores surpreende.

14. Couve-flor com frango e peito de peru: depois de refogar o frango e cozinhar a couve-flor, prepare uma travessa com esses dois ingredientes, ervilhas, peito de peru enrolado, queijo, ervilhas e molho branco. 20 minutos no forno e está pronto! Um almoço de família completo.

15. Couve-flor com bacon: não tem receita que não fique mais gostosa adicionando bacon! É o caso de couve-flor gratinada com queijo e molho bechamel, que ganha um sabor a mais, e delicioso, com a adição de bacon picadinho.

Gratinadas light

receitas-de-couve-flor-5

Foto: Reprodução/ Pitadinha

16. Couve-flor lowcarb: você vai precisar de couve-flor, iogurte, parmesão e mussarela, sal pimenta e farinha. Depois de 30 minutos no forno é só servir!

17. Couve-flor gratinada com farinha de rosca: essa receita fica mais leve e menos calórica, pois dispensa o queijo, tanto no molho quanto na cobertura. Mas não se preocupe! A casquinha fica garantida por uma fina camada de farinha de rosca que fica bem sequinha no forno.

Continua após o anúncio

18. Couve-flor vegana: o prato é muito leve. A couve-flor é gratinada sem creme, apenas com temperos e azeite, ou óleo. Depois de 20 minutos no forno, a hortaliça estará bem sequinha e saborosa.

19. Couve-flor com iogurte: o molho dessa receita leva iogurte no lugar do leite, creme de leite e queijos cremosos, o que o deixa mais leve e bastante saboroso. Vale a pena a variação.

Quer estímulo maior do que esses para inserir essa hortaliça tão nutritiva na sua dieta? Não tem como, não é mesmo? Escolha uma receita e prepare uma couve-flor gratinada hoje mesmo.

PARA VOCÊ