21 receitas de coxinha de frango para um petisco realmente saboroso

Por
Atualizado em 22.09.21

A coxinha de frango é um salgadinho supertradicional, que praticamente todo mundo adora. Faz sucesso em festas infantis e de adultos, em diferentes tipos de eventos, inclusive em casamentos.

O salgadinho tradicional é frito, mas isso não significa que esta seja a única opção! Existe também a versão assada para quem não gosta ou evita frituras. E não se engane: ao assar, o resultado também é uma coxinha deliciosa, desde que sejam utilizados ingredientes certos!

Isso sem falar que, quando o assunto é coxinha de frango, não existem muitas regras: muitos ingredientes e temperos podem ser adicionados para deixar o salgadinho do jeito que você preferir, como, por exemplo, queijo, catupiry, cebola, salsinha, páprica e muito mais.

Publicidade

Com as receitas abaixo, você confere algumas das muitas possibilidades e pode se inspirar para fazer os seus salgadinhos!

Fácil

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

1. Coxinha de frango clássica: até parece uma receita complexa, mas na verdade é fácil! Exige um pouco de paciência e tempo, porque tem várias etapas, mas, no fim, vale a pena!

2. Coxinha de frango dourada: trata-se das coxinhas douradas de Bueno de Andrada (nome da cidade em que são produzidas), que se tornaram famosas depois de várias reportagens feitas sobre elas na TV. O preparo é simples, vale a pena fazer.

Coxinha com catupiry ou requeijão

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

3. Coxinha de frango com catupiry: para o recheio, você usará peito de frango, cebola, alho, caldo de galinha em pó, shoyu, molho de tomate, mostarda e pimenta-do-reino, além, é claro, do catupiry, que faz toda a diferença no resultado final.

4. Coxinha de frango e requeijão: fica suculenta, macia e crocante. Uma massa com batatas que fica bem temperada; e um recheio de frango com requeijão que fica incrível. Todo mundo vai amar.

5. Coxinha de frango com catupiry e mandioquinha: feita com massa de mandioquinha, fica deliciosa, e a receita rende cerca de 50 unidades pequenas. Combina muito bem com uma cervejinha, para quem gosta.

Publicidade

6. Coxinha de frango com catupiry e páprica: para a massa, você usará somente batatas, farinha de trigo, margarina e caldo de galinha. O recheio é feito com o frango, o catupiry, alho, cebola, páprica, noz-moscada, colorau, azeite, sal e pimenta-do-reino.

7. Coxinha de frango, catupiry e salsinha: o recheio fica bem cremoso. Além do frango e do catupiry, você usará azeite, cebola, alho, polpa de tomate, leite e salsinha picada. A massa é feita com leite, água, sal, manteiga e farinha de trigo.

8. Coxinha de frango com requeijão cremoso: você precisará, basicamente, de água, caldo de galinha, filé de frango, salsinha picada, requeijão cremoso. E, para a massa, leite, água do cozimento do frango, farinha de trigo e manteiga.

9. Coxinha de frango cremosa: o preparo da massa é simples e, para o recheio, você precisará de azeite extravirgem, frango, cebola, alho, polpa de tomate, queijo cremoso, leite integral e salsinha.

Especial

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

10. Coxinha de frango com catupiry e farinha de rosca : o preparo dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena, pois o resultado final é ótimo. Ótima dica para servir em festas. Para o recheio, além do frango e do catupiry, você precisará de cebola, alho, colorau, caldo de frango, mostarda, molho de tomate, cheiro-verde, água, pimenta, sal e azeite.

11. Coxinha de frango caseira: é, sim, uma receita trabalhosa. Mas que vale a pena. Afinal, exceto no caso de quem não come frango, é difícil encontrar alguém que resista a um bom salgadinho, esse petisco brasileiro superpopular e amado.

12. Coxinha de frango temperada: 100% caseira e muito saborosa. Para o recheio, você usará peito de frango, cebola, alho, temperinhos (como açafrão, orégano, manjericão, cebolinha, entre outros que gostar) e sal.

13. Coxinha de frango e batata baroa: uma receita que dá trabalho para fazer, mas a aposta é que você será recompensado logo na primeira mordida, que proporcionará uma explosão de sabores e textura leve.

14. Coxinha de frango com abóbora: receita saudável que proporciona uma massa cremosa, uma casquinha crocante e um recheio bem molhadinho. Ótima dica para fazer como petisco num fim de semana em que for receber amigos em casa, por exemplo.

Publicidade

15. Coxinha de frango e mandioca: você pode usar a mandioca amarela (como nesta receita) ou a mandioca branca. Uma dica legal é colocar 1/2 colher de açúcar na água do cozimento da mandioca junto com o sal, o que ajuda a mandioca a ficar mais macia.

16. Coxinha de frango com queijo: aquele tipo de salgadinho que agrada a todos, e que cai bem em qualquer dia e a qualquer hora. A receita não é difícil e o resultado é um quitute sequinho por fora e supermacia e cremosa por dentro.

Assada

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

17. Coxinha de frango funcional: é feita com escondidinho de frango com batata-doce, semente de girassol crua e sem sal, flocos de quinoa ou amaranto, trigo sarraceno, farinha de linhaça dourada, sal marinho ou sal rosa.

18. Coxinha de frango sem glúten e sem lactose: uma receita funcional e que fica bem gostosa, boa dica para quem não consome glúten nem lactose e também para quem prioriza comida saudável. O rendimento é de aproximadamente 10 unidades pequenas e, após serem levadas ao forno, ficam prontas em cerca de 20 minutos.

19. Coxinha de frango fit: é uma “coxinha do bem”, pois é assada e leva na lista de ingredientes só alimentos naturais e saudáveis, como a batata-doce, o frango, o farelo de aveia, entre outros. Você pode fazer algumas porções e congelar. Fica a dica.

20. Coxinha de frango e ricota: uma receita saudável, diferente e gostosa. Você usará ricota esfarelada, frango desfiadinho, temperos (sal, pimenta, cebolinha etc.), ovo, aveia em flocos e fibra de trigo para empanar.

21. Coxinha de frango maromba: receita que leva mandioca e farinha de aveia. Além de matar a vontade de comer o salgadinho sem sair da dieta, essa versão oferece uma lista de benefícios para a saúde.

Existem inúmeras maneiras de se fazer uma boa coxinha de frango! Se você nunca tentou, vale a pena se arriscar na cozinha e criar a sua versão deste delicioso petisco brasileiro, provavelmente o mais popular do país!

Publicidade